Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Algumas mensagens comuns no ACBrNFSeX, o que elas significam e o que você pode fazer.


Diego Foliene
  • Este tópico foi criado há 344 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Como essas orientações são sobre o componente ACBrNFSeX, as mesmas também se aplicam para a LibNFSe e posteriormente o ACBrMonitor já que ambos fazem uso do mesmo.

Nome da cidade não está associado a nenhum provedor.

O por quê da mensagem.

Atualmente o ACBrNFSeX atende mais de 1260 cidades com mais de 140 provedores implementados, apesar disso, o Brasil é vasto, contando com 5565 municípios, por causa disso é inevitável que alguma cidade acabe escapando do nosso radar, por isso, se o componente não tiver a informação de integração de uma cidade, será devolvida a mensagem "<NomeCidade> não está associado a nenhum provedor.

O que você deve fazer.

Veja este tópico em nossa Base de Conhecimento para saber como descobrir se a cidade é aceita pelo componente.

Caso precise usar uma cidade que não esteja implementada, o primeiro passo é buscar as informações para poder integrar com o serviço de emissão de NFSe via WebService daquela cidade.

Um bom lugar para começar a buscar esta informação é no site da prefeitura e no setor de ISS da mesma.

De posse destas informações, você pode criar um tópico no fórum para que a integração possa posteriormente ser adicionada ao componente.

Nenhum provedor selecionado.

O por quê da mensagem.

O ACBrNFSeX foi concebido de forma inteligente, fazendo uso de interfaces. Desta forma, cada provedor pode ter sua própria implementação sem interferir umas com as outras, seguindo a implementação dos métodos da Interface.

Isso também quer dizer que a implementação dos métodos em si é feita nas classes do provedor e quando o mesmo não for selecionado será devolvida a mensagem "Nenhum provedor selecionado".

O que você deve fazer.

O componente define qual é o provedor internamente de acordo com a cidade selecionada, por isso, antes de realizar qualquer operação com o ACBrNFSeX, você deve configurar a cidade do emitente.

Não informado a URL de Homologação.

O por quê da mensagem.

A informação da cidade, provedor que a atende, versão e URL do WebService para todos os municípios que são usados pelo ACBrNFSeX se encontram no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini(Para mais informações sobre o arquivo ACBrNFSeXServicos.ini e o que significa cada parâmetro nele, por favor leia nosso Manual de Migração para o ACBrNFSeX).

Esta mensagem é exibida quando não tem a informação da URL de homologação para a cidade que está usando.

O que você deve fazer.

O fato de não ter está informação no arquivo INI é um indício de duas possíveis situações.

  • Quanto foi feita a contribuição com a informação da cidade, não foi passada a informação, por isso não dispomos da mesma.
  • Não tem ambiente de homologação para esta cidade e o teste precisa ser feito em produção.

Para ambos os casos, é recomendado entrar em contato com a prefeitura ou o provedor para pedir uma confirmação.

Serviço não implementado para este provedor.

O por quê da mensagem.

Infelizmente, não existe uma padrão estabelecido para NFSe, o mais próximo disso seria o Padrão ABRASF, que apesar de ser chamado de "padrão" é na verdade uma recomendação de como implementar o WebService que pode ou não ser seguida pelos provedores.

Dessa forma temos provedores que implementam leiaute próprio e até mesmo aqueles que seguem o padrão ABRASF, podem implementar customizações ou deixar de implementar métodos.

Por isso, se você recebeu a mensagem Serviço não implementado para este provedor, significa que está tentando usar um método que não foi implementado por ele.

O que você deve fazer.

De maneira geral, podemos agrupar o uso da NFSe em três categorias, Emissão, Consulta e Cancelamento/Substituição.

Se você tentou usar uma das formas de emissão(síncrona ou assíncrona) e recebeu está mensagem, isso indica que o provedor não implementa a forma como está usando e por isso deve utilizar a outra.

Uma dica é deixar o modo de envio automático para que o componente escolha.

Caso tenha tentado uma consulta e recebido está mensagem, indica que a mesma não foi implementada pelo provedor e deve optar por alguma outra das consultas disponíveis.

Se o cancelamento/substiuição lhe devolver esta mensagem, entre em contato com a prefeitura para confirmar se a mesma permite realizar tal processo via WebService já que em alguns municípios, parte do processo de cancelamento/substituição requer análise de um fiscal.

Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)

O por quê da mensagem.

Nos casos em que transmite um RPS, mas recebe rejeições no retorno esta é uma das mensagens que vai visualizar.

Ela ocorre porque o ACBrNFSeX espera receber dentro da estrutura do retorno uma tag ListaNfse que contém o conteúdo da NFSe em si.

Quando o WebService devolve rejeições, ele não devolve esta tag.

O que você deve fazer.

Quando a transmissão do RPS ocorre sem rejeições e a NFSe é devolvida está mensagem não aparece, portanto, basta resolver as outras rejeições que foram devolvidas pelo WebService.

WebService retornou um XML vazio.

O por quê da mensagem.

Está mensagem é mostrada quando a resposta do WebService a requisição vem vazia.

O que você deve fazer.

Existe a possibilidade de que o WebService esteja devolvendo uma resposta que não esteja no padrão esperado para ele e por isso o componente não consiga interpretar.

Marque a opção para Salvar os Envelopes Soap.

  • Se você usa componente a propriedade é: ACBrNFSeX.Configuracoes.WebServices.Salvar := True;
  • Se você usa Lib é a configuração SalvarWS na seção NFSe das configurações.

Ao fazer isso, será salvo para você um arquivo com a resposta devolvida pelo WebService antes de o ACBrNFSeX tentar fazer sua leitura.

Verifique o conteúdo deste arquivo e caso o mesmo esteja vazio ou nem ao menos seja gerado, é necessário entrar em contato com o provedor para verificar.

Caso haja informação, crie um tópico no fórum anexando os arquivos de envelope para que a equipe ACBr possa analisar se a rotina de leitura do componente deve ser alterada para que leia o conteúdo do retorno.

  • Curtir 7
Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diego Foliene changed the title to Algumas mensagens comuns no ACBrNFSeX, o que elas significam e o que você pode fazer.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.