Luciano Rodrigues Pereira Postado 29 Julho Postado 29 Julho Estou postando aqui à título de tentar ajudar quem trabalha com a API de boletos do Itaú. 1. Não usem o Bolecode (boleto hibrido). Quando um boleto é pago via QRCode e você for consultar esse boleto ou consultar a movimentação da carteira, esse título virá apenas com a informação de Baixado, informando que ele foi pago via pix, mas sem trazer qualquer informação de valores pagos, como multa, juros, desconto, valor total pago, etc. Então você não terá como liquidar o mesmo no seu sistema. 2. Em relação à movimentação, deixo aqui uma sugestão de correção para a ACBr. Eu não tenho conhecimento pleno do ACBr para eu mesmo fazer as devidas mudanças, senão eu mesmo as faria. O ACBr está usando como endpoint para buscar a movimentação a "francesinha", o Itaú está abandonando esse endpoint, já existe um novo endpoint, que além de ser mais fácil de usar e com mais recursos de filtro de pesquisa, traz informações importantes que a francesinha não traz. Fiz o processo de homologação com o Itaú usando o Postman com esse endpoint e funcionou perfeitamente. Inclusive você pode consultar um intervalo de datas e não um único dia. São muitas as melhorias em relação à francesinha. O Itaú infelizmente não possui um "manual", apenas o coletânea do Postman que se quiserem posso disponibilizar. Inclusive, olhando os fontes do ACBr, o ACBr não está trazendo valores de multa, juros, desconto, etc. e está trazendo o valor da tarifa do boleto como se fosse um desconto, independe se foi pago via QR Code ou código de barras. Seria interessante se o ACBr fizesse essa mudança, para quem trabalha com a API do Itaú. Este é um exemplo da consulta ao novo endpoint da consulta à movimentação: https://boleto.api.itau.com/boleto/v1/boletos?idBeneficiario=100700157868&codigoCarteira=109&data=2025-07-17,2025-07-17&view=basic&page=0&pageSize=20&situacao=pago
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 29 Julho Moderadores Postado 29 Julho 36 minutos atrás, Luciano Rodrigues Pereira disse: com o Itaú usando o Postman Certo só ficou uma dúvida lendo isso. seu cliente vai usar o PostMan dai no lugar de seu sistema ? Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 29 Julho Autor Postado 29 Julho Obviamente que não, eu apenas mencionei que o Postman foi usado para testar os endpoints, juntamente com o suporte para homologação do Itaú. O próprio Itaú disponibiliza a coletânea do Postman para testes. O Itaú não tem um material como um "Manual". Eu estou aqui com o intuito apenas de colaborar, pois para ser bem sincero eu já convenci meu cliente à trocar para o BB, por conta dessa problemática no Bolecode do Itaú.
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 29 Julho Moderadores Postado 29 Julho Há tá a homologação que tu diz. é que o suporte mostrou o processo usando o postman. sim eles tem lá pra ti ligar e fazer toda a parte de configuração para entender o funcionamento. Havia entendi que tu tinha feito a homologação para emissão de boleto com o postman para por rodar. Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 29 Julho Autor Postado 29 Julho Então @Juliomar Marchetti, fica a dica aí do novo endpoint da consulta da movimentação, porque como eu disse, a consulta do ACBr está usando a francesinha e assim mesmo não traz os valores de multa, juros, desconto, etc. e está trazendo o valor da tarifa do boleto como se fosse um desconto, independe se foi pago via QR Code ou código de barras. Usando a "francesinha", lá no ACBrBoletoRet_Itau_API.pas está assim: ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorDesconto := LJsonBoletoObject.AsCurrency['valor_decrescimo']; ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorDespesaCobranca := 0; ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorMoraJuros := 0; ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorOutrasDespesas := LJsonBoletoObject.AsCurrency['valor_acrescimo']; ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorPago := LJsonBoletoObject.AsCurrency['valor_liquido_lancado']; ListaRetorno.DadosRet.TituloRet.ValorRecebido := LJsonBoletoObject.AsCurrency['valor_liquido_lancado']; - Este 'valor_decrescimo' aí é o valor da taxa do boleto e não o valor de desconto. - E o 'valor_liquido_lancado', não é o ValorPago e nem o ValorRecebido, mas sim o valor recebido já abatendo o valor da taxa do boleto. Se quiser posso passar um log do ACBr para mostrar isso aí. Se quiser continuar a usar a francesinha teria de fazer essas correções, mas se quiser deixar 100% mesmo teria de deixar de usar essa francesinha e usar o novo endpoint. Se quiser posso passar a coletânea do Postman enviada pelo Itaú. Mesmo não estando trabalhando com o Itaú, eu só não vou fazer as alterações, porque não conheço à fundo assim os fontes do ACBr. Forte abraço, amigo.
Luciano Rodrigues Pereira Postado Quarta as 18:51 Autor Postado Quarta as 18:51 @Juliomar Marchetti eu consegui o material do novo endpoint da movimentação do Itaú. É preciso uma conta no site do Itaú Developers, se não tiver, posso fornecer a minha. https://devportal.itau.com.br/nossas-apis/itau-ep9-api-boleto-v1-externo?tab=especificacaoTecnica#operation/get/boletos
Marco Roberto Crema Postado Quinta as 12:59 Postado Quinta as 12:59 alguem saberia informar se para esta nova rota de consulta dos boletos é necessários um novo conjunto de credenciaiscertificado ?
Luciano Rodrigues Pereira Postado Quinta as 13:04 Autor Postado Quinta as 13:04 @Marco Roberto Crema Não muda credenciais, nem certificado, nada. É só uma nova rota. A francesinha também continua funcionando por enquanto. Mas como eu mencionei, a francesinha no ACBr não está trazendo as informações corretas. Então ao meu ver se for fazer a correção da francesinha no ACBr, é melhor já trabalhar com a nova rota.
Marco Roberto Crema Postado Quinta as 13:07 Postado Quinta as 13:07 certo, então são as mesmas credenciais que eu já uso para gerar os boletos.....vlw pela ajuda....
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora