Silvio Torres Postado 16 Dezembro, 2025 Postado 16 Dezembro, 2025 Bom dia a todos, alguém tem essa situação no provedor de São Paulo no schema 2.00? IndOp = 020201 Pois, estou num impasse técnico, se não informo imovel nos dados do IBSCBS, ele retorna o erro: Código : 620 Mensagem: O grupo de informações relativo ao imóvel deve constar na NFS-e para o indicador da operação informado. E se eu informo, como fiz para o provedor nacional (Rio de Janeiro) e lá funcionou: 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). Alguém passou/está passando por isso? Agradeço a atenção.
Consultores Juliomar Marchetti Postado 18 Dezembro, 2025 Consultores Postado 18 Dezembro, 2025 lembre-se que eles criaram um layout deles e não usam o layout do projeto nacional então pode ter diferenças Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Silvio Torres Postado 18 Dezembro, 2025 Autor Postado 18 Dezembro, 2025 Boa tarde, Juliomar, mas, isso implica que o schema 2.00 da pasta do provedor ISSSaoPaulo no ACBr está com erro então? Agradeço a atenção!
Consultores Juliomar Marchetti Postado 18 Dezembro, 2025 Consultores Postado 18 Dezembro, 2025 2 horas atrás, Silvio Torres disse: Boa tarde, Juliomar, mas, isso implica que o schema 2.00 da pasta do provedor ISSSaoPaulo no ACBr está com erro então? Agradeço a atenção! pode. mas não sei precisar. mas também pode já ter alterações. então atualize reinstale e testes Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Silvio Torres Postado 18 Dezembro, 2025 Autor Postado 18 Dezembro, 2025 Com relação aos schemas foi a primeira coisa que averiguei e está tudo atualizado, falta verificar fontes do ACBr, mas considerando o erro reportado quando preencho o grupo imovel: 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). Eu interpreto que este grupo não está sendo reconhecido no processamento do XML enviado ao provedor, ou seja, o elemento simplesmente não existe, no lado do provedor, ou estou interpretando errado? Agradeço a atenção
marcosling Postado 18 Dezembro, 2025 Postado 18 Dezembro, 2025 olhando o manual, eu acho q esse element imovel não existe
Silvio Torres Postado 18 Dezembro, 2025 Autor Postado 18 Dezembro, 2025 Aí temos uma inconsistência, o provedor nacional e o próprio provedor ISSSaoPaulo exigem imovel quando IndOp = 020201, que é o único IndOp que a empresa na qual trabalho se encaixa... Lembrando que no Provedor Nacional isso foi resolvido exatamente dessa forma, IndOp = 020201, sem imóvel: Código : 620 Mensagem: O grupo de informações relativo ao imóvel deve constar na NFS-e para o indicador da operação informado. No Provedor Nacional, schema 1.01: Ao preencher o grupo imovel somente com os dados de endereço: Direto do Demo do ACBrNFSeX: IBSCBS.imovel.ender.cep := Tomador.Endereco.CEP; IBSCBS.imovel.ender.endExt.cEndPost := ''; IBSCBS.imovel.ender.endExt.xCidade := ''; IBSCBS.imovel.ender.endExt.xEstProvReg := ''; IBSCBS.imovel.ender.xLgr := Tomador.Endereco.Endereco; IBSCBS.imovel.ender.nro := Tomador.Endereco.Numero; IBSCBS.imovel.ender.xCpl := ''; IBSCBS.imovel.ender.xBairro := Tomador.Endereco.Bairro; NFSe aceita sem erros... Em SP: 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). Acredito ser um problema NO provedor e não de minha implementação ou do ACBr. E sim, as duas empresas, uma na cidade de RJ (optou por usar o Provedor Nacional) e a outra na cidade de SP (Provedor ISSSaoPaulo), são IndOp = 020201. Agradeço a atenção.
Jocelin Silva Postado 20 Janeiro Postado 20 Janeiro On 12/18/2025 at 5:40 PM, Silvio Torres said: Aí temos uma inconsistência, o provedor nacional e o próprio provedor ISSSaoPaulo exigem imovel quando IndOp = 020201, que é o único IndOp que a empresa na qual trabalho se encaixa... Lembrando que no Provedor Nacional isso foi resolvido exatamente dessa forma, IndOp = 020201, sem imóvel: Código : 620 Mensagem: O grupo de informações relativo ao imóvel deve constar na NFS-e para o indicador da operação informado. No Provedor Nacional, schema 1.01: Ao preencher o grupo imovel somente com os dados de endereço: Direto do Demo do ACBrNFSeX: IBSCBS.imovel.ender.cep := Tomador.Endereco.CEP; IBSCBS.imovel.ender.endExt.cEndPost := ''; IBSCBS.imovel.ender.endExt.xCidade := ''; IBSCBS.imovel.ender.endExt.xEstProvReg := ''; IBSCBS.imovel.ender.xLgr := Tomador.Endereco.Endereco; IBSCBS.imovel.ender.nro := Tomador.Endereco.Numero; IBSCBS.imovel.ender.xCpl := ''; IBSCBS.imovel.ender.xBairro := Tomador.Endereco.Bairro; NFSe aceita sem erros... Em SP: 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). Acredito ser um problema NO provedor e não de minha implementação ou do ACBr. E sim, as duas empresas, uma na cidade de RJ (optou por usar o Provedor Nacional) e a outra na cidade de SP (Provedor ISSSaoPaulo), são IndOp = 020201. Agradeço a atenção. Boa tarde Silvio, Estamos com o mesmo problema relatado acima, você conseguiu resolver esse caso?
