Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 145 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá, pessoal! Estou realizando a integração direta com o Emissor Nacional da NFS-e e me deparei com um cenário de "beco sem saída" que gostaria de validar se mais alguém enfrentou.

O Cenário: Sou de Belo Horizonte e preciso emitir NFS-e para Agenciamento de Publicidade (10.08) com Dedução de Base de Cálculo, a prefeitura de BH, onde a empresa está sediada, permite deduções deste tipo, já o emissor nacional não permite.

Via Padrão: O webservice bloqueia a dedução (Erro E0440/E0312), conforme regra nacional.

A Solução: A prefeitura cadastrou uma Decisão Administrativa e orientou usar a emissão por "Decisão Administrativa/Judicial" (tag <cStat>102</cStat>).

O Problema:

No Portal Web: A emissão funciona perfeitamente. Informo que é "Decisão Administrativa", preencho a dedução e a nota é autorizada.

Na API (Webservice): Ao tentar enviar o XML para o endpoint de decisão judicial (http://sefin.nfse.gov.br/SefinNacional/decisao-judicial/nfse), recebo sistematicamente um crash do servidor: HTTP 500 - RNG9999 - Erro não catalogado - Ocorreu um erro inesperado.

O que já testei:

Estrutura: Enviei o envelope <NFSe> contendo a <DPS>, conforme o Manual de Integração (Pág. 26/27).

Versões: Testei layouts 1.00 e 1.01. (No 1.00 retornava o erro Status: 400 {"tipoAmbiente":2,"versaoAplicativo":"SefinNac_Pre_1.4.0","dataHoraProcessamento":"2025-12-09T10:17:25.96556-03:00","erros":[{"Codigo":"E0799","Descricao":"Recepção de NFSe Bypass não autorizada."}]}) (No 1.01 só retorna o Status: 500 - Erro não catalogado.)

Assinatura: Testei assinar apenas a DPS, apenas a NFSe e ambos.

Endpoint: Testei /decisao-judicial/nfse (Produção e Homologação).

Prova de Conceito: Se pego esse mesmo XML e envio para o endpoint padrão (/nfse), o servidor valida a estrutura, lê os campos e retorna o erro de regra de negócio (Dedução não permitida). Isso prova que meu XML e Assinatura estão válidos tecnicamente, tanto que se eu removo a tag de dedução, a NFS-e é emitida normalmente. O erro 500 só ocorre quando tento usar o fluxo Judicial/Administrativo.

Minha Dúvida: Alguém aqui já obteve sucesso emitindo NFS-e Nacional via API utilizando a tag <cStat>102</cStat> (Decisão Administrativa)?

Vi relatos aqui no fórum de que o servidor retorna RNG9999 quando a regra de negócio interna encontra tags inesperadas ou falta de implementação no backend. Suspeito que o endpoint judicial da API possa não estar 100% funcional ou exigindo algum campo não documentado que o Portal Web preenche internamente.

Qualquer luz seria de grande ajuda.

Agradeço desde já!

• Consultores
Postado
16 horas atrás, Rafael Vilela disse:

Vi relatos aqui no fórum de que o servidor retorna RNG9999 quando a regra de negócio interna encontra tags inesperadas ou falta de implementação no backend. Suspeito que o endpoint judicial da API possa não estar 100% funcional ou exigindo algum campo não documentado que o Portal Web preenche internamente.

tentou abrir um chamado junto ao projeto nacional com essa situação?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Bom dia, Juliomar!

Sim. Recebi um atendimento genérico com alguns links inválidos e informações repetidas... Vou tentar fazer um pedido mais completo. Além disso, também estou tentando com a frente responsável pelo ISSQN da prefeitura de BH.

Segue resposta da RFB:

RFB-Atendimento NFS-e-CxCorp
qua., 10 de dez., 15:00 (há 19 horas)
para mim

Prezado (a), bom dia!
Por gentileza! Aqui tem mais informações da API: Swagger UI Contribuintes ISSQN
Manual de Integração da NFS-e no link abaixo
https://www.gov.br/nfse/pt-br/biblioteca/documentacao-tecnica/manualintegradosnnfse_v1-00-02-produc…
Acesse https://www.nfse.gov.br/swagger/contribuintesissqn/
Acesse Exemplo Documento XML — Receita Federal 
Contribuinte deve cadastrar novo serviço favorito no Emissor Nacional, Web pois atualizamos a lista de serviços NBS no dia 28/09/2025.
Consulte a atividade e respectivo código em Códigos de Tributação Nacional (NBS)
Houve atualização no endpoint da API do Documento Auxiliar da NFS-e - DANFSE. Segue nova documentação: https://adn.nfse.gov.br/danfse/docs/index.html

Postado

Pessoal, bom dia.

Estou com o mesmo problema. Tenho retorno diferentes em produção e homologação, e ele sempre respondem com respostas genéricas.

Quando envio a requisição para homologação estou recebendo o retorno abaixo:
{
  "tipoAmbiente": 2,
  "versaoAplicativo": "SefinNac_Pre_1.4.0",
  "dataHoraProcessamento": "2025-12-22T09:16:23.6239943-03:00",
  "erros": [
    {
      "Codigo": "E0799",
      "Descricao": "RecepA§A£o de NFSe Bypass nA£o autorizada."
    }
  ]
}

Quando envio em produção, recebo o retorno abaixo:
{
  "message": "An error has occurred."
}
  • Consultores
Postado
9 horas atrás, Muterle disse:

Pessoal, bom dia.

Estou com o mesmo problema. Tenho retorno diferentes em produção e homologação, e ele sempre respondem com respostas genéricas.

Quando envio a requisição para homologação estou recebendo o retorno abaixo:
{
  "tipoAmbiente": 2,
  "versaoAplicativo": "SefinNac_Pre_1.4.0",
  "dataHoraProcessamento": "2025-12-22T09:16:23.6239943-03:00",
  "erros": [
    {
      "Codigo": "E0799",
      "Descricao": "RecepA§A£o de NFSe Bypass nA£o autorizada."
    }
  ]
}

Quando envio em produção, recebo o retorno abaixo:
{
  "message": "An error has occurred."
}

Certo

quais as mudanças que fez no ACBrNFSeX?

alterou o padrão nacional?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 4 semanas depois ...
Postado (editado)

Tem alguma atualização sobre este conteúdo? Estamos enfrentando o mesmo problema aqui.

Editado por MLX
Postado

Olá, boa tarde

Não utilizamos o ACbr e aqui também estamos enfrentando o mesmo problema. No ambiente de teste do Nacional, enviando as tags da Reforma, o retorno é:

Retorno do servico Nacional: Codigo: RNG9999 - Erro não catalogado. 

Se não enviamos as tags da reforma a emissão ocorre com sucesso.

Atualizei os arquivos XSDs direto do site da receita. Foi publicado dia 22/01/2026 e segui a ordem das Tags conforme esse trecho

<xs:element name="IBSCBS" type="TCRTCIBSCBS" minOccurs="0">
        <xs:annotation>
          <xs:documentation>
            Grupo de informações geradas pelo sistema referentes ao IBS e à CBS
          </xs:documentation>
        </xs:annotation>
      </xs:element>

Mais alguém com esse mesmo problema no ambiente de teste do Nacional?

• Este tópico foi criado há 145 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...