Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ciência da Operação


  • Este tópico foi criado há 2908 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal como vocês estão tratando na aplicação de vocês a Ciência da Operação, como no metodo DistribuicaoDFe não tem como saber se a nota foi dado ciência ou não fica complicado tratar as notas na aplicação. Eu posso criar uma flag na tabela onde eu informo as notas que eu fiz a Ciência, mas eu não sei se será dado a ciência da operação.

Sempre que eu for selecionar as notas para dar ciência eu preciso selecionar somente as sem ciência, mas quais foram dado ciência se a Sefaz não me retorna nada informando o que foi dado ciência ou não.

Como vocês estão tratando isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A SEFAZ informa sim. Na primeira consulta que você fizer após a manifestação de ciência, ela retornará como um evento para a referida chave. A única falha do processo, na minha opinião, reside no fato de você não receber nada sobre o documento antes de manifestar essa ciência. Somente no portal terá a história completa do documento.

Você pode criar flags para marcar as manifestadas com ciência mas eu sugiro que você crie um campo mais genérico para a situação/status pois, existem tratamentos e validações que se baseiam na situação atual do documento.

Eu montei um processo que envolve 3 tabelas: Uma de Documentos Fiscais (NFe), uma de Eventos e outra de Documentos Fiscais Destinados.

Com essas 3 tabelas eu sei se posso fazer o download do XML, cancelar, manifestar como não-realizada, desconhecida, etc.

Eu gostava mais do processo antigo, era mais confiável e completo mas é uma imposição da SEFAZ, portanto, temos que fazer com que funcione em nossos sistemas da melhor forma possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Tenório disse:

A SEFAZ informa sim. Na primeira consulta que você fizer após a manifestação de ciência, ela retornará como um evento para a referida chave. A única falha do processo, na minha opinião, reside no fato de você não receber nada sobre o documento antes de manifestar essa ciência. Somente no portal terá a história completa do documento.

Você pode criar flags para marcar as manifestadas com ciência mas eu sugiro que você crie um campo mais genérico para a situação/status pois, existem tratamentos e validações que se baseiam na situação atual do documento.

Eu montei um processo que envolve 3 tabelas: Uma de Documentos Fiscais (NFe), uma de Eventos e outra de Documentos Fiscais Destinados.

Com essas 3 tabelas eu sei se posso fazer o download do XML, cancelar, manifestar como não-realizada, desconhecida, etc.

Eu gostava mais do processo antigo, era mais confiável e completo mas é uma imposição da SEFAZ, portanto, temos que fazer com que funcione em nossos sistemas da melhor forma possível.

Paulo o que me retorna essa confirmação da Ciência da Operação é o resEventoNFe ou o procEventoNFe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procEventoNFe é retornado quando eu faço a Ciência da operação ou quando eu executo a DistribuicaoDFe?

Qual a diferença entre resEventoNFe e procEventoNFe?

Estou confuso, eu criei uma flag na tabela para informar que a nota foi dado ciência, agora eu não seu se eu marco a flag quando eu faço a Ciência ou quando eu chamo a DistribuicaoDFe e pego o procEventoNFe com a confirmação da Ciência da Operação, se é que isso é possível.

Eu não sei em que momento é confirmado a Ciência da Operação pela Sefaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim notas emitidas? 

Eu dou ciência somente para as notas destinadas para meu CNPJ, agora fiquei mais na dúvida ainda, é possível eu pegar meu próprio XML também?

Vamos por parte, logo apos eu efetuar a ciência da operação é retornado uma confirmação que Sefaz registrou a Ciência da Operação ou na próxima vez que eu chamar o método DistribuicaoDFe vem a confirmação da Ciência da Operação?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, imagine que vc tem um emissor e controla através da distribuição qdo seu cliente manifesta ciência, esta foi a razão da minha pergunta entende?

Qdo vc envia o evento de ciência existem dois retornos 135 e 136 um é a confirmação de recebimento E vínculo do evento com a nfe e o outro é a confirmação de recebimento SEM vinculo com a nfe estou sem as nts no momento logo te retorno com os trechos da nt que tratam desse assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2908 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.