Silvio Torres Postado 20 Janeiro Autor Postado 20 Janeiro Boa tarde, vcs também estão com esse problema especificamente no provedor da cidade de São Paulo? Pois, eu continuo com esse problema, e já abri 4 chamados no suporte e até agora nada, no 3º chamado, me responderam: "Por favor peça para o contribuinte tentar efetuar a emissão com a indicação do imóvel deixando o campo tipo de operação (em) branco. Deve ter preenchido o campo imovel e escolhido o tipo de operação." O que interpretei como sendo enviar o campo IndOp vazio, o que, obviamente não funcionou, com isso abri o 4º chamado ontem e estou esperando uma resposta deles. Att, Silvio Torres
marcosling Postado 20 Janeiro Postado 20 Janeiro 2 minutes ago, Silvio Torres said: Boa tarde, vcs também estão com esse problema especificamente no provedor da cidade de São Paulo? Pois, eu continuo com esse problema, e já abri 4 chamados no suporte e até agora nada, no 3º chamado, me responderam: "Por favor peça para o contribuinte tentar efetuar a emissão com a indicação do imóvel deixando o campo tipo de operação (em) branco. Deve ter preenchido o campo imovel e escolhido o tipo de operação." O que interpretei como sendo enviar o campo IndOp vazio, o que, obviamente não funcionou, com isso abri o 4º chamado ontem e estou esperando uma resposta deles. Att, Silvio Torres A mensagem de erro é exatamente a mesma ou mudou alguma coisa?
Silvio Torres Postado 20 Janeiro Autor Postado 20 Janeiro Para o caso de IndOp = 020201: Sem imóvel = 620 O grupo de informações relativo ao imóvel deve constar na NFS-e para o indicador da operação informado. Com imóvel = 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). IndOp vazio, nem vale a pena mencionar, pq essa situação é inválida no Schema 2.00 sem parar pra pensar... Att, Silvio Torres
marcosling Postado 20 Janeiro Postado 20 Janeiro 1 hour ago, Silvio Torres said: Para o caso de IndOp = 020201: Sem imóvel = 620 O grupo de informações relativo ao imóvel deve constar na NFS-e para o indicador da operação informado. Com imóvel = 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). IndOp vazio, nem vale a pena mencionar, pq essa situação é inválida no Schema 2.00 sem parar pra pensar... Att, Silvio Torres olhando essa mensagem de erro, acredito que há um problema no xml, pois a tag "imovel" não existe no layout. no layout está "imovelobra" pode ser q seja esse o problema dá uma olhada nos fontes e veja como está.
Silvio Torres Postado 20 Janeiro Autor Postado 20 Janeiro Então, Marcos, é exatamente aí que reside o problema, no XSD do Schema 1.01 do Padrão Nacional, temos: <xs:element name="imovel" type="TCRTCInfoImovel" minOccurs="0"> <xs:annotation> <xs:documentation> Grupo de informações de operações relacionadas a bens imóveis, exceto obras </xs:documentation> </xs:annotation> </xs:element> Justamente o grupo de informações que NÃO existe no XSD do Schema 2.00 de São Paulo, única menção a imovel é essa: <xs:complexType name="tpImovelObra"> <xs:annotation> <xs:documentation>Tipo de imovel/obra.</xs:documentation> </xs:annotation> <xs:sequence> <xs:element name="inscImobFisc" type="tipos:tpInscImobFisc" minOccurs="0" maxOccurs="1" /> <xs:choice> <xs:element name="cCIB" type="tipos:tpCCIB" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="cObra" type="tipos:tpCObra" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="end" type="tipos:tpEnderecoSimplesIBSCBS" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> </xs:choice> </xs:sequence> </xs:complexType> O que me parece indicar incompatibilidade com os dados exigidos com o IndOp = 020201 Já que NÃO estamos falando de obras em imóveis, e sim do imóvel onde o serviço de dedetização será realizado (no caso do NBS 118032100)... Att, Silvio Torres
