Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ref. a Dúvidas Evento de Cancelamento na Distribuição DFe


  • Este tópico foi criado há 2573 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom Dia !

   Estou acompanhando melhor todos os NSU que são retornardos pela Distribuição DFe e observei que não tenho NENHUM registro de CANCELAMENTO por parte dos meus fornecedores. Demais eventos são retornados normalmente.

   Diante disso, solicite para um fornecedor emitir a nota e ao mesmo tempo cancelar a mesma para monitorar os registros retornados, então temos a seguinte situação ao solicitar a distribuição dos documentos:

   1) O resumo do documento, veio no NSU 52811 na qual sei que existe a nota emitida conforme XML em anexo 41160602154007000193550000000000541419921020-resNFe.xml gerado pelo ACBR. Nesse resumo, o documento veio com a situação 1 (<cSitNFe>1</cSitNFe>) mesmo a nota tendo sido gerada e cancelada em sequencia.

 

  2) Nas próximas distribuições que fui acompanhando, veio informação da nota novamente no NSU 53024. Em anexo está o arquivo 20160603161650-dist-dfe.xml que contem o retorno da distribuição gerado pelo ACBR. Com esse registro, o ACBR está gerando um arquivo 41160602154007000193550000000000541419921020-nfe.xml (em anexo) com a nota completa, MAS SEM OS EVENTOS DE CANCELAMENTO.

 

  3) Na nota técnica, pelo que entendi diz que o evento de cancelamento só vem se o destinatário efetuar a manifestação (Final da Página 4). Isso foi feito a manifestação de confirmação, pois a de ciência não permitida pois o documento já estava cancelado.

       Então nesse ponto a pergunta é: Realmente não vem o evento de cancelamento, ou o ACBR não está gerando o evento por alguma falha ?

       Olhando as propriedades localAcbrNfe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.resNFe,  localAcbrNfe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.resEvento, localAcbrNfe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.procEvento não encontrei o respectivo evento. tem algum outro lugar que deveria existir o mesmo ? 

 

  4) Pesquisei no forum antes mas não consegui chegar a uma conclusão. Vi que tem um post 

 

Mas como se tratava de outro assunto que foi abordado esse no meio, preferi abrir outro específico.

 

   5) No manual (Pagina 5) diz que existe:

       - resNFe_v1.00.xsd
       - procNFe_v3.10.xsd
      - resEvento_1.00.xsd
      - procEventoNFe_v1.00.xsd

      No ACBR existe 

         docZip.Items.resNFe.

         docZip.Items.resEvento.

        docZip.Items.procEvento.

        onde estaria o procEventoNFe e o procNFe ?

 

  6) Alguém realmente já conseguiu receber os eventos de cancelamento?

      Existe alguma outra forma de fazer ?

      Onde estou errando ?

 

Desde já, agradeço.

Att.

Leandro Vignoto

  

 

 

41160602154007000193550000000000541419921020-resNFe.xml

20160603161650-dist-dfe.xml

41160602154007000193550000000000541419921020-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom Dia !

   Douglas, pelo que entendi é justamente é isso que consta no manual, conforme mencionei na abertura, ou seja, os eventos de cancelamento só retornam após a manifestação.

   Porém esse documento está manifestado (veja imagem em anexo) e venho acompanhando o NSU dele em diante. Não tenho pulo de numeração de NSU na minha base de dados e o evento de cancelamento não apareceu.

   Devo estar enganado, mas no meu entendimento deveria aparecer o cancelamento no item 2 da abertura do post, porém nesse momento o ACBR só mostra o XML da nota sem o evento de cancelamento. Então não sei se nos dados compactados está o evento e o acbr não está mostrando, ou eu não estou sabendo localizar.

Att.

Leandro

Manifestação.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
22 minutos atrás, Leandro Vignoto disse:

Bom Dia !

   Douglas, pelo que entendi é justamente é isso que consta no manual, conforme mencionei na abertura, ou seja, os eventos de cancelamento só retornam após a manifestação.

   Porém esse documento está manifestado (veja imagem em anexo) e venho acompanhando o NSU dele em diante. Não tenho pulo de numeração de NSU na minha base de dados e o evento de cancelamento não apareceu.

   Devo estar enganado, mas no meu entendimento deveria aparecer o cancelamento no item 2 da abertura do post, porém nesse momento o ACBR só mostra o XML da nota sem o evento de cancelamento. Então não sei se nos dados compactados está o evento e o acbr não está mostrando, ou eu não estou sabendo localizar.

Att.

Leandro

Manifestação.png

Cara, bem estranho isso. Você fez uma confirmação após o cancelamento da NFe? Eu até olhei aqui e tenho alguns logs dizendo que não posso me manifestar sobre um documento cancelado... Não entendi mesmo...

O ideal seria fazer um teste, emitindo a NFe, FAzer a Ciencia, e depois cancelar pra ver se acontece como deveria... Lembrando que isso deveria ocorrer após a Ciencia, e não a confirmação. Após a confirmação, o emitente não deveria nem conseguir cancelar a NFe.

