Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 214 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membro Pro Verificado
Postado

Eu tenho uma dúvida referente a implementação de regras de tributação. Caso este post não tenha relação com os conteúdos deste forum já adianto as minhas desculpas, mas caso alguém tenha experiência para uma "luz" por favor compartilhar informações.

Eu gostaria de possibilitar aos meus clientes a possibilidade de criar regras tributárias de forma mais simples aos mesmos.

Atualmente meu cliente precisa que cada produto cadastrado, ele aponte a regra tributária do mesmo, esta regra aponta se calcula Icms, Icms ST, PIS, Cofins, aliquotas, qusl Cfop utilizar, etc.
Porém a cada novo produto o cliente precisa ir na nota fiscal de entrada, identificar os pontos e julgar qual a melhor regra tributária, a grande maioria das vezes o cliente nem sabe o que é um ICMS. Existe uma regra geral que eu posso adotar para já poder selecionar de forma automática a melhor regra tributária? existe alguma API grátis ou tabela que consiga baixar, que eu consiga analisar como o produto se encaixa? 
Aguardo orientações para melhorar este processo.
Obrigado!

• Consultores
Postado

Boa tarde,

Movi seu tópico para uma área aberta por se tratar de uma questão mais geral.

Uma pergunta de milhões a sua!

Como contribuição posso citar o uso de serviços de cadastro e saneamento de informações tributárias onde vc consulta qual seria a regra fiscal de acordo com o gtin (codigo de barras) do produto, uso de automações internas no sistema para validar os cadastros, operações bem construídas no seu sistema que já implementem as configurações (exemplo: escolhi a operação de remessa pra conserto a configuração já é automatizada pros dados da nota).

Finalmente no hype do momento até o uso de IA para determinar as configurações... por que não?

Mas porque tudo isso não funciona "auto-magicamente"? Porque a legislação tributária e as regras fiscais permitem muitas variações no Brasil. Cada empresa é um cenário, cada operação é um cenário diferente dentro da mesma empresa....
Para uma empresa simples, com produtos simples é fácil... imagina o quisque de sorvete de casquinha do mcdonalds. 10 produtos fixos e com a regra definida... nem tem manutenção num sistema desses...
Agora imagina uma loja de 1,99 que compra produto de alumínio de um fornecedor, brinquedo de plástico de outro, alimentos de outro... cada produto tem suas particularidades.. aí o trabalho é mais complicado mesmo...

Existem alguns produtos e APIs que vão ajudar bastante... mas como é dito no nosso meio com frequencia.... "Não existe bala de prata!"

• Curtir 1
image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Postado

Boa noite @Nortus TI, tudo bem ? 

Pode-se dizer que uma ferramenta, onde o próprio cliente possa indicar sua tributação do dia a dia seja o santo graal !!! Sou programador a 31 anos, já trabalhei com todos os segmentos imagináveis, e tenho uma ferramenta "semi autônoma" onde o cliente seleciona um grupo fiscal de produtos e o sistema trata o resto pra ele.

Para empresas do simples funciona muito bem, ao invés de ter N campos para ele preencher, ele preenche o CST e o grupo fiscal, além de NCM, mas de resto, mais nada. Não é perfeito, não e ideal, mas o mais próximo dele evitar uma série de erros. Liberar 100% pra ele baseado em leitura de nota é suicídio, o cenário "menos ruim" é dominar a legislação e ir orientando.

• Curtir 1
Postado

osmarbentojr, Bom dia!

Também trabalho, próximo ao seu conceito, pois se alterar alguma coisa na regra já altera tudo. Estou imaginando colocar no item o CST e o cClassTrib além da NCM que já temos hoje e escolher a operação fiscal. Os cálculos vou fazer tudo na regra fiscal. Inclusive aqueles parâmetros de indicadores que foram acrescentados na tabela de CST e Classificação, vou buscar as informações na regra fiscal. Vou fazer o tratamento para calcular ou não na rotina de da regra fiscal pelo CRT eu vou aplicar ou não as regras da reforma tributária. 
Hoje na rotina de regra fiscal eu inclusive posso fazer a troca da situação tributária, CFOP, e dizer como será o calculo do imposto. Pois atualmente, tem aquelas regras de se for venda para dentro do estado tem redução, tem isenção e se for venda para fora do estado muda completamente. Pretendo manter a mesma estrutura. 

Esperto ter te ajudado.

• Este tópico foi criado há 214 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.