Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Homologação impressora térmica de etiquetas TLP-300 da Tanca


  • Este tópico foi criado há 675 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Impressora Térmica de Etiquetas Tanca TLP-300

tlp300.png Comunicação USB

SUMÁRIO

Se deseja encontrar algo específico, use os links abaixo:

Vídeo da Homologação | Ambiente de testes | Características Técnicas | Downloads de Drivers e Manuais | Instalação | Configurações | Testes realizados | Considerações finais



 
 

Homologação em vídeo

  • Apresentação do equipamento
  • Download e instalação de drivers.
  • Homologação e Testes com Componentes ACBr


 
 

Ambiente

Computador Notebook DELL G7
Sistema Operacional Windows 10 64Bit
Processador Intel(R) Core(TM) i7-8750H 2.20GHz 2.21 GHz
Memória 8GB
USB 3.1 de 1º Geração
 

 



 
 

Características Técnicas da Impressora

Método de impressão Térmico Direto
Velocidade da Impressão 152.0 mm/sec (6 ips) (203DP
Linguagem ZPL, EPL, TSPL, DPL
Densidade 8
Sensor Fim de Papel e Tampa Aberta
Porta de Comunicação USB
Fonte de Alimentação Externa, Entrada: AC 110V/220V Saída: DC 24V/2.5A
Tamanho Max. Impressão 108mm
Comprimento Rolo Etq. 45 metros
Espessura da Etiqueta 0.06~0.25mm
Tipo Etiqueta Contínuo, GAP e Tarja Preta
Tamanho Etiqueta 20mm ~ 115mm
Diametro Rolo Impressão 127mm
Armazenamento 8MB SDRAM, 8MB Flash
Temperatura Condições de operação: -10 ~ 50°c (14 ~ 122 °F) ,10 Umidade - Condições de armazenamento: -40 ~ 60°c (-40 ~ 140 °F), 10
Código de Barras 1D:Code 39, Code 93, Code 128UCC, Code 128, subsets A, B, C, Codabar, Interleaved 2 of 5, EAN-8,EAN-13, EAN-128, UPC-A, UPC-E, EAN and UPC 2(5) digits addon, MSI, PLESSEY, POSTNET, China POST, GS1 DataBar, Code11 2D:PDF-417, Maxicode, DataMatrix, QR code, Aztec
Peso 1,35Kg
Dimensões 220mm(P), 180mm(L), 155mm(A)


 
 

Download de Drivers e Manuais

Os drivers, utilitários e Manual da impressora TLP-300 podem ser baixados através do link abaixo:
https://www.tanca.com.br/drivers.php?cat=19&sub=98

  • Baixe o Arquivo: "Driver Windows TLP-300" para Instalar o equipamento no Spooler do Windows e para instalar o Driver USB.

  • Confira o manual de instalação.

  • Também pode-se baixar "Printer Tools" para configurar e parametrizar a impressão da TLP-300 para diferentes tipos de etiquetas.

 
 

Instalação

  • Baixe o Driver Windows e realize a instalação após ligar a impressora na porta USB. O Modelo da impressora será reconhecido automaticamente e poderá ser renomeado para TLP-300. Ex:

1.png
2.png

 

  • É importante Baixar o Aplicativo Utilitário: Printer_Tools_TLP300 para realizar a calibragem da impressora conforme o modelo de etiqueta utilizado, além disso poderá ser realizado uma impressão de Teste.
     
  • Após executar o utilitário selecione a interface de comunicação “USB”, em Status selecione o botão Obter Status, se a impressora está devidamente instalada o ícone ficará verde indicando sucesso.
    3.png
  • Nas abas de Gerenciamento, selecione Config da Impressora / Calibrar Sensor

    - Com a bobina de etiquetas devidamente instalada na impressora, selecione o tipo de etiqueta. (Normalmente é utilizado o modelo com GAP (espaço) entre etiquetas, que é identificado pelo Sensor).

    - Em Calibração Automática selecione o botão “Calibrar”. A impressora alimentará automaticamente o papel na posição para calibrar o sensor.

4.png

  • Após a calibragem, ainda na aba Config da Impressora selecione o botão “Imprimir Página de Teste” se imprimir, estará pronta para uso.

    Obs: Para demais configurações e ajustes consulte o Manual da impressora TLP-300 disponível só site da tanca citado acima. 


 

Configurações

ETQTeste

  • O demo ETQTeste é um exemplo que utiliza o componente ACBrETQ, responsável por comunicar-se com os protocolos de Impressoras de Etiqueta. Os fontes desse exemplo estão disponíveis no repositório SVN do ACBr: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrSerial/ACBrETQ/
     
  • O executável pode ser baixado diretamente pelo fórum ACBr:https://www.projetoacbr.com.br/forum/files/file/428-etqtesteexe/
     
  • Com o aplicativo ETQTeste, basta selecionar a Porta e Modelo para efetuar os testes pré-configurados de etiqueta. Analisando os fontes em cada botão é possível verificar os parâmetros utilizados em cada método para personalizar suas etiquetas conforme desejar.
     
  • Pode notar que utilizando métodos únicos, o Componente ACBrETQ se encarrega de traduzir as parametrizações para o respectivo modelo selecionado, evitando um grande esforço de ter que converter seu código para o protocolo de cada modelo.
     
