Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duvidas Frequentes sobre o ACBrNFSeX


Recommended Posts

  • Consultores

Olá Pessoal,

Algumas duvidas frequentes dos desenvolvedores que estão iniciando seus projetos de emissão de NFS-e.

1. O provedor XYZ já esta implementado no componente ACBrNFSeX?

Resp.: É muito simples de obter essa resposta, dentro da pasta: ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSeX temos o arquivo: Provedores-Implementados.txt e seu conteúdo contem a lista em ordem alfabética de todos os provedores implementados no componente.

2. Usando o componente ACBrNFSeX consigo emitir notas para a cidade ABC?

Resp.: Na mesma pasta da resposta anterior temos o arquivo: ACBrNFSeXServicos.ini, seu conteúdo contem todas as cidades brasileiras em ordem por código IBGE, se a cidade contem um provedor associado a cidade desejada a resposta é SIM.

3. Procurei no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini e a cidade desejada não contem um provedor associado a ela, isso significa que não é possível emitir NFS-e para esta cidade?

Resp.: A principio não vai ser possível, mas você pode entrar em contato com a prefeitura e questionar qual é a empresa (provedor) contratada para implementar a emissão de NFS-e por aplicação de terceiros. Precisamos saber qual é o provedor bem como as URLs de homologação e produção do webservice para a cidade em questão (atenção: não serve as URLs usadas para emissão via site/portal da prefeitura).

4. Eu mesmo posso alterar o arquivo ACBrNFSeXServicos.ini para realização de testes antes criar um tópico sugerindo a inclusão do provedor a uma cidade que ainda não tenha ou alteração de URL ou troca de provedor?

Resp.: Sim, toda colaboração é bem vinda, você pode seguir as orientações constantes no inicio do arquivo ACBrNFSeXServicos.ini, elas vão lhe ajudar nessa tarefa que muito simples.

5. Qual é procedimento correto para emissão de NFS-e quando o prestador de serviço for MEI?

Resp.: Observe que na aba "Geral" do programa exemplo temos o campo: Layout NFSe com as seguinte opções:

image.png

Se for selecionado a opção lnfsProvedor o componente vai usar o layout adotado pelo provedor, por outro se for selecionado a opção lnfsPadraoNacionalv1 o componente vai usar o layout da NFS-e Padrão Nacional que é utilizado obrigatoriamente por todos os prestadores MEI.

6. Então não preciso altear o provedor para PadraoNacional no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini ?

Resp.: Não porque no momento somente quem é MEI é obrigado a emitir suas notas no Padrão Nacional os demais continuam emitindo segundo o layout contratado pela prefeitura.

7. Quando é que devemos alterar o provedor para PadrãoNacional de um cidade?

Resp. O dia que a prefeitura dessa cidade aderir a emissão da NFS-e Padrão Nacional para todos os prestadores.

8. Como eu descubro o layout utilizado por um provedor?

Resp.: A primeira maneira é executando o programa exemplo do componente ACBrNFSeX e selecionando a cidade desejada e clicando no botão [Salvar Configurações], na aba "Emitente", será apresentado o provedor, layout e versão.

image.png

9. Como eu sei se a cidade aderiu ou não a emissão da NFS-e Padrão Nacional?

Resp.: No programa exemplo na aba "Emitente" selecione a cidade desejada e clique no botão [Salvar Configuração], depois na aba "Geral" altere o layout para Padrão Nacional e clique novamente no botão para salvar a configuração.

Note que a direita as abas vão mudar.

image.png

Por fim clique no botão [Convenio] que esta na aba "Consultar Parâmetros Municipais", se a cidade aderiu vai constar o valor 1 (Sim) para "Aderente ao Emissor Nacional".image.png

 

10. Como eu sei se o provedor existe certificado digital, serviços disponibilizado pelo provedor?

Resp.: Novamente com o programa exemplo temos essa resposta clicando no botão [Informações sobre o Provedor] que esta na aba "Geral".

image.png

Você notou que eu respondi varias perguntas usando o programa exemplo?

Quando nós consultores e moderadores orientamos estudar o programa exemplo é porque você vai encontrar muitas respostas para as suas duvidas.

Nas perguntas acima foi necessário apenas executar o programa exemplo e o configurar para obter as respostas.

Estudando o código do programa exemplo você vai saber como utilizar os diversos métodos implementados no componente.

Por fim mas não menos importante, sempre utilize o programa exemplo para realizar os testes, pois é a única aplicação em comum entre nós do Projeto ACBr e você Desenvolvedor.

  • Curtir 5
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel Simoes changed the title to Duvidas Frequentes sobre o ACBrNFSeX
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.