Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Devolução Item NFC-e


  • Este tópico foi criado há 3203 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Na verdade eu imaginei que fosse através de uma NF-e de devolução, mas o contador do cliente "insistiu" que o NFC-e fazia isso, e dado minha pouco experiência (quase zero) não tive base para questionar.

Existe algum exemplo que como preencher o componente para emitir essa NF-e de devolução? Se não terei que mandar o cliente usar o emissor gratuito para tal, mas o meu interesse é de fornecer total solução para o meu cliente apenas com o meu software.

Desde já agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não existe NFC-e de devolução, o contador não está sabendo o que está dizendo, NFC-e é somente para a venda a consumidor tanto que os CFOPs aceitos pela NFC-e são restritos:

  • 5.101: Venda de produção do estabelecimento
  • 5.102: Venda de mercadoria de terceiros
  • 5.115: Venda de mercadoria de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil;
  • 5.401: Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito a ST, como contribuinte substituto
  • 5.403: Venda de mercadoria de terceiros em operação com mercadoria sujeita a ST, como contribuinte substituto
  • 5.405: Venda de mercadoria de terceiros, sujeita a ST, como contribuinte substituído
  • 5.656: Venda de combustível ou lubrificante de terceiros, para consumidor final
  • 5.933: Prestação de serviço tributado pelo ISSQN (No caso de Nota Fiscal conjugada)

Quanto a um exemplo de devolução, basta setar a nota como devolução "Ide.finNFe := fnDevolucao" informar os itens devolvidos e referenciar as NFC-es as quais os itens pertencem utilizando: 

with Ide.NFref.Add do
  refNFe := <Chave de acesso>;

Lembrando que pode-se devolver em uma mesma nota mais de uma NFC-e ou NF-e, os CFOPs utilizados também devem ser específicos de devolução, caso utilize um CFOP que não seja de devolução o webservice retornará um erro, também será retornado erro se enviar uma nota de devolução sem nota referenciada.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Grato pelo esclarecimento Régys...

Agora que tenho um emissor NFC-e, o próximo passo em meu aplicativo é desenvolver o emissor NF-e. Portanto vou começar por essa questão da devolução.

Só uma dúvida, supondo que meu cliente emitir o NFC-e de número 34 série 1, quando eu for emitiro NF-e de devolução, qual será a numeração a ser seguida???

Outro detalhe, existe algum prazo máximo na legislação para emitir a NF-e de devolução?

Abraços

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Beleza meu amigo...

Me esclarece uma coisa. Eu estava pretendendo colocar SOMENTE a opção de devolução nessa minha aplicação, para facilitar o cliente. Quando ele fosse devolver abria as opções devidas e o meu aplicativo iria efetuar a emissão dessa NF-e de devolução.

Mas reparei que a grande questão é que meu aplicativo AINDA não possui emissor de NF-e, e pela sua explicação se o meu cliente já usar um outro emissor de NF-e (gratuito por exemplo) essa NF-e de devolução iria conflitar nessa numeração. Correto?

Exemplo:

  • NF-e de devolução, modelo 55, serie 1 numero 1
  • Emissor NF-e gratuito, modelo 55, serie 1 numero 1

Portanto creio que o correto seria eu implantar essa devolução no meu aplicativo somente quando o mesmo também possuir um emissor de NF-e próprio, para tratar ambos (NF-e de devolução e NF-e de saída). Correto esse meu pensamento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Posso manter o de devolução em uma série separada e resolver essa questão assim?

Seria bom conversar com seu contador de confiança sobre isso, cada um pensa de um jeito quanto a isso, basicamente poder pode, mas dependendo do estado, empresa, contador não é muito aceito.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Verdade meu amigo, mas como pode observar, os contadores ao menos AQUI estão deixando muito a desejar. Sinto que eles querem se livrar do problema jogando a responsabilidade para nós.

Estava pensando aqui Régys... Se ao longo do dia, 10 clientes devolverem 10 itens referente a 10 NFC-es diferentes à loja de material de construção (meu cliente). Você me disse que meu cliente tem que tirar uma NF-e de devolução referenciando os 10 itens e as 10 NFC-es. Até aí tudo bem.

Mas quem será o Emitente e o Destinatário nessa NF-e devolução?

Desde já agradeço a todas as dúvidas tiradas ao longo desse tópico, me ajudou e esclareceu bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.