marcosling Postado 20 Janeiro Postado 20 Janeiro 6 minutes ago, Silvio Torres said: Então, Marcos, é exatamente aí que reside o problema, no XSD do Schema 1.01 do Padrão Nacional, temos: <xs:element name="imovel" type="TCRTCInfoImovel" minOccurs="0"> <xs:annotation> <xs:documentation> Grupo de informações de operações relacionadas a bens imóveis, exceto obras </xs:documentation> </xs:annotation> </xs:element> Justamente o grupo de informações que NÃO existe no XSD do Schema 2.00 de São Paulo, única menção a imovel é essa: <xs:complexType name="tpImovelObra"> <xs:annotation> <xs:documentation>Tipo de imovel/obra.</xs:documentation> </xs:annotation> <xs:sequence> <xs:element name="inscImobFisc" type="tipos:tpInscImobFisc" minOccurs="0" maxOccurs="1" /> <xs:choice> <xs:element name="cCIB" type="tipos:tpCCIB" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="cObra" type="tipos:tpCObra" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="end" type="tipos:tpEnderecoSimplesIBSCBS" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> </xs:choice> </xs:sequence> </xs:complexType> O que me parece indicar incompatibilidade com os dados exigidos com o IndOp = 020201 Já que NÃO estamos falando de obras em imóveis, e sim do imóvel onde o serviço de dedetização será realizado (no caso do NBS 118032100)... Att, Silvio Torres na verdade me referi ao nome da tag que deveria ser "imovelobra" e não "imovel"
Silvio Torres Postado 20 Janeiro Autor Postado 20 Janeiro Sim, eu entendi, como uso o componente ACBrNFSeX, nem uso a tag diretamente, de qq forma, me parece que faltam dados no Schema 2.00 de SP, não acredito que eu seja a melhor pessoa para indicar isso, mas é o que acredito... Att, Silvio Torres
cueiogordo Postado 23 Janeiro Postado 23 Janeiro Boa tarde Eu ate tentei colocar o grupo de destinatario (IBSCBS.dest.), mas ai ele da o seguinte erro: Mensagem: Erro de Validação: --> 1871 - Element 'imovel': This element is not expected. Expected is ( valores ). BP Rossetti Serviços de Informática [email protected] www.bprossetti.com.br
Silvio Torres Postado 26 Janeiro Autor Postado 26 Janeiro Boa tarde, resposta do suporte do provedor ISSSaoPaulo: Prezado contribuinte, Em relação ao erro 620 e X800 durante a emissão da NFSe via WebService (URL: nfews.prefeitura.sp.gov.br), informamos que: Campo "Tipo de Operação" (IndOp): Conforme o Manual de WebService, o campo IndOp = 020201 exige o preenchimento do grupo imóvel no IBS/CBS. No entanto, se o sistema rejeita o preenchimento desse grupo com o erro 1871, recomendamos deixar o campo "Tipo de Operação" em branco, conforme orientação prévia. WebService vs. Emissão Online: O WebService possui validações distintas do sistema online. Se o IndOp não for aceito em branco no WebService, sugerimos: Verificar se a versão do schema XML utilizada está atualizada conforme o Manual de WebService v3.3.4 (disponível em: Manuais — Nota do Milhão). Confirmar se o campos do imóvel estão formatados corretamente no XML**, seguindo o XSD mais recente (Schemas XML). Solução Alternativa: Caso o erro persista, emita a NFSe no layout 1 (sem IBS/CBS), válido para 2026, conforme orientação da Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004 (Nota Técnica 4). Outras orientações: » Categorias de Perguntas e Respostas » Reforma Tributária - Nota Fiscal Paulistana Minhas considerações: Testei o IndOp vazio e não é aceito, seria um erro crasso se fosse aceito em branco... O Schema 2.00 implementado no ACBrNFSeX é idêntico a documentação fornecida por eles, então só resta a última alternativa que é simplesmente continuar a usar o layout 1.00 em SP indefinidamente... Att, Silvio Torres
rafafelmello110 Postado 26 Janeiro Postado 26 Janeiro (editado) Boa tarde pessoal, Tentei manipular os fontes para gerar a tag como "imovelobra",mas sem sucesso. Erro de Validação: --> 1871 - Element 'imovelobra': This element is not expected. Expected is one of ( dest, valores ). Editado 26 Janeiro por rafafelmello110