  • Além disso é importante conhecer as características de configuração (protocolos) do Modelo da impressora, temos a documentação de cada modelo em nosso repositório SVN: http://svn.code.sf.net/p/acbr/code/tools/Etiqueta/
     
  • Para a Tanca TLP300 utilizamos o Modelo ZPL2 para os testes, mas ela também é compatível com o protocolo EPL2, ambos são protocolos da Zebra que estão disponíveis no componente ACBrETQ e são compatíveis com a TLP300.

Porta= USB: Nome_Impressora (Reconhece automático com o Nome definido para a impressora)

Modelo= etqZPL2

DPI= dpi203

5.png

 

 

Testes de impressão:

- Etiqueta Simples
6.png

- Etiqueta 3 colunas
7.png

- Bloco de Etiquetas

8.png
9.png
10.png

- Imprimir Imagem
11.png

- Imprimir QRCODE
12.png

- Etiqueta de Envio
 

(Esse é um exemplo de etiqueta para transporte e envio de mercadorias, utilizado para e-commerce ou empresas de logística, pode ser adaptado conforme necessário utilizando os métodos do componente ACBrETQ).


13.png
 

DANFe Simplificado Etiqueta

Recentemente a SEFAZ disponibilizou uma Nota Técnica, permitindo um padrão para a impressão do DANFe Simplificado da NFe, esse modelo pode ser impresso como etiqueta e utilizado na embalagem da mercadoria, isso á algo muito útil para empresas de e-Commerce…

No Componente ACBrNFe temos atualmente esse modelo de impressão para quem utiliza o gerador de Relatórios FastReport em Delphi, para testes emitimos a etiqueta do DANFe Simplificado na Tanca TLP-300.

Obs: Essa impressão não utiliza os recursos dos protocolos da impressora conforme utilizamos no exemplo ACBrETQ. Como é emitido por um gerador de relatórios esse modelo é impresso através do Spool do Windows, isso significa que os campos não são manipulados... Basicamente a imagem do Danfe é renderizada e enviada para a impressão, portanto a qualidade de impressão não é igual aos exemplos realizados, quando manipulamos os dados impressos através dos protocolos da impressora utilizando o componente ACBrETQ.


14.png

 

Protocolos ZPL2 e EPL2

É comum cada protocolo possuir suas próprias características, como por exemplo: fonte, tamanho, espaçamento e tipos de imagens…

Utilizando o componente ACBrETQ podemos notar que todos os protocolos utilizam os mesmos métodos para impressão, bastando apenas adequar as coordenadas dos parâmetros conforme a disposição que desejar na etiqueta.

No exemplo abaixo podemos notar essas diferenças quando utilizamos o mesmo código do botão “Etiqueta Simples” (ETQTest), utilizando o modelo ZPL2 e EPL2. Note que existem diferenças nas fontes e espaçamentos, porém as características são iguais, ou seja, pode ser utilizado os mesmos métodos do ACBr, não havendo a necessidade de implementar os métodos nativos para cada protocolo.

ZPL2                                                                                              EPL2

15.png

 

ZPL2

16.png

EPL2

17.png


 

Teste de Desempenho

Utilizando o protocolo ZPL2, podemos comparar seu uso com impressoras compatíveis com esse protocolo da Zebra… Os resultados de impressão foram idênticos utilizando o mesmo protocolo em ambos equipamentos. A Tanca TLP-300 permite a impressão de imagem Monocromática apenas no formato BMP.

Para impressora Tanca TLP-300 notamos uma impressão de melhor qualidade configurando uma temperatura entre (20 e 30).

Utilizando o protocolo EPL2, comparamos o uso com uma impressora que também é compatível com esse protocolo. Os resultados também foram satisfatórios com impressões idênticas em ambos equipamentos.

A impressão de imagem utilizando o protocolo EPL2 se limita ao formato. PCX (particularidade desse protocolo). Utilizando o Protocolo ZPL2 podemos imprimir também imagens. BMP Monocromático.

Ambos os protocolos compatíveis com a TLP-300 (ZPL2 e EPL2) são utilizados pelo componente ACBrETQ com comportamentos idênticos em comparação com outros equipamentos, permitindo o uso de seus recursos de forma satisfatória quanto a velocidade e qualidade de impressão, levando em consideração as particularidades de cada protocolo.

TLP300 – Tanca (Protocolo ZPL2)                                         Impressora Compatível (Protocolo -ZPL2)
18.png

TLP300 – Tanca (Protocolo EPL2)                                         Impressora Compatível (Protocolo -EPL2)

19.png
 

Considerações

Visto que a TLP-300 é uma impressora térmica direta de impressão de etiquetas (não precisa de ribbon), é uma ótima escolha. Priorizando o custo-benefício, podendo ser utilizada em diversos segmentos, oferece ao usuário uma excelente versatilidade, além de possuir um ótimo design é muito fácil realizar a substituição das bobinas de etiqueta que podem ter até 45 metros, o que diminui o intervalo entre as reposições de suprimento.

Outro facilitador é o sensor da tampa do equipamento, que realiza o posicionamento automático da etiqueta, assim que a tampa é fechada.

Esse modelo mostrou ser rápido na impressão em trabalhos no ambiente de produção, sendo uma ótima opção para empresas que demandam de agilidade para etiquetagem.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.