Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Porque não usar cryCapicom ?


luciano_f
Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 616 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Já vi vários tópicos aqui no fórum onde é relatado para não usar Capicom então pergunto porque essa implicância em usar Capicom ?
  Sou do Paraná e ontem teve uma mudança na sefaz e vários clientes tiveram problemas de canal seguro a única forma que funcionou foi com cryCapicom.

  Não posso pedir para os clientes formatar o Windows e colocar o Windows 10  ou mesmo tentar atualizar o Windows 7 e correr o risco de ter um bso.

   E gostaria de pedir para os desenvolvedores não tirar o cryCapicom
do Acbr pois ele me salvou e a alternativa seria formatar ou atualizar o Windows o que é completamente inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, luciano_f disse:

Já vi vários tópicos aqui no fórum onde é relatado para não usar Capicom então pergunto porque essa implicância em usar Capicom ?
  Sou do Paraná e ontem teve uma mudança na sefaz e vários clientes tiveram problemas de canal seguro a única forma que funcionou foi com cryCapicom.

  Não posso pedir para os clientes formatar o Windows e colocar o Windows 10  ou mesmo tentar atualizar o Windows 7 e correr o risco de ter um bso.

   E gostaria de pedir para os desenvolvedores não tirar o cryCapicom
do Acbr pois ele me salvou e a alternativa seria formatar ou atualizar o Windows o que é completamente inviável.

vou citar um único argumento. senão for válido desconsidere.

mas ao não atualizar o windows seu cliente fica vuneravel e sussetivel a ataque de virus, trojans ou um ransomware, pois as brechas de seguranças do S.O. vai estar ali e dai tu pode até nos confirmar. se algum cliente teve seu hd criptografado ou apagado ou servidores. e com isso. perdeu tudo. por isso ter um windows atualizado e o mais novo pois até mesmos o XP , Win 7 estão sem suporte da Microsoft.

o sefaz tem em seus servidores todos as medidas de seguranças disponíveis e para funcionar o lado cliente que é seu cliente precisa ter também.

será que foi válido?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Como já mencionei acima é inaceitável pedir para um Cliente formatar a maquina ou mesmo atualizar o Windows só para resolver o meu problema.

todos os meus clientes que teve o problema essa semana Foram Windows 7 eu consegui resolver com Capicom

3 Desses Clientes tem vários outros sistema de Bancos e pedir para formatar é um pesadelo,  problema de ransomware ou invasão não é desculpa pois como esses clientes acessam banco todos eles tem ótimos antivírus pagos como Kaspersky ou Bitdefender.

2 desses clientes tem sistemas legados que usam para consulta feito em Clipper e outro em Cobol e não tem como reinstalar novamente pois nem acesso ao desenvolvedor eles tem mais.

Outro cliente é um deposito de construção e tem um sistema misturador de tinta antigo que também é sem chance de formatar ou atualizar.

ou seja são muitas varias para dizer simplesmente formata que resolve ou atualiza o windows correndo grande de risco de BSO.

  Meu intuito principal com esse tópico é mostrar para os desenvolvedores do ACBR que não pode matar o Capicom  eu já tinha visto esse topico

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Luciano,

Assim como nos outros tópicos que você deve ter lido, sempre instruímos a não utilizar Capicom devido aos problemas que você já deve ter lido também.

Fica a critério de cada um oferecer aos clientes as melhores e mais seguras opções ou não.

O ACBr não matou o Capicom, tanto que ele ainda funciona.

A Microsoft que tornou-a obsoleta, não encontrei a data exata, mas já faz mais de 10 anos.

Respondendo a pergunta original, que é o que interessa.

Porque não usar cryCapicom?

Porque ela está obsoleta, não é segura, não é compatível com 64 e o pior de tudo, há um problema que eventualmente ela exclui a chave do certificado A3, fazendo com que não funcione mais.

Se você usa certificado A1, basta usar a OpenSSL.

Se você ainda usa certificado A3, instrua seus clientes a comprar A1 na próxima renovação, passe a usar somente OpenSSL e resolverá seus problemas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ACBr não matou o Capicom, tanto que ele ainda funciona.

  Esse era o meu Medo de o ACBR não tem mais o Suporte  que bom que ele não será tirado
 

 

OpenSSL e resolverá seus problemas.

  Infelizmente em alguns clientes também não resolveu  apenas o Capicom que funciona

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
4 horas atrás, luciano_f disse:

  Infelizmente em alguns clientes também não resolveu  apenas o Capicom que funciona

Conforme o artigo indicado.. a própria Capicom usa a Wincrypt... A Capicom é apenas um "wrapper" para a Wincript

Então provavelmente você apenas configurou algo errado

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
4 horas atrás, luciano_f disse:
OpenSSL e resolverá seus problemas.

  Infelizmente em alguns clientes também não resolveu  apenas o Capicom que funciona

Se for certificado A1 tem que funcionar com OpenSSL

Tente com as configurações a seguir, se não funcionar, abra um novo tópico com maiores informações pois o assunto desse foi esclarecido.

SSLLib := libOpenSSL

SSLCryptLib := cryOpenSSL

SSLHttpLib := httpOpenSSL

SSLXmlSignLib  := xsLibXml2

SSLType := LT_TLSv1_2

Copie as dlls atuais na pasta do seu exe.

trunk2/DLLs/OpenSSL/1.1.1.10/X86/

Copie também as dlls atuais da LibXml2.

trunk2/DLLs/LibXml2/x86/

Lembrando, se a sua aplicação for x86, use as dlls x86, mesmo que o S.O. seja 64.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 616 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...