Silvio Torres Postado 26 Janeiro Autor Postado 26 Janeiro Pessoal, achei uma luz e preciso que alguém dos desenvolvedores do ACBrNFSeX se pronuncie, pois acho que a implementação do Schema 2.00 para São Paulo está errada e EU não sei como corrigi-la: Os dados de imóvel em SP estão nas tags, no schema 2.00 de SP: <xs:complexType name="tpImovelObra"> <xs:annotation> <xs:documentation>Tipo de imovel/obra.</xs:documentation> </xs:annotation> <xs:sequence> <xs:element name="inscImobFisc" type="tipos:tpInscImobFisc" minOccurs="0" maxOccurs="1" /> <xs:choice> <xs:element name="cCIB" type="tipos:tpCCIB" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="cObra" type="tipos:tpCObra" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="end" type="tipos:tpEnderecoSimplesIBSCBS" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> </xs:choice> </xs:sequence> </xs:complexType> Posso estar errado, o problema que ao preencher o grupo de dados ACBrNFSeX1.NotasFiscais.New.NFSe.IBSCBS.imovel no uso do componente ACBrNFSeX a tag preechida no XML é imovel, que não existe no Schema 2.00 de SP! Att, Silvio Torres
Consultores Juliomar Marchetti Postado 26 Janeiro Consultores Postado 26 Janeiro 14 minutos atrás, Silvio Torres disse: Pessoal, achei uma luz e preciso que alguém dos desenvolvedores do ACBrNFSeX se pronuncie, pois acho que a implementação do Schema 2.00 para São Paulo está errada e EU não sei como corrigi-la: Os dados de imóvel em SP estão nas tags, no schema 2.00 de SP: <xs:complexType name="tpImovelObra"> <xs:annotation> <xs:documentation>Tipo de imovel/obra.</xs:documentation> </xs:annotation> <xs:sequence> <xs:element name="inscImobFisc" type="tipos:tpInscImobFisc" minOccurs="0" maxOccurs="1" /> <xs:choice> <xs:element name="cCIB" type="tipos:tpCCIB" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="cObra" type="tipos:tpCObra" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="end" type="tipos:tpEnderecoSimplesIBSCBS" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> </xs:choice> </xs:sequence> </xs:complexType> Posso estar errado, o problema que ao preencher o grupo de dados ACBrNFSeX1.NotasFiscais.New.NFSe.IBSCBS.imovel no uso do componente ACBrNFSeX a tag preechida no XML é imovel, que não existe no Schema 2.00 de SP! Att, Silvio Torres Depura e pula a validação do schemas e envia. assim tu pega a rejeição do servidor Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Silvio Torres Postado 26 Janeiro Autor Postado 26 Janeiro Mas já fiz isso, o erro é 620 em caso de não informar imovel e 1871 quando informa, acredito que tem que trocar a tag imovel pra imovelobra quando for schema 2.00 em SP, só que eu não sei alterar o código fonte do ACBrNFSeX pra fazer isso! Att, Silvio
cueiogordo Postado 26 Janeiro Postado 26 Janeiro Boa tarde @Silvio Torres Alterei o nome da tag, continua com o mesmo erro. Resolvi colocar a Tag DESC, conforme print abaixo e ai passou a apresentar Mensagem: Erro de Validação: --> 1871 - Element 'imovelobra': This element is not expected. Expected is ( valores ). BP Rossetti Serviços de Informática [email protected] www.bprossetti.com.br
Silvio Torres Postado 26 Janeiro Autor Postado 26 Janeiro Então como se usa o XSD com o tal imovelobra? <xs:complexType name="tpImovelObra"> <xs:annotation> <xs:documentation>Tipo de imovel/obra.</xs:documentation> </xs:annotation> <xs:sequence> <xs:element name="inscImobFisc" type="tipos:tpInscImobFisc" minOccurs="0" maxOccurs="1" /> <xs:choice> <xs:element name="cCIB" type="tipos:tpCCIB" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="cObra" type="tipos:tpCObra" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> <xs:element name="end" type="tipos:tpEnderecoSimplesIBSCBS" minOccurs="1" maxOccurs="1" /> </xs:choice> </xs:sequence> </xs:complexType> Apesar que essa estrutura me parece se referir a quando o serviço é de construção civil e não ONDE o serviço vai ser prestado como tem que ser quando IndOp = 020201, NBS = 1.1803.21.00 e cClasstrib = 00001... Att, Silvio Torres
Silvio Torres Postado 27 Janeiro Autor Postado 27 Janeiro Encontrei a forma certa de enviar o xml no schema 2.00 para SP: - <IBSCBS> <finNFSe>0</finNFSe> <indFinal>1</indFinal> <cIndOp>020201</cIndOp> <indDest>0</indDest> - <valores> - <trib> - <gIBSCBS> <cClassTrib>000001</cClassTrib> </gIBSCBS> </trib> </valores> - <imovelobra> - <end> <CEP>14800000</CEP> <xLgr>RUA PRINCIPAL</xLgr> <nro>100</nro> <xBairro>CENTRO</xBairro> </end> </imovelobra> </IBSCBS> A pegadinha é que imovelobra tem que ser DEPOIS de dest e valores, com isso, finalmente consegui que uma NFSe com IndOp = 020201, NBS = 1.1803.21.00 e cClassTrib = 