Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvidas burocráticas p/ iniciante com SAT em SP


M_Albuquerque
  • Este tópico foi criado há 2967 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia!

Segundo o portal do SAT/SP (http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/) o desenvolvedor obrigatoriamente tem que ser pessoa jurídica, portanto como atualmente sou desenvolvedor autônomo então iniciarei nesta semana o processo de abertura de empresa, a fim de obter um CNPJ e, logo em seguida, um certificado digital.

Mas como vai demorar alguns dias para eu ter o CNPJ e o certificado digital, pergunto:

1-sem CNPJ na mão, dá pra fazer algum teste com o aparelho SAT (da marca Sweda) que o meu cliente já comprou?

2-colocar o aparelho SAT em produção no cliente depende do meu cadastro no SGRSAT/SP? https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT/Account/LoginSSL.aspx?ReturnUrl=%2fCOMSAT

3-um contador de um cliente (tinha que ser...rs) me falou que no SAT não há o processo de lacração como havia com ECF, portanto é só comprar o aparelho, ligá-lo, conectá-lo ao PC e configurá-lo, e essa configuração pode ser feita por um técnico de hardware ou pelo próprio desenvolvedor. Isso procede? (Se positivo: Como? Via software do fabricante do SAT?)

 

Agradeço muito pela atenção dispensada para este iniciante em SAT.

Márcio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, bom dia.

 

1 -  sem CNPJ na mão, dá pra fazer algum teste com o aparelho SAT (da marca Sweda) que o meu cliente já comprou?

O aparelho SAT que seu cliente comprou emitirá notas apenas em produção. Você precisa de seu e-CNPJ, de qualquer forma, para realizar a vinculação do equipamento. Para testes, vc pode adquirir um SDK de algum fabricante ou utilizar o emulador da SEFAZ, disponível no portal do SAT. Em qualquer um dos casos isso é independente do seu CNPJ

 

2 -  -colocar o aparelho SAT em produção no cliente depende do meu cadastro no SGRSAT/SP?

Sim, vc precisa estar cadastrado no SGR-SAT e ter enviado a sua chave pública do seu e-CNPJ para que consiga fazer a vinculação do equipamento

 

3 -  um contador de um cliente (tinha que ser...rs) me falou que no SAT não há o processo de lacração como havia com ECF, portanto é só comprar o aparelho, ligá-lo, conectá-lo ao PC e configurá-lo, e essa configuração pode ser feita por um técnico de hardware ou pelo próprio desenvolvedor. Isso procede? (Se positivo: Como? Via software do fabricante do SAT?)

Procede, em partes. Realmente não existe nada parecido com a lacração do ECF. Os passos são

Associar o SAT ao contribuinte -> isso é feito no SGR-SAT, com o certificado digital do seu cliente informando o número de série do equipamento

Ativar o equipamento  -> Isso pode ser feito via software do fabricante

Vincular o equipamento ao seu CNPJ -> Tb pode ser feito via software do fabricante, vc deverá gerar um código de vinculação assinando-o com o seu e-CNPJ

 

Espero ter ajudado.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente muito obrigado pelas respostas. Me ajudou (e muito!) a iluminar o caminho das pedras..rs.  

Em cima das suas respostas surgiram duas dúvidas:

1-O certificado digital do meu cliente tem que ser obrigatoriamente do modelo e-CNPJ como o meu de desenvolvedor, ou ele poderá utilizar o certificado digital que já possui para emissão de nota fiscal eletrônica (do modelo "NFe") ?  E tanto faz se for A1 ou A3?

2-Pelo que entendi da resposta 3 eu mesmo (desenvolvedor) posso fazer todas as etapas para colocar o SAT em produção? (vincular ao cliente, a mim, e ativá-lo)

 

E replico a pergunta a todos os demais com experiência em SAT:

-Já trabalhou com o SAT da Sweda? (ele é de fácil configuração? fabricante oferece um bom suporte ao desenvolvedor?)

-Com quais outras marcas já trabalhou e recomenda? (cf. os motivos acima questionados)

 

Muito obrigado pela atenção dispensada.

Márcio Albuquerque.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O certificado do seu cliente pode ser o mesmo que ele utiliza para a NF-e, apenas o seu que necessariamente tem q ser o e-CNPJ.

2 - Sim, se vc tiver acesso ao certificado do seu cliente vc consegue fazer todo o procedimento.

 

Nunca trabalhei com o SAT da Sweda, então não posso emitir opinião.

 

Recomendo o Dimep e o da Tanca (que inclusive é bem ativo aqui no fórum)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Otimas as respostas.. 

Parabens..

So para concluir... pelo que entendi...não ha necessidade de fazer alguma homologacao do software junto aos orgaos.correto.. 

 

eles nao precisam testar o software e dar homologacao como o TEF.... funciona basicamente igual NFe , mudando apenas o equipamento de envio e autorizacao.. utiliznado o aparelho SAT para isso..

 

procede.

 

Abraço

 

 

Nilton Bonilha - São Paulo - SP

xHarbour.

LOGOSFW.jpg.aed61309847a9f4c30e8328f9c17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava me atualizando sobre o assunto..

O SAT é o equipamento que ira transmitir os dados para o Sefaz para emissao da NFCe. Correto

 

Entao devo gerar os dados ref a NFCe e preciso do SAT para integrar a secretaria. 

Ou são coisas diferentes..

 

Grato

 

 

Nilton Bonilha - São Paulo - SP

xHarbour.

LOGOSFW.jpg.aed61309847a9f4c30e8328f9c17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SAT gera e transmite o CF-e (cupom fiscal eletrônico).

 

É um documento diferente da NFC-e. 

 

Em São Paulo, vc pode optar por qualquer um deles. Mas não existe a contingência offline da NFC-e e, para utilizar a NFC-e, é necessário ao menos um equipamento SAT ativado para o estabelecimento.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 2967 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.