Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Relacionar Itens fornecedor X itens ERP


Digowarta
  • Este tópico foi criado há 4217 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia pessoal, eu acredito que aqui não é o local ideal para esse tipo de pergunta, mas acredito que todo mundo aqui passou por essa dúvida, então acho que vou ter umas idéias legais para minha dúvida. Seguinte: Desenvolvi uma rotina para ler o XML de NFE e importar para minha tela de entrada de nota fiscal. Para importar os dados, não tem segredo, até ai tudo beleza, mas fiquei na dúvida: Qual é a melhor maneira de eu relacionar um item da nota fiscal do XML com os itens do meu cadastro de produtos? Pensei em criar uma tabela no BD, onde eu armazeno o fornecedor, o codigo do fornecedor e o codigo do meu cadastro de produto, então em futuras importações, eu já teria isso relacionado no sistema. Alguém tem ou utiliza alguma ideia melhor?

Qualquer ideia será bem vinda

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Melhor maneira é vc solicitar aos seus fornecedores que comecem a preencher as seguintes TAGs que muita gente desconhece:

xPed e nItemPed

Essas Tags tem ocorrencia por ÍTEM da NFe e serve exatamente para integração com os ERPs.

Instruo meus fornecedores a sempre especificarem o Numero do meu Pedido na TAG xPed.

A maioria das empresas hoje trabalham com um numero de pedido (ou solicitacao/ordem de compra) único por ítem. Nosso caso.

Assim o simples preenchimento da TAG xPed já torna a entrada da NFe no sistema automática.

Mas infelizmente... não preciso nem dizer que a maioria nem sabe que essa TAG existe e eles nao preenchem a mesma.

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Melhor maneira é vc solicitar aos seus fornecedores que comecem a preencher as seguintes TAGs que muita gente desconhece:

xPed e nItemPed

Essas Tags tem ocorrencia por ÍTEM da NFe e serve exatamente para integração com os ERPs.

Instruo meus fornecedores a sempre especificarem o Numero do meu Pedido na TAG xPed.

A maioria das empresas hoje trabalham com um numero de pedido (ou solicitacao/ordem de compra) único por ítem. Nosso caso.

Assim o simples preenchimento da TAG xPed já torna a entrada da NFe no sistema automática.

Mas infelizmente... não preciso nem dizer que a maioria nem sabe que essa TAG existe e eles nao preenchem a mesma.

[]´s

Só complementando...

Mesmo que a empresa trabalhe com um número de pedido que referencie vários ítens, nesse caso entra a Tag nItemPed que serve para referenciar qual o ítem daquele pedido esta sendo entregue.

Simples assim... a solução esta dada e disponivel desde a versão 4 do manual... falta "educar" os fornecedores o preenchimento dessas Tags.

Quando a depender da boa vontade do fornecedor é relativo, me desculpe...

Trabalhamos com grandes empresas e se eu não preencho essas TAGS a NFe é barrada. Eles simplesmente não aceitam.

Vai da política de cada empresa... mas o que vejo é muito programador querendo "dar um jeitinho". Exemplo claro disso é ter de arrumar uma forma e até criar um programa para baixar um XML que é OBRIGATÓRIO E PREVISTO EM LEI que o fornecedor te envie. Enquanto tivermos esse tipo de pensamento (a se ele não faz a parte dele... vou dar meu jeitinho) iremos estimular a essas empresas e péssimos programadores que vendem seus softwares para essas empresas, a continuarem fazendo oq bem entender e a bomba fica no colo dos bons programadores.

Tenho fornecedore que não conseguem preencher essas TAGs unicamente pq o ERP dele não tem essa opção, nesse caso eu peço que especifiquem o numero do pedido em informacoes complementares do item num formato que meu sistema ira ler automaticamente. É questão de fechar o cerco....

Mas cada causo é um causo... rs

Boa Sorte ae. :)

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Tbem é uma boa solução João, mas ela depende da boa vontade do fornecedor e da empresa usar algum tipo de pedido de compra/orçamento. Da outra maneira funciona pra todo mundo e não dependo de terceiros pra integrar.

Sobre a nao trabalhar com numero de pedido (existe isso?)... basta ao inves de preencher o numero do pedido preencher o código do produto nessa TAG. Ela nao vale nada para a receita... é de uso exclusivo seu para facilitar a sua vida.

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como trabalhamos apenas com um ramo especifico, não utilizamos Pedido de Compra ou Orçamento, devido ao nosso cliente não ter necessidade desse controle. Por isso não chamo o nosso de ERP. Concordo que se o ERP tem Pedido de Compra, é uma mão na roda ter a informação nessas tags, pois vc dá baixa automática no pedido de compra por essas tags, dando entrada em estoque. Mas mesmo assim, ainda não tenho confiança de deixar o controle de entrada de estoque do meu cliente na mão do fornecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digowarta,

Atualmente possuo 3 opções para improtar o xml.

1-referenciando cnpj X cod.fornecedor X cod.proprio

2-utilizando o GTIN do xml

3-ordem de compra gerada pelo meu ERP.

Quando há informação na tag cEAN utilizo, caso contrário utilizo a tag cProd, pois pode haver no xml as duas condições.

Apenas para complementar o que o colega juaumkiko comentou, quando utilizo a importação pela ordem de compra, obrigatoriamente é exigido o xml. Nesse caso é efetuada uma consistencia entre a ordem de compra no sistema e as informações que estão no xml (quantidade de itens, valores: unitários, descontos, aliquotas; forma de pagamento, quantidade de parcelas etc). Caso o sistema encontre alguma divergência é gerado um log, mas o sistema não impede que seja feita a importação, nesse caso ele seguirá o xml, é claro que com autorização.

atc,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um algoritmo que tenta localizar de várias maneiras (ex: campo "referência" do cadastro) e no final cai nesta alternativa de fazer o mapeamento manual e salvar para as próximas notas.

Faço da mesma maneira que vc falou, na primeira vez q importo, guardo o cod do fornecedor, o código que ele usa para o produto e o código que eu uso pro produto. Nas importações, sempre consulto essa tabela, se achar a combinação, já dá entrada no produto correto.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Nao sei se adianta muito pq quando vc diz banco de dados, cada um tem o seu. Cada qual é diferente...

vc ja sabe como fazer o componente carregar um XML ?

Pq em teoria é assim:

-pega um xml

-carrega ele para o componente

-a partir dai vc tem todas as informacoes necessarias (inclusive dos itens)

-grava no seu banco de dados como desejar.

no demo mostra como fazer isso, da uma olhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4217 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.