Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Compilação/linkedição e Debugger Lazarus


  • Este tópico foi criado há 2969 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá Daniel,

 

Devidos os novos rumos do projeto ACBr e nossa necessidade de nos atualizar optamos aqui em nossa empresa por reescrever / migrar nossa aplicação feita em Delphi 7 principal para Lazarus, o qual aproveito para dizer que estou gostando muito, estou agora migrando os nossos componentes e a medida que vamos usando vemos que o Lazarus está bem profissional e ajudando muito o desenvolvedor. 

E gostaria de uma ajuda, pois tem dois pontos de diferenças com relação ao delphi que me intrigam, o primeiro é o tempo de compilação/linkedição que é bem mais demorado, embora isso somente seja uma questão de eu me acostumar gostaria de saber se há alguma configuração ou algo que eu possa fazer para otimizar o processo? o outro ponto e esse sim mais importante é quanto ao debugger, sei que como tempo vai melhorar, mas vi em algum lugar alguém (talvez tenha sido até você mesmo) orientando sobre usar logs ou outros recursos para driblar as fraquezas desse recurso, daí eu pergunto como é que tu trabalha com ele? poderia me dar uma luz?

Desde já agradeço a ajuda.

 

 

Atenciosamente,

 

D`Avila Junior

Centaurus Tecnologia e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Debug, aconselho mesmo ter um log, pois o debug do lazarus não é la essas coisas.

Sobre a velocidade, se tiver o log, procure compilar na maioria das vezes em modo Release, dessa forma acredito que irá agilizar e seu EXE final terá um tamanho consideravelmente menor.

Outra ter uma maquina mais poderosa, hd SSD, memoria, a soma de tudo isso ajuda.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O compilador do FPC é até rápido... a demora maior está na hora de fazer o Link (para gerar o .EXE)... ou seja, no geral, ele perde feio pro Delphi...

O Debugger é uma lástima... existem projetos desenvolvendo soluções intermediárias, enquanto o time do FPC não conclui o seu próprio Debugger

Você pode saber mais a respeito em:

http://wiki.lazarus.freepascal.org/GDB_Debugger_Tips
(veja: "Experimental Debuggers in pascal")

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos amigos pelos esclarecimentos.

 

Alguém já testou alguma dessas soluções intermediárias que o Daniel sugeriu? alguém tem alguma observação sobre elas? (ps.: pode parecer preguiça de eu mesmo testar, o que aliás vou fazer, mas a idéia é que se relatarmos nossas experiências todos ganham tempo).

 

Valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2969 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.