Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Cadastro de Operação Fiscal


ericksiudc
  • Este tópico foi criado há 4173 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa noite, pessoal sei que esse não é o fórum pra isso mas também sei que esse tópico pode ajudar muita gente aqui... andei vendo em alguns sistemas que vários programadores fazem seus sistemas calcular todos os impostos com base no CFOP outros com base no CST ou CSOSN e ainda outros com base na NCM.

Também quero e preciso fazer algo mais automático em meu sistema porem não encontrei material que me mostre quais impostos, alíquotas, etc... incidem em determinado produto com base nos códigos CST, CSOSN, CFOP ou NCM.

Alguém teria esse tipo de material para compartilhar conosco?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo...

Quando eu estava desenvolvendo o meu emissor nf-e eu não encontrei nada assim tão objetivo e tão facil de se entender. Você deve entender cada CST/CSOSN, substituição tributária, redução na base do icms... enfim, todas as situações para cada uma dessas questões. Eu passei a entender e usei esse site http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gera ... CMS2G.html onde eu comparava os resultados gerados pelo meu software com os exemplos deste site.

No youtube você encontrará também vídeos com aulas sobre contabilidade, substituição tributária...etc.

Até mais... Sérgio

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado pela dica.

Eu estou pensando em fazer algo que vi por ai... um cadastro de operação fiscal onde o usuario vai informar as aliquotas, impostos, etc...

O problema é que usuarios vc sabe bem como são... 99,9% dos usuario nem sabem do que se trata essas informações e por isso eu quero fazer algo mais automatico mas pra isso eu tbm preciso de muita informação... to trocando ideia com meu contador mas na verdade tem muito contador por ai mais perdido que eu... hahahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer tudo automatico eh meio dificil mesmo... Conversando com o contador daqui decidimos que da pra fazer de 2 maneiras, acredito que a mais correta eh uma tabela DE PARA

cadastrando as aliquotas que o cliente vai usar de um estado para outro, por exemplo:

de SP para BA 7%

de SP para SP 18%

de SP para RS 12%

e assim por diante...

mas ai tem Reducao, Substituicao, etc e tal... Da para vc colocar tudo no cadastro de CFOP entende?

se o CFOP tem reducao na BC, se o CFOP vai ser de substituicao tributaria, etc...

mas tem varios jeitos de fazer isso,

soh uma sugestao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso: O emitente trabalha somente com 1 segmento, que é confecção e a alíquota é regulamentada basada nisso.

1.) Sendo assim, tenho um cadastro de Estados, onde já encontra-se cadastrado a alíquota de ICMS e conforme o Estado selecionado, já é inserida a alíquota correta:


ID   CÓD IBGE  UF   ICMS

------------------------

1     12       AC   7,00

2     27       AL   7,00

...

11    31       MG  12,00

...

26    35       SP  18,00

2.) Tenho um cadastro de Situação Tributária e conforme a ST selecionada, já ajusta o valor da base de cálculo, conforme o percentual de redução:

ID   ST  DESCRIÇÃO                        % REDUÇÃO

---------------------------------------------------

1    00  TRIBUTADA INTEGRALMENTE               0,00

2    20  COM REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO       33,33

...

6    41  NÃO TRIBUTADA                       100,00

3.) Tenho um cadastro de NATUREZA DE OPERAÇÃO, onde insere-se o CFOP, o qual informa se gera ICMS, PIS, COFINS e duplicatas e conforme o CFOP selecionado, já insere os valores calculados:

ID  NATUREZA DE OPERAÇÃO                   CFOP  GERA DUPLICATA  GERA ICMS   GERA PIS   GERA COFINS  SUFRAMA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1   VENDA DE PRODUÇÃO DO ESTABELECIMENTO   5101             SIM        SIM        SIM           SIM      NÃO

2   REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO          5901             NÃO        NÃO        NÃO           NÃO      NÃO

3   VENDA FORA DO ESTADO                   6101             SIM        SIM        SIM           SIM      NÃO

4   VENDA ZONA FRANCA DE MANAUS            6109             SIM        NÃO        NÃO           NÃO      SIM

4.) Estas informações são salvas no meu CADASTRO DE CLIENTES e conforme o cliente é selecionado, estas informação já são inseridas na nota, como padrão. Conforme cada produto é inserido na nota fiscal, ele utiliza estas informações e já calcula base de cálculo e impostos.

Se o produto já estiver cadastrado no sistema, basta o usuário digitar seu código e informar a quantidade do mesmo. Isso nos poupa um trabalho imenso que você nem imagina.

Então fica aí mais uma sugestão.

  • Curtir 1

Peterson de Cerqueira Matos
[email protected]
Vivo: (11) 97197-1474 / Oi: (11) 98059-4055

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia.

 

Para estes tipos de calculos serem automáticos, são muitas as variantes que se deve levar em conta.

 

Alem de se ter um bom cadastro de Aliquotas por Uf, Cfops, NCM você ainda tem que verificar se para o cliente / fornecedor que a transação (venda/compra) esta sendo realizada para este cliente/fornecedor tem que saber se é do simples nacional, qual o regime tributario (ME/MES/EPP/EPPS/EMP/EMS/EGP/...) se tem convênio ou protocolo de ST para UF, se tem regime especial de ST (o cli/for) se é um substituto ou um substituido, se é industria/distribuidor/equipardo a industria, se é consumidor final ou revenda, etc... Ufa! Cansa só de pensar, mas todas estas informações e mais algumas afetam os calculos tando nas vendas como nas compras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4173 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.