Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Venda de Item em MP-4200 TH FI II


Reinoldo
Ver Solução Respondido por Alison Orioli,
  • Este tópico foi criado há 3029 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde Senhores, 

 

Tive o seguinte problema no meu cliente operando com a impressora fiscal Bematech MP-4200 TH FI. 

Ao efetuar uma venda no sexto item a impressora não respondeu retornando a exceção de: 

----------------- ERRO -----------------
Impressora BEMATECH não está respondendo
----------------------------------------

No entanto, ela registrou o item informado. Meu sistema ignorou este item pois entendeu que não tinha sido efetivada a venda do item na impressora.

Ao fechar o cupom a impressora estava com o total diferente do que foi informado para efetuar o pagamento. Retornando claro o erro de:

----------------- ERRO -----------------
Erro retornado pela Impressora: BEMATECH

Categoria: 5-Erro em Cupom Fiscal
Motivo: 11-Comando não pode ser executado em documento não pago.
----------------------------------------

Foi um caso bem a par, o que farei para tratar essa situação será se ao executar o procedimento VendeItem() o valor que tiver na minha variável  ECF.NumUltItem for incrementado essa venda portanto não ignorará meu item. 

Fazendo mais uma verificação quando o usuário finalizar a venda se meus números do item do sistema batem com os números de item da impressora. Caso sim finaliza a venda caso não cancelará.  

Mas o que vem realmente de importante neste post é que ao conferir o espelho da impressora identifiquei que os códigos dos produtos eram diferentes dos informados ao vender o item.

Em anexo o espelho e o LOG dos comandos.

Pré-visualização dos anexos: 

• Espelho:

------------------------------------------------
13/11/2015 14:48:23  CCF:000000107 COO:000000221
CUPOM FISCAL
ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO QTD. UN. VL UNIT(R$) ST VL
 ITEM(R$)
------------------------------------------------
001 1634495 REGATA EM MALHA PP Tam. GG 1 PC T17,
00%       34,20

• LOG dos comandos:

-- 13/11 14:48:23:006 -- Ativando a porta: COM1
-- 13/11 14:48:23:006 VendeItem( 1700287 , REGATA EM MALHA PP Tam. GG , 0017T , 1 , 34,2 , 0 , PC , $ , A , -1 )
-- 13/11 14:48:23:006                 TX -> [SOH][217][STX][NUL]:[NUL]1700287|REGATA EM MALHA PP Tam. GG|T03|PC|1000|3|3420|2|T|.
-- 13/11 14:48:23:006                 RX <- [ACK]
-- 13/11 14:48:23:006          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 13/11 14:48:23:021                 RX <- [WAK][NUL][SOH][NUL][NUL][NUL] (1)
-- 13/11 14:48:23:224          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 13/11 14:48:23:255             Resposta: SEQ:217 CMD:2 EXT:0 CAT:0 RET:[SOH][NUL][NUL][NUL] TBR:12 BRS:"1|3420|3420|" CHK:31
-- 13/11 14:48:23:364     RX <- [SOH][217][STX][NUL][NUL][SOH][NUL][NUL][NUL][FF][NUL]1|3420|3420|[31]
-- 13/11 14:48:23:364 -- Desativando a porta: COM1

Se alguém puder me auxiliar ficaria grato.

Att,

ACBR_ECF_LOG.txt

ESPELHO.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim este mesmo
--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 13/11/15 15:02:36:838 - Modelo: EscECF - Porta: COM1 - TimeOut: 3
         Device: BAUD=9600 DATA=8 PARITY=N STOP=1 HANDSHAKE= MAXBANDWIDTH=0
-------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 horas atrás, Reinoldo disse:

Conforme verificado no arquivo BEMAFI32.INI baixado do proprio site de suporte da Bematech a configuração já vem com baudrate 9600, assim como a porta que é criada pela impressora tem o baudrate de 9600. Creio que não seria a situação.

A velocidade na porta virtual criada não tem a ver, as Darumas por exemplo tem suas portas virtuais no windows criadas com 9600, mas só comunicam em 115.200.

Tente diminuir o cache de transmissão é recepção para o minimo possível nas configurações avançadas da porta e aumentar o timeout como o Juliomar disse, o recomendado para o timeout são 7 segundos.

Quanto aos códigos diferentes o ACBr não mexe nos dados passados aos comandos, mesmo na impressão os códigos estão diferentes, explique um pouco mais, por favor.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei as configurações conforme dito e darei um retorno. 

Sobre os códigos verifiquei que em alguns cupons acontecem isso. Exemplo o usuário vende o produto de código 10, todas as informações de descrição, quantidade, imposto, valor e unidade de medida saem corretamente na impressora fiscal, mas o código fica outro na impressão. Olhando no LOG pode ser visto que é enviado um código, mas no espelho, sai um totalmente diferente.

Consegui ser claro Régis?

Não sei se com mais alguém isso já aconteceu, ou se isso pode ser algum problema da própria impressora. Se alguém tiver uma ideia do que pode ser feito ficaria grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Se no Log consta o código que você está enviando... então provavelmente o Sw.Básico do ECF que está modificando o mesmo

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde pessoal.

Sou novo aqui no fórum e estava acompanhando os comentários desse post e gostaria de relatar meu problema.

 

Tenho um cliente com uma MP 4200 TH FI II e não consigo emitir cupom fiscal nela.

Meu sistema está na versão trunk2, já fiz os procedimentos relatados acima (diminuir o buffer na porta, configurei como ecfEscecf). Chegamos até a atualizar a versão do firmware da impressora devido aquele erro da função do Fisco e mesmo assim não sai.

 

Estou anexando o log, se alguém tiver alguma ideia, ou conseguiu resolver o problema, fico grato pela ajuda.

 

Obrigado desde já!

acbr.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Você se refere ao erro abaixo ?

----------------- ERRO -----------------
Erro retornado pela Impressora: BEMATECH

Categoria: 5-Erro em Cupom Fiscal
Motivo: 11-Comando não pode ser executado em documento não pago.
----------------------------------------

Isso é algo na sua aplicação... a mensagem é bem clara... você está tentando fechar o cupom, sem enviar as Finalizadoras (Pagamentos)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daniel Simoes disse:

Você se refere ao erro abaixo ?


----------------- ERRO -----------------
Erro retornado pela Impressora: BEMATECH

Categoria: 5-Erro em Cupom Fiscal
Motivo: 11-Comando não pode ser executado em documento não pago.
----------------------------------------

Isso é algo na sua aplicação... a mensagem é bem clara... você está tentando fechar o cupom, sem enviar as Finalizadoras (Pagamentos)

 

Vamos averiguar. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Bom dia pessoal.

Apenas para comunicar que conseguimos resolver o problema.

O pessoal que lacrou a impressora, deve ter feito alguma coisa errada na hora de cadastrar a forma de pagamento cartão. Quando o sistema mandava a forma de pagamento pro cupom, não encontrava na impressora.

 

Eu configurei uma nova forma de pagamento e fiz o sistema buscar essa nova forma e funcionou.

 

Obrigado pela atenção de todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3029 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.