Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Compilar aplicações LAZARUS via linha de comando


  • Este tópico foi criado há 2730 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia Pessoal,

Sou iniciando nos desenvolvimentos em LAZARUS, e gostaria de compilar aplicações LAZARUS para WINDOS via linha de comando, existe algum artigo, tutorial ou forum que me de dicas de como fazer isso.

Estou pesquisando na internet  a varios dias e não encontrei nada conclusivo sobre compilação , sobre comandos e parametrisações.

Tenho uma ferramenta que compila meus projetos em DELPHI e em C#, agora preciso incluir meus projetos em LAZARUS neste compilador.

Pessoal que trabalha com lazarus que puder me ajudar eu agradeço.

@Fábio Eduardo de Souza

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Celso, bom dia, 

 

Obrigado pela dica, na minha versão do LAzarus 1.6 , não utiliza a opção --build-mode ou --bm , procurei no lazarus em PROJECTS OPTIONS a opção de build-mode e não encontrei. 

Retirei o parâmetro da linha de comando e compilou sem erros gerando o executável. Testei o executável e aparentemente está tudo  funcionando.

Ficou desta forma 

lazbuild.exe Cognum_eDocs_lazarus.exe -b --verbose

Será que a falta do --bm na linha de comando influenciará em meu executavel ? Aparentemente nos testes que fiz , não alterou as funcionalidades do aplicativo.

Celso, obrigado pela ajuda, pela "LUZ", eu estava enroscado com esse compilador.

 

@Fábio Eduardo de Souza

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Os Build modes são uteis para facilmente alternar de Debug para Release

http://wiki.freepascal.org/IDE_Window:_Compiler_Options#Build_modes

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado Daniel, 

Agora entendi a diferença.

No meu caso a linha de comando que utilizo é somente no momento de gerar uma versão do meu sistema.

Como meu sistema é composto de vários modulos no DELPHI e no C#, criamos uma ferramenta que faz a compilação de toods os módulos automaticamente.

Como estamos convertendo as ferramentas de notas fiscal(cte, nfe,nfse..)  para o LAZARUS, queríamos implementar a compilação do LAZARUS tambem neste  compilador. Desta forma, teremos a geração da versão do SISTEMA toda automática.

Obrigado pelo esclarecimento.

@Fábio Eduardo de Souza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio . uma curiosidade . pelo que entendi . vc ta fazendo um mistura de exe´s certo . tipo . alguns programas vc usa DELPHI , outros C# e agora tambem lazarus. como vc faz pra interligar esses EXES . tipo criando um menu pra chamar outros EXE´s . ou vc ta criando modulos .. eu falo pelo fato . de como vc organiza isso pro seu cliente ver . ele tera um EXE pra acessar um determinado modulo . ou vc cria um chamador inicial que chama outros exes´.? pois hj to fazendo isso .; mais alguns clientes me reclamam de performance devido as chamadas levarem algum tempo pra abrir ., determinadas telas .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

bom dia @Adilsonpazzini

Eu tenho um ERP e tudo parte de um Menu ADMINISTRATIVO(executavel em delphi), onde primeiramente temos uma lista de módulos e dentro de cada modulo, que são projetos DELPHI, eu tenho menus de Cadastro, Movimentações, Relatórios , Consultas e Processamentos.

No faturamento por exemplo, eu monto a solicitação de faturamento , e na hora de transmitir, validar, assinar, toda a parte do ACBR, eu chamo um executável LAZARUS.

O C# no meu ERP ,entra na parte gerencial, com gerador de relatórios, graficos e indicadores, integrações com outros sistemas e integrações com o governo( geração de arquivos).

Mas tudo segue o esquema acima, o DELPHI chama um executavel em C#  ou Lazarus que executa uma determinada tarefa.

Ainda estamos com 80% do ERP em DELPHI, mas estamos em fase de migração.

 

@Fábio Eduardo de Souza

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal to no mesmo barco . te perguntei . porque to fazendo a mesma coisa que vc . so que alguns dos meus usuarios . estao reclamando de performance . qndo tem essas chamadas de EXE .. putz ate falo que é irrelevante o tempo que leva . mais tem cliente veio , que reclama disso .. mais blz .. agradeço suas informacoes .

 

Obrigado

 

 

Adilson

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2730 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.