Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duvidas sobre retorno do Boleto pago pelo Api Sicoob


FSoftware
  • Este tópico foi criado há 195 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Gostaria de tirar uma duvida a respeito do retorno do boleto via api do sicoob, saberia me informar se registrar online o boleto, depois ele ira constar no arquivo de retorno no portal do banco (CNAB) ou tenho que verificar o retorno atravez do GET da API ?

Alguem poderia me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, FSoftware disse:

Gostaria de tirar uma duvida a respeito do retorno do boleto via api do sicoob, saberia me informar se registrar online o boleto, depois ele ira constar no arquivo de retorno no portal do banco (CNAB) ou tenho que verificar o retorno atravez do GET da API ?

Alguem poderia me ajudar ?

mas porque tu iria pegar o CNAB sendo que a API é mais rápido e já online

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Sim, constarão no arquivo CNAB, tanto os pagos pelo código de barras como pelo QR code.

Até o momento, no webservice do Sicoob, não existe um endpoint onde se consulte a movimentação pelo período e ele retorne um JSON estruturado com a movimentação de liquidação dos boletos. O que faz uma falta danada.

Mas existe um "GET" que permite consultar um boleto específico pelo Nosso Numero e também um endpoint "boletos/solicitacoes/movimentacao" onde é possível requisitar e fazer o download dos arquivos de movimentação pelo período e pelo tipo.

No site https://developers.sicoob.com.br/portal/apis tem a relação dos endpoint's disponíveis para consumo.

  • Curtir 2

Vinício Rocha

Analista de Sistemas

Logus Soluções

Formiga – MG

þeficazerp.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, vinizioWOW disse:

Bom dia,

Sim, constarão no arquivo CNAB, tanto os pagos pelo código de barras como pelo QR code.

Até o momento, no webservice do Sicoob, não existe um endpoint onde se consulte a movimentação pelo período e ele retorne um JSON estruturado com a movimentação de liquidação dos boletos. O que faz uma falta danada.

Mas existe um "GET" que permite consultar um boleto específico pelo Nosso Numero e também um endpoint "boletos/solicitacoes/movimentacao" onde é possível requisitar e fazer o download dos arquivos de movimentação pelo período e pelo tipo.

No site https://developers.sicoob.com.br/portal/apis tem a relação dos endpoint's disponíveis para consumo.

Nesse caso, eu só mandaria tpIncluir do acbr, e depois tenho que importar o retorno igual faz no modelo do cnab ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

No seu código de envio dos boletos vc já trata  o retorno do banco e grava no banco de dados.

	ACBrBoleto.Configuracoes.WebService.Operacao := tpInclui;
	ACBrBoleto.Enviar;
	if ACBrBoleto.TotalListaRetornoWeb > 0 then
		begin
			for i := 0 to Pred(ACBrBoleto.TotalListaRetornoWeb) do
				begin
					if (ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].ListaRejeicao.Count = 0) and
					   (ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].HTTPResultCode in [200, 201, 202, 207])  then
						begin
							Nosso_Numero     := Copy(ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.IDACBrBoleto.NossoNum,1,
													 Length(ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.IDACBrBoleto.NossoNum)- 1);
							Seu_Numero       := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.SeuNumero;
							Numero_Documento := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.NumeroDocumento;
							URL_Pix          := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.EMV;
							Codigo_Barras    := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.CodBarras;
							Linha_Digitavel  := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.LinhaDig;
						end;
				end;
		end;

Assim, ao reimprimir, vc abastece o componente com as informações que gravou no banco de dados.

Vinício Rocha

Analista de Sistemas

Logus Soluções

Formiga – MG

þeficazerp.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vinizioWOW disse:

Bom dia,

No seu código de envio dos boletos vc já trata  o retorno do banco e grava no banco de dados.

	ACBrBoleto.Configuracoes.WebService.Operacao := tpInclui;
	ACBrBoleto.Enviar;
	if ACBrBoleto.TotalListaRetornoWeb > 0 then
		begin
			for i := 0 to Pred(ACBrBoleto.TotalListaRetornoWeb) do
				begin
					if (ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].ListaRejeicao.Count = 0) and
					   (ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].HTTPResultCode in [200, 201, 202, 207])  then
						begin
							Nosso_Numero     := Copy(ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.IDACBrBoleto.NossoNum,1,
													 Length(ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.IDACBrBoleto.NossoNum)- 1);
							Seu_Numero       := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.SeuNumero;
							Numero_Documento := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.NumeroDocumento;
							URL_Pix          := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.EMV;
							Codigo_Barras    := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.CodBarras;
							Linha_Digitavel  := ACBrBoleto.ListaRetornoWeb[i].DadosRet.TituloRet.LinhaDig;
						end;
				end;
		end;

Assim, ao reimprimir, vc abastece o componente com as informações que gravou no banco de dados.

Certo, mas exemplo: Gerei o boleto mandei para a API, meu cliente pegou o boleto e pagou.

No meu sistema atualmente no modelo CNAB eu baixo o arquivo de retorno no site da Sicoob e importo esse arquivo no meu sistema e dou baixa nos boletos que estao no meu sistema a partir desse arquivo.

No modelo de API agora, eu continuo baixando o Retorno ou tenho que fazer algum consumo da API para dar baixa no meu sistema ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

consulta na API

tem até no exemplo o botão mostrando como fazer.

consulta. retorna se o titulo foi baixado ou está aberto ou a situação e tu vai fazer isso no seu sistema

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 

Você pode continuar importando o arquivo CNAB de retorno no seu sistema para fazer as baixas.

Com mencionei, o webservice permite que você faça a requisição e download do arquivo pela API ou pode continuar gerando o arquivo manualmente pelo sistema do banco.

 

  • Curtir 1

Vinício Rocha

Analista de Sistemas

Logus Soluções

Formiga – MG

þeficazerp.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • 2 semanas depois ...

Bom dia,

No caso do BANCOOB/SICOOB (não sei informar em outros bancos) até o momento, não existe um endpoint de consulta por período. Somente por boleto.

Mas é possível baixar o arquivo CNAB de retorno através do endpoint "/boletos/solicitacoes/movimentacao". Nele é possível solicitar os boletos liquidados dos últimos 2 dias.

Em posse do arquivo CNAB, é possível fazer a baixa dos boletos no seu sistema de modo tradicional, como era feito antes, importando o arquivo no componente ACBrBoleto.

o consumo deste endpoint ainda não foi implementado no ACBr.

Vinício Rocha

Analista de Sistemas

Logus Soluções

Formiga – MG

þeficazerp.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 195 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.