Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Efd-Reinf Homologação - Retorno Inativo ou Inoperante com certificado A3


Ver Solução Respondido por Luiz Miguel Peres,
  • Este tópico foi criado há 232 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde, ao tentar transmitir o qualquer evento para o Reinf (Ambiente de Homologação versão v2_01_02) com (certificado A3) esta ocorrendo o erro  de inativo ou inoperante. 

image.png.90bccc1ea126782d1d36e090849dcbaf.png

O cliente já realiza transmissão para o e-social com o mesmo certificado A3 e tudo funciona perfeitamente. 

--Configuração do componenete.

  SSLLib           := libWinCrypt;
  SSLCryptLib      := cryWinCrypt;
  SSLHttpLib       := httpWinHttp;
  SSLXmlSignLib    := xsLibXml2;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Ele faz o envio do eSocial no mesmo ambiente e utilizando também os componentes do ACBr?

Essa mensagem parece um erro recorrente que acontece com algumas versões de certificados A3.

Mas não acontece com todos os DFes, tendo relatos de funcionar para NFe e não para NFCe, por exemplo, confirme tópico a seguir.

Tente reinstalar o certificado, atualizar driver da leitora, confirme se está com todas as atualizações do Windows em dia, troque a porta que está conectado, veja se não tem algum botão bloqueio na internet, firewall, antivírus, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Me encontro na mesma situação, hoje 14/09/2023 atualizei os fontes do repositório e recompilei todos os projetos, atualizei inclusive o xsd do evento R-4010, que está no portal sped (de hoje) atualizei o windows ontem a noite, desinstalei e reinstalei o certificado, desinstalei e reinstalei o driver da leitora com a última versão.

Sim, no mesmo ambiente eu envio os eventos do e-social, S-1200, S-1210 e S-1299, na mesma máquina.

O que é intrigante que selecionando a versão 1.05.01 ele envia os eventos da série R-4000 mas retorna uma mensagem no xml dizendo que esse evento (R-4010, R-4020, R_4099) precisa ser enviado no modo assincrono, ou seja está funcionanando.

Ja não sei mais o que fazer, alguém tem mais alguma dica? Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Bom dia,

Ele faz o envio do eSocial no mesmo ambiente e utilizando também os componentes do ACBr?

Essa mensagem parece um erro recorrente que acontece com algumas versões de certificados A3.

Mas não acontece com todos os DFes, tendo relatos de funcionar para NFe e não para NFCe, por exemplo, confirme tópico a seguir.

Tente reinstalar o certificado, atualizar driver da leitora, confirme se está com todas as atualizações do Windows em dia, troque a porta que está conectado, veja se não tem algum botão bloqueio na internet, firewall, antivírus, etc.

Bom dia Renato.

Sim, o envio para o e-social é realizado por componente do Acbr também, no mesmo sistema. 

Já realizei todos os procedimentos possíveis:

Reinstalei o software da leitora.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Bom dia,

Ele faz o envio do eSocial no mesmo ambiente e utilizando também os componentes do ACBr?

Essa mensagem parece um erro recorrente que acontece com algumas versões de certificados A3.

Mas não acontece com todos os DFes, tendo relatos de funcionar para NFe e não para NFCe, por exemplo, confirme tópico a seguir.

Tente reinstalar o certificado, atualizar driver da leitora, confirme se está com todas as atualizações do Windows em dia, troque a porta que está conectado, veja se não tem algum botão bloqueio na internet, firewall, antivírus, etc.

Bom dia Renato.

Sim, o envio para o e-social é realizado por componente do Acbr também, no mesmo sistema. 

Já realizei todos os procedimentos possíveis:

Reinstalei o software da leitora.
Atualizei o java.
Verifique anti-virus a firewall.
Atualizei Windows.
Verifique cadeia de certificados raiz.

Realizei os procedimentos conforme a certificadora.
https://soluti.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Manual-Certificado-A3-Ajustado-com-links-1.pdf

 

A questão é que o envio para o e-social funciona perfeitamente, o cliente realiza todos os meses.
 

Editado por Luiz Miguel Peres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Luiz,

Tente abrir um fale conosco com a receita para tentarem identificar o motivo do problema.

Como eu disse acima, houveram casos que funcionavam alguns DFes e outros não.

4 horas atrás, mauricioaneves disse:

O que é intrigante que selecionando a versão 1.05.01 ele envia os eventos da série R-4000 mas retorna uma mensagem no xml dizendo que esse evento (R-4010, R-4020, R_4099) precisa ser enviado no modo assincrono, ou seja está funcionanando.

Os eventos da série 4000 só existem na versão 2.1, por isso foi rejeitado.

Se enviarem o 1000 ou os eventos da série 2000 na 1.5 funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

O cliente me enviou a leitora e o certificado A3 e instalei tudo aqui na minha máquina.

-EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO VERSÃO 2.1.2

 Consegui realizar a transmissão corretamente alterando propriedade ACBrReinf.SSL.SSLType para LT_all com certificado A3. 
 Envie evento da série R-1000, R-2000 e R-4000. 

Editado por Luiz Miguel Peres
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
41 minutos atrás, Luiz Miguel Peres disse:

Consegui realizar a transmissão corretamente alterando propriedade ACBrReinf.SSL.SSLType para LT_all com certificado A3. 

Boa Luiz, só não faz sentido a alteração do SSLType.

Tente fixar com tls1.2, pois deve funcionar também.

De qualquer forma, indica algum problema no cenário do cliente.

59 minutos atrás, mauricioaneves disse:

Renato, ja acionei o fale conosco da Receita Federal, existe um canal específico para o EFD-Reinf, mas parece que é mais para eles coletarem as informações para melhoria dos procedimentos como um todo, meio difícil eles responderem, vamos aguardar.

Maurício, se não me engano, por padrão eles não respondem mesmo e mandam uma resposta automática citando isso.

Tente outro computador com Windows 10 ou 11, atualizado e veja se funciona.

Se o erro persistir, revise os passos que o Luiz citou acima e foram bem completos, caso o problema seja relacionado à leitora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Renato! 

Realmente não faz sentido usar SSLType = LT_all, com certificado A3 mas foi a única forma que funcionou, já com certificado A1 uso  SSLType = LT_TLSv1_2.

Fiz um vídeo com o programa teste do Reinf-Acbr para demonstrar a situação. 

image.thumb.png.7dcf7f542d102809c5b2a811202ac16c.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Eu imaginei que o Reinf funcionasse apenas no tls1.2, por isso disse que não fazia sentido, pois o que o Lt_all faz é tentar todas as opções.

Se puder fazer mais um teste para tentarmos apurar realmente qual a opção válida, teste uma por uma que provavelmente ao menos uma tem que passar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution
13 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Eu imaginei que o Reinf funcionasse apenas no tls1.2, por isso disse que não fazia sentido, pois o que o Lt_all faz é tentar todas as opções.

Se puder fazer mais um teste para tentarmos apurar realmente qual a opção válida, teste uma por uma que provavelmente ao menos uma tem que passar.

Bom dia Renato!

Realizei os teste de transmissão para o EFD-Reinf ambiente de produção restrita (Homologação) versão 2.1.2 com CERTIFICADO A3 nesta data 15/09/2023, os testes foram realizado com todas as opções da propriedade SSLType do componenete ACBrReinf.

Resultado abaixo:

LT_all             OK - funcionou
LT_SSLv2      ERRO - inativo ou inoperante
LT_SSLv3      ERRO - inativo ou inoperante
LT_TLSv1       OK - funcionou
LT_TLSv1_1    OK - funcionou
LT_TLSv1_2   ERRO - inativo ou inoperante
LT_TLSv1_3   OK - funcionou
LT_SSHv2     OK - funcionou

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde pessoal, de manhã estou na faculdade dando aulas. Testei agora em outras duas máquinas, não rodou. Como ta tudo no mesmo ambiente, imagino que pode ser algo da minha rede, vou tirar desse ambiente, vou levar pra minha loja ou pra casa e testar de la. Todos os windows atualizados, numa das maquinas, nem tinha certificado, drive da leitora nada, instalei do zero, e mesmo assim, Inativo ou Inoperante, fiz os mesmos teste do Luiz e, nada.

No meu caso ja é o meu sistema mesmo, que ja roda eSocial normal, vou fazer os testes e volto a postar.

Obrigado pela ajuda pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
3 horas atrás, Luiz Miguel Peres disse:

Resultado abaixo:

LT_all             OK - funcionou
LT_SSLv2      ERRO - inativo ou inoperante
LT_SSLv3      ERRO - inativo ou inoperante
LT_TLSv1       OK - funcionou
LT_TLSv1_1    OK - funcionou
LT_TLSv1_2   ERRO - inativo ou inoperante
LT_TLSv1_3   OK - funcionou
LT_SSHv2     OK - funcionou

Boa tarde @Luiz Miguel Peres

Obrigado pelos testes.

O que acontece é que provavelmente o componente utilizou o tls1, isso vai ajudar caso alguém tenha problema semelhante futuramente.

No seu cenário, que não funcionou o tls1.2, é muito provável que faltem atualizações do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Pessoal, agradeço a ajuda de todos e as dicas.

Finalmente consegui resolver, no meu caso era o SSLTYPE, na verdade tava "comendo bola", ao enviar o reinf, o meu programa não estava setando a propriedade SSLTYPE no componente, possivelmente estava indo nula, hoje resolvi dar corrida nas rotinas, checando parte a parte e notei que estava faltando a carga do SSLTYPE no componente.

Arrumei a rotina e fiz transmissão, funfou belezinha.

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 232 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...