Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrSantander - Remessa - Protesto


Everton Garcia
  • Este tópico foi criado há 3119 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal!

Enviamos um arquivo de remessa (240) contendo Data de Protesto, e o banco recusou, acusando erro nos dados informados nas posições 222-223 (Dias Protesto), 224-224 (Código de Baixa/Devolução) e 228-229 (Código da Moeda).

Analisando a rotina do ACBrSantander, no método GerarRegistroTransacao240, identifiquei que a variável Instrucao1, responsável por receber a instrução de protesto, não estava sendo alimentada, ficando vazia e consequentemente mexendo nos campos posteriores. 

A rotina estava verificando a variável Instrucao2 (conforme código abaixo):

    {Instruções}
    if (DataProtesto <> 0) and
       (DataProtesto > Vencimento) then
    begin
      if (Trim(Instrucao2) = '') then {*********************** AQUI ********************}
        Instrucao2 := '1' // Protestar Dias Corridos {*********************** AQUI ********************}
      else
      begin
        if not MatchText(Instrucao2, ['0', '1', '2', '3', '9']) then {*********************** AQUI ********************}
          raise Exception.Create('Código de protesto informado incorretamente!');
      end;
      // Calcular os dias para protesto
      sDiasProtesto := PadLeft(IntToStr(Trunc(DataProtesto) - Trunc(Vencimento)), 2, '0');
    end
    else
    begin
      Instrucao1 := '0';  // Não protestar
      SDiasProtesto := '00';
    end;

 

Pra resolver, bastou trocarmos Instrucao2 por Instrucao1 nas linhas marcadas com  {*********************** AQUI ********************}.

 

[]´s

Everton Garcia

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa tarde.

Favor anexar a unit alterada.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa noite.

Após analisar as alterações e o manual do banco, cheguei a conclusão que bastava informar corretamente as propriedades Instrucao1 e Instrucao2.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Estimados,

Boa tarde (quase noite). Nesse ponto concordo com o Everton. Ha um erro na rotina do Santander analisando o manual do banco.

Nas posições 221 a 221 vai o Código para protesto 
e nas posições 222 a 223 vai o número de dias para protesto
O código para protesto segue a Nota 25 do manual do Santander de 240 posições: Nota 25 CÓDIGO PARA PROTESTO (seria o campo Instrucao1 na unit do Santander)

Código de identificação de tipo de prazo a ser considerado para protesto: (nota 25, Instrucao1 unit Santander)
0 NAO PROTESTAR
1 PROTESTAR DIAS CORRIDOS
2 PROTESTAR DIAS UTEIS
3 UTILIZAR PERFIL CEDENTE
9 CANCELAMENTO DE PROTESTO AUTOMATICO

Nas posições 224 a 224 Código para Baixa/Devolução
O código de baixa segue a Nota 26 do manual do santander: Nota 26 CODIGO PARA BAIXA / DEVOLUÇÃO (seria o campo Instrucao2 da unit do santander)

Código de identificação do tipo de procedimento a ser adotado com o título: (nota 26, Instrucao2 unit Santander)
1 BAIXAR / DEVOLVER
2 NAO BAIXAR / NAO DEVOLVER
3 UTILIZAR PERFIL CEDENTE

Vendo dessa forma se houver protesto o desenvolvedor deve obrigatoriamente informar a instrução 2 (com o código 2) para que não haja erro no sistema. Caso ele queira usar o perfi de cancelamento automático (alterando o título e reenviando a remessa do mesmo), mesmo preenchendo a instrução 2 o ACBr sempre irá retornar um erro nos testes da instrução 1.

Seria aceitável essa correção Juliana, poderia reconsiderar?

Até mais,

-- 

Alexandre de Oliveira

Diretor de T.I.

xx16 3811 0155

www.consultatec.com.br - [email protected]

image.png.744a897bbf36127e428c6e687ef05731.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa noite.

Subi na sexta-feira uma correção relacionada a este caso, acredito que resolva.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3119 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.