Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ocorrencia código 1895 tipo: 2 no envio do S-1210


Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado (editado)

Bom dia a todos!

Eu recebi a seguinte advertencia ao enviar, já na versão S-1.2, o evento S-1210 ref. o mês 12 de um funcionário:

Ocorrência nº 1 código 1895 Tipo 2

    Descrição: O registro [tpInfoIR]=7900 e demonstrativo=xxxx foi zerado pelo sistema, pois o seu valor era negativo

Acredito que este erro ocorre porque existem rubricas de desconto como por exemplo a rubrica "Desconto Adiantamento de 13º salário", que eu classifiquei com a natureza da rubrica = 5504 e o tpInfoIR=09 (Verba transitada pela folha de pagamento de natureza diversa de rendimento ou retenção/isenção/dedução de IR); então ao totalizar os valores por tpInfoIR o eSocial não encontra nenhuma outra rubrica de vencimento com este mesmo tpInfoIR, gerando um total negativo para este totalizador.

Minha preocupação é se esta configuração da rubrica que eu fiz está correta. Estranho é que, neste caso acima, mesmo a rubrica estando com tpInfoIR = 09, o eSocial totaliza na 7900;

Porém ocorreram outros casos em que a ocorrência, retorna o totalizador 79, conforme abaixo:

Ocorrência nº 1 código 1895 Tipo 2

    Descrição: O registro [tpInfoIR]=79 e demonstrativo=xxxx foi zerado pelo sistema, pois o seu valor era negativo

Agradeço muito se houver alguém que possa me orientar sobre esta parte de configuração das rubricas. Estou perdido quanto a isso, e os funcionários de RH das empresas também tem dificuldade com isso.

Abraços

Editado por CarlosSolla
correção de erros na escrita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Membros Pro
Postado (editado)

Boa tarde!

Também passei o caso para o suporte do eSocial, e inicialmente recebi uma reposta orientando para eu mudar a incidência de IRRF da rubrica 231-"Desconto de Adiantamento de 13º Salário" que foi a que gerou o negativo, para a incidência IRRF=12. Esta rubrica gerou um negativo no tpInfoIR=7900, porque ela é um desconto e não havia nenhuma outra rubrica de vencimento no mês com o mesmo tipo de incidência (codIncIRRF=09). Ao que parece os eventos com CodIncIRRF=09 entram no totalizador do tpInfoIR=7900.

Após eu argumentar que fazer isso iria gerar uma totalização errada da base de IRRF 13º, reponderam o seguinte:

Citar

Prezado(a) senhor(a), bom dia;
Está correto.
Mas tente reenviar os eventos com a configuração anterior, pois o problema já foi corrigido.
Atenciosamente,
Equipe eSocial

Porém eu não cheguei a reenviar os eventos, pois o cliente já havia fechado a folha, e decidiu manter como estava.

Vamos ver então se nos próximos envios não vai mais aparecer esta advertência.

at.

Editado por CarlosSolla
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 09/01/2024 at 10:29, CarlosSolla disse:

Bom dia a todos!

Eu recebi a seguinte advertencia ao enviar, já na versão S-1.2, o evento S-1210 ref. o mês 12 de um funcionário:

Ocorrência nº 1 código 1895 Tipo 2

    Descrição: O registro [tpInfoIR]=7900 e demonstrativo=xxxx foi zerado pelo sistema, pois o seu valor era negativo

Acredito que este erro ocorre porque existem rubricas de desconto como por exemplo a rubrica "Desconto Adiantamento de 13º salário", que eu classifiquei com a natureza da rubrica = 5504 e o tpInfoIR=09 (Verba transitada pela folha de pagamento de natureza diversa de rendimento ou retenção/isenção/dedução de IR); então ao totalizar os valores por tpInfoIR o eSocial não encontra nenhuma outra rubrica de vencimento com este mesmo tpInfoIR, gerando um total negativo para este totalizador.

Minha preocupação é se esta configuração da rubrica que eu fiz está correta. Estranho é que, neste caso acima, mesmo a rubrica estando com tpInfoIR = 09, o eSocial totaliza na 7900;

Porém ocorreram outros casos em que a ocorrência, retorna o totalizador 79, conforme abaixo:

Ocorrência nº 1 código 1895 Tipo 2

    Descrição: O registro [tpInfoIR]=79 e demonstrativo=xxxx foi zerado pelo sistema, pois o seu valor era negativo

Agradeço muito se houver alguém que possa me orientar sobre esta parte de configuração das rubricas. Estou perdido quanto a isso, e os funcionários de RH das empresas também tem dificuldade com isso.

Abraços

Olá, acabei de gerar o S-1210 referente a pagamentos em 01/2024 e ocorreu o mesmo problema citado por você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, descobri o problema.

A tabela de códigos de incidência do IRRF teve inclusões de novos códigos e inutilização de outros (tabela 21).

Depois de atualizar a minha tabela e reconfigurar os eventos da FP (rubricas), gerei o S-1210 como alteração e deu certo.

Se persistir o problema, me chamem aqui.

Boa sorte a todos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Moderadores
7 horas atrás, Gabrielasmplumas disse:

Bom dia, 

 

Não entendi ... voce usa o sistema dominio ?

Atualizou as incidências de todas as rúbricas conforme tabela vigente ?

 

 

Att

creio que ele está falando do sistema dele que deve ter no banco as tabelas onde ele atualizou e usou os novos dados para emissão

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2024 at 18:50, anderson.mendonca disse:

Caros amigos, descobri o problema.

A tabela de códigos de incidência do IRRF teve inclusões de novos códigos e inutilização de outros (tabela 21).

Depois de atualizar a minha tabela e reconfigurar os eventos da FP (rubricas), gerei o S-1210 como alteração e deu certo.

Se persistir o problema, me chamem aqui.

Boa sorte a todos.

 

Olá Anderson, bom dia.

Poderia compartilhar como fez esses ajustes, meu suporte de sistema diz que está tudo certo no programa mas continuo com essa advertência.
Já abri um chamado junto ao e-Social e esta em analise pela area de desenvolvimento deles... já estou indo para o 2º mês com esse erro.

Agradeço imensamente a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.