Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 176 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado (editado)

Pessoal, é uma dúvida que não sei se pode ser considerada diretamento como do componente. É mais de preenchimento e acho que aqui tem pessoas que podem ajudar:

Presto serviço para uma empresa de Porto Alegre/RS e usam padrão nacional desde 11/2025. O problema que estou enfrentando é que:

Quando a contabilidade importa o XML da nota para apurar os impostos, o sistema contábil acusa erro, indicando que os percentuais de PIS e COFINS deveriam ser 1,65% e 7,60% mas estão com 0,65% e 3,00%.

De fato, ao gerar a nota fazemos a retenção de PIS, COFINS e CSLL em 0,65%, 3,00% e 1,00%, respectivamente. Sempre foi assim e antes de adotar o padrão nacional não era problema

Como existe essa retenção, eu indico isso na DPS nos campos conforme abaixo:

image.png.c62eca3ea31afaf293af552aae8bf7fa.png

Segundo a empresa do software da contabilidade, não devo informar esses campos. E realmente, notas que não tem a retenção por serem inferiores a R$ 215,00 a tag <tribFed> não é enviado e não temos problema.

E é ai que entra minha dúvida: realmente não devo indicar os valores ali? Porque achei muito estranho, peguei vários XMLs de notas emitidas contra o meu cliente e os XMLs deles estão exatamente iguais ao meu.

Tentei enviar só os valores, sem aliquotas, sem CST e sem base de cálculo, mas tenho o mesmo erro.

O meu cliente é uma empresa que trabalha com o regime de lucro real, por isso PIS de 1,65% e COFINS de 7,60%.

Se eles estão certos e não devo enviar a tag <tribFed>, como eu poderia indicar o valor líquido dessa nota sem informar os valores das retenções?

Editado por marciost
  • Este tópico foi criado há 176 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.