Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Validar XMLVersão 1.10 usando componente 2.0


jhony2507
  • Este tópico foi criado há 4925 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ola Pessoal,

Estou em fase final dos teste para colocar a versão 2.0 em produçao,porém me deparei com o seguinte problema: Ao tentar validar XML's gerados na versão 1.10 tenho o seguinte erro na validação:

'1.10' violates pattern constraint of '2\.00'

The Attribute 'versão' with value '1.10' failed to parse

Se o XML estiver na versão 2.0 não tenho nenhum problema. Pelo que eu li no forum, a versão 2.0 deveria ler sem problemas qualquer arquivo gerado na versão anterior.

Se alguém puder me ajudar agradeço, pois a grande maioria das notas recebidas dos fornecedores ainda estão na formato antigo, por isso se não resolver este problema, terei que adiar a implantação da nova versão.

abraços

lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A leitura é feita normalmente, mas não é possível validar, pois os schemas são diferentes para cada versão da NFe.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia,

no caso então vc está tentando importar o xml de um fornecedor para o seu sistema. Para que validar? A validação ja foi feita pelo emitente e pelo webservice do estado antes de chegar...

Então vc precisa apenas carregar o xml no componente e importar... Não precisa desse trabalho de validar...

Att.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

no caso então vc está tentando importar o xml de um fornecedor para o seu sistema. Para que validar? A validação ja foi feita pelo emitente e pelo webservice do estado antes de chegar...

Então vc precisa apenas carregar o xml no componente e importar... Não precisa desse trabalho de validar...

Att.

Ok andré, entendi.

Cleber, particularmente, acho a validação dos arquivos XML's recebidos dos fornecedores é um passo essencial. Por incrivel que pareça, ainda é bastante comum recebermos XML completamente fora do padrão, sem assinatura, sem o protocolo de autorização... Inclusive tive que criar mais uma função para validar também se o XML tem a autorização de uso.

A legislação é bem especifica em relação a contabilização de notas eletrônica, ela joga para QUEM RECEBE a nota a obrigação se certificar-se da existência e exatidão da mesma. Resumindo, se você "contabilizar" um XML incorreto (lembrando que a NFe é o XML. o DANFE não tem validade fiscal) corre o risco de ser multado por contabilização de documento não fiscal, ou pior, documento fiscal adulterado.

abraços

jairo lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas isso é muito simples.

dentro do xml de distribuição deve vir as tags de autorização (cstatus, protocolo, data, etc). basta vc apenas conferir se existem essas tags, e se o cnpj e/ou inscrição do destinatário são os mesmos da empresa usuária do seu sistema.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não seria interessante checar via webservice na SEFAZ?

E se o fornecedor falsificou as tags de autorização?

Somente consultar a nota na Sefaz não resolve. A nota pode estar OK na sefaz, porém se XML recebido não tiver o protocolo de autorização da receita ou estiver fora de padrão, você não poderia contabilizar o mesmo. conforme dito antes, a NFe é o XML, nada pode substituir o mesmo (desconsiderando os casos de contigência é claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí você fugiu do que havia perguntado antes, que era validar NF-e 1.10 com Schemas 2.00.

E também nunca tentei consultar NF-e usando xml de outros emitentes.

Testei aqui, para UF diferente da minha deu erro, mas para os emitidos aqui no estado deu OK. Eu tinha pensado em algo assim: no momento do recebimento da mercadoria, ao descarregar do caminhão, o usuário poderia ler o código de barras da DANFE para que o sistema 1) localize a NF com os itens, previamente carregada via XML e 2) verifique se a NFe está OK, se o DANFE não foi falsificado ou se a NFe não foi cancelada/rejeitada.

O problema é que (aparentemente) não dá pra consultar NFe emitidas em outros estados usando os componentes, logo é impossível checar de forma automatizada se a NFe recebida foi de fato autorizada e está OK. Se o fornecedor inventou aqueles números de protocolo ou mesmo se a NFe foi rejeitada, não temos como saber... ou temos?

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não seria interessante checar via webservice na SEFAZ?

E se o fornecedor falsificou as tags de autorização?

Somente consultar a nota na Sefaz não resolve. A nota pode estar OK na sefaz, porém se XML recebido não tiver o protocolo de autorização da receita ou estiver fora de padrão, você não poderia contabilizar o mesmo. conforme dito antes, a NFe é o XML, nada pode substituir o mesmo (desconsiderando os casos de contigência é claro).

Temos vários casos:

- XML com protocolo, SEFAZ autorizada (tudo certo)

- XML com protocolo, SEFAZ não autorizada - rejeitada, denegada, etc. (fraude ou emissor bugado)

- XML sem protocolo (ou fora do padrão), SEFAZ autorizada (enviaram o XML errado)

- XML sem protocolo (ou fora do padrão), SEFAZ não autorizada (fraude ou emissor bugado)

- XML sem protocolo (ou fora do padrão), SEFAZ desconhece a NFe (fraude ou emissor bugado)

Entendo que SOMENTE consultar na SEFAZ não é suficiente, mas somente olhar o XML também não é. A não ser que eu esteja enganado, o ideal -- para estarmos 100% cobertos -- seria verificar todas as NFe recebidas pra ver se o XML bate com a SEFAZ.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4925 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.