Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Regime Especial Tributação Ginfes - Retnenhum


andre@prodez
Ver Solução Respondido por andre@prodez,
  • Este tópico foi criado há 3424 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Já verifiquei no forum alguns tópicos (mais antigos) sobre o problema que irei mencionar, mas todos sem uma solução.

 

Utilizando o componente para NFS-e para o provedor Ginfes (Ribeirão Preto - SP) ao configurar a TAG RegimeEspecialTributacao com o valor "retNenhum" o RPS é gerado sem a TAG no XML. O problema é que isso gera o seguinte erro no envio: "Campo RegimeEspecialTributacao não informado para empresa optante do simples nacional."

 

O correto seria gerar o RPS com a TAG da seguinte forma: <ns4:RegimeEspecialTributacao>0</ns4:RegimeEspecialTributacao>

ao invés de omitir a TAG.

 

Uma forma de contornar (nos testes) o problema foi informar uma opção qq para TAG (por ex.: retMicroempresaMunicipal) apenas para passar o envio do RPS (e acaba funcionando), no entanto, a impressão do DANFE imediata ao envio traz essa informação incorreta no campo "regime especial de tributação". O interessante é que o XML da NFS-e retornado (provedor) já vem corrigido trazendo a TAG com o valor "0".

 

Acredito que isso é um problema do componente, não seria?

Enfim, qual a solução que está sendo adotada para esse problema? Pois se enviar uma opção incorreta, a impressão do DANFESe fica incorreta tb.

 

Aguardando repostas, agradeço desde já a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom Dia Juliomar. Obrigado pela atenção.

 

Mas não se trata da retenção do ISS, e sim da TAG de informação do Regime especial de Tributação, que pode ser:

 

1 – Microempresa Municipal;
2 – Estimativa;
3 – Sociedade de Profissionais;
4 – Cooperativa;
5 – Microempresário Individual (MEI);
6 – Microempresário e Empresa de Pequeno Porte (MEEPP)
 
No entanto, quando não tem Regime Especial de Tributação (no caso optante pelo Simples), o Tipo seria "Nenhum" informando zero na TAG. No componente tem essa opção na propriedade "RegimeEspecialTributacao := retNenhum", só que qdo selecionamos essa opção ele retirar a TAG do xml do RPS, sendo que pra validar teria que incluir a TAG com zero: <ns4:RegimeEspecialTributacao>0</ns4:RegimeEspecialTributacao>
 
Já vi que outros usuários tiveram esse problema em posts mais antigos, mas em nenhum deles apresentaram a solução. Como contornaram a questão?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Galera, o buraco é mais embaixo.

 

Para que o RPS fosse gerado com a TAG "<ns4:RegimeEspecialTributacao>0</ns4:RegimeEspecialTributacao>" fiz as seguintes alterações:

 

- editei a unit "pnfsNFSeW" nos fontes do ACBR na function GerarXML_ABRASF_V1 para gerar a TAG se for o provedor "proGINFES";

- isso gerou um erro de validação do lote para os valores aceitáveis para o Regime Especial de Tributação (zero não consta no schemas do Ginfes)

- assim, editei o arquivo de schema "tipos_v03.xsd" acrescentando a opção "0" para "tsRegimeEspecialTributacao"

- ai ele gera o RPS com a TAG e valida o schema, mas na sequência da o erro: "Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de entrada"

 

Enfim, alguém já deve ter passado por isso, por favor, o que foi feito para contornar o problema. A solução é essa de enviar qq valor para o Regime Especial de Tributação e deixar que o XML de retorno da NFS-e volte correto? É isso?

 

Por favor, uma orientação de quem já passou por isso. Agradeço muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Solution

Bom dia a todos.

 

Colocando a Emissão de NFS-e em produção em alguns clientes em Ribeirão Preto - SP com o provedor GINFES, sobre essa questão do Reg.Especial de Tributação, cheguei a conclusão:

 

- de fato para "Optante pelo Simples" é OBRIGATÓRIO o preenchimento da TAG de informação do Regime especial de Tributação;

- no caso do GINFES não é aceito o valor 0 (zero - Nenhum), o schema não valida o RPS de envio; portanto temos de selecionar um tipo de Trib.Especial no Simples - isso pode ser orientado pelo contador do Cliente, qual tipo selecionar.

- entretanto (o que é estranho e só poderia ser respondido pelo provedor GINFES), o XML de retorno do provedor (NFS-e autorizada e retornada pelo GINFES) vem com a TAG editada com o valor 0 (zero - Nenhum), imprimindo no DANFSe o Reg.Especial de Tributação como "Nenhum".

 

Portanto, sempre que for optante pelo Simples no GINFES (ao menos aqui em Ribeirão), tem que selecionar o Reg. Especial de Tributação, mesmo que depois ele retorne como "Nenhum" no xml da NFSe autorizada no provedor.

 

Abraço a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3424 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.