Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como Evitar Duplicidade De Nfe


  • Este tópico foi criado há 3671 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá pessoal

 

Sei que a pergunta pode parecer óbvia, mas estou enfrentando problemas operacionais relativos a gravação do número da última NFe autorizada por alguns descuidos do usuário final e, consequentemente, retornando o próximo evento como rejeitado por duplicidade de NFe. Isso faz com que o xml retornado nesse sobreponha o já existente e correto. Todas as soluções que pensei sempre esbarram em algum problema ou dificuldade na sua operacionalização. Alguém poderia me dar uma luz de como fazer.

 

Grato e aguardo retorno.

Ricardo Timm Bonsembiante
Infopasso Ltda.
Cobol NetExpress 3.1
Dialog System
ACBrMonitorPLUS 1.4.0.241 - x86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ricardo,

 

Primeira pergunta que você deve levar em consideração é a seguinte: "Por que o sistema esta permitindo que o usuário final interfira no processo de emissão/autorização da NF-e?".

 

de posse desta pergunta você começa a armar as estratégias de modo que impeça que fatores externos causem erros nas NF-e's. Primeira coisa que eu fiz foi tirar a autonomia do usuário neste processo, portanto, quando a emissão de um comprovante é finalizado, dentro da mesma transação com o banco de dados, é gerado o registro armazenando os dados para ser gerado a NF-e com status pendente, desta forma, se precisar reenviar a NF-e posteriormente eu tenho todos os dados necessários. Só então eu concluo a transação e inicio o processo de geração do xml, emissão e autorização da nf-e, tudo de modo automático. ao final cada processo o status é salvo.

 

Tenho também uma tela de gerenciamento onde as NF-e's ficam  com  status pendente, com erros, autorizada, cancelada e denegadas, cada status impede que outro processo possa ser efetuado encima dos mesmos ou de outro processo que não deva acontecer. ex: Autorizadas só permitem cancelar, canceladas e denegadas não permitem nenhuma operação com o ws, com erros permitem apenas reenvio (após a correção da situação de erro).

Alem disso, tenho a possibilidade de correção automática de status da NF-e em casos de erros não previstos, estes, feitos através da consulta a situação da NFe junto ao ws.

 

Tomando algumas precauções simples podemos impedir que o usuário possa interferir em um processo e ocasionar um erro por descuido ou desconhecimento.

 

Claro que isso vai depender de cada sistema, mas o que você pode fazer é analisar seu sistema com base nas informações que você tem e ir implementando as ações necessárias. Pro usuário final e pra voce quanto mais automatizado for o processo melhor, evita que ele cometa erros e você tem um controle melhor sobre as ações do mesmo.

 

Espero ter ajudado... abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Roberto Godinho

 

Perdoe-me não ter respondido antes, mas outras prioridades me fizeram deixar de lado por uns dias essa situação. Te afirmo que as tuas sugestões serão de grande valia na solução dessa dificuldade em decorrência exatamente de dar algumas regalias ao usuário que no processo de geração da NFe não podem existir. O fato de armazenar o status atual da Nfe também, com certeza, evitará esse tipo de situação de duplicidade.

 

Um abraço e agradeço muito tua colaboração.

Ricardo Timm Bonsembiante
Infopasso Ltda.
Cobol NetExpress 3.1
Dialog System
ACBrMonitorPLUS 1.4.0.241 - x86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3671 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.