Mas tudo é teoria... rs...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Então, por isso está confuso...

Na imagem em anexo agora do manual, diz que os eventos só estarão disponíveis se ocorrer a manifestação.

Nesse caso, foi isso que ocorreu,

1 - Fornecedor Emite a Nota

2 - Fornecedor Cancela a Nota

3 - Recebo o Resumo da Nota pela Distribuição com a situação de autorizada. (essa informação está no xml da abertura do post)

4 - Tentei fazer a CIÊNCIA e foi rejeitada;

5 - Fiz a CONFIRMAÇÃO e foi aceita (a nota já estava cancelada na sefaz);

6 - Na distribuição veio o XML da Nota SEM OS EVENTOS DE CANCELAMENTO. (xml na abertura do post)

 

Enfim, por isso gostaria de saber se outras pessoas estão recebendo esses eventos de cancelamento e onde poderia estar errando.

Att.

Leandro

 

 

Manual.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom Dia !

  Alguém com conhecimento na parte de avaliar os dados compactados do XML, consegue verificar se existe o evento de cancelamento na situação abaixo.

  Não tenho conhecimento para isso.

  Teria que olhar o conteúdo do NSU 53024

  2) Nas próximas distribuições que fui acompanhando, veio informação da nota novamente no NSU 53024. Em anexo está o arquivo 20160603161650-dist-dfe.xml que contem o retorno da distribuição gerado pelo ACBR. Com esse registro, o ACBR está gerando um arquivo 41160602154007000193550000000000541419921020-nfe.xml (em anexo) com a nota completa, MAS SEM OS EVENTOS DE CANCELAMENTO. 20160603161650-dist-dfe.xml

53024.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Boa Noite,,,

Realizando testes com o metodo DistribuicaoDFe do ACBr e, também com o Aplicativo de Manifestação do Destinatario de SP  (ambos em modo de homologação), verifiquei que, em se tratando de NF-e ja cancelada, acontece o seguinte:

com ACBr: quando realizada a Confirmação da Operação, a mesma é aceita, não sendo baixado o XML do cancelamento.

com Aplicativo de Manifestação do Destinatario de SP, quando realizada a Confirmação da Operação, a mesma é aceita, mas, quando se tenta o Download, retorna erro informando que não é possivel download de XML de NF-e Cancelada...

Já, quando se tenta manifestar "Ciência da Operação" ou "Desconhecimento da Operação", tanto em meu sistema, quando no  Aplicativo de Manifestação do Destinatario de SP, o retorno é o mesmo: Cstat 650: Evento de Ciencia  da Operação para NFe  cancelada ou denegada. (Veja figura em anexo).

Interessante que, conforme relatado também pelo Leandro Vignoto, a CONFIRMAÇÃO é  aceita pela Sefaz, mesmo a nota já estando cancelada... bem como "Operação Não Realizada"  também é aceita pela Sefaz....

 

 

 

 

Mensagem rejeicao.jpg

  • Curtir 1

VANDERLEI MATTE

INFOMATTE Sistemas e Consultoria

Distrito de Castelo de Sonhos - Altamira / PA

Whattzap: (66) 99695-4979

email: vanderleim[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Membros Pro

Boa Tarde !

  Refazendo os testes hoje, em ambiente homologação (para isolar as operações e ter um melhor acompanhamento), notei os seguintes comportamentos:

 a ) Se o fornecedor EMITIR a nota;

      O cliente efetuar a MANIFESTAÇÃO de ciência

      O fornecedor CANCELAR a nota;

      O cliente recebe CORRETAMENTE o evento de cancelamento pela distribuição df-e;

b ) Se o fornecedor EMITIR a nota;

      O fornecedor CANCELAR a nota já em sequencia ANTES DA MANIFESTAÇÃO;

      O cliente efetuar a MANIFESTAÇÃO de CONFIRMAÇÃO. A de ciência NÃO É ACEITA NESSE CASO

      O cliente NÃO RECEBE o evento de cancelamento pela distribuição df-e;

Att.

Leandro

  

  

Editado por Leandro Vignoto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 4 meses depois ...

Boa tarde!
 

@Leandro Vignoto

estou com a mesma situação da sua pergunta 5.

docZip.Items.resNFe.

docZip.Items.resEvento.

docZip.Items.procEvento.

Você conseguiu acessar de algum modo o procNfe e o procEventoNFe?
pois quando se manifesta como (operação não realizada) o mesmo me retorna o procEventoNFe, mas não se consegue acessar este retorno por nenhuma propriedade (ainda não descobri até o momento).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Estou localizando o schema que foi retornado

     if ACBrNFe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.schema = pcnConversaoNfe.schprocEventoNFe Then

Então carrega essa informação

     ACBrNfe.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.docZip.Items.procEvento.tpEvento

 

Att.

Leandro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2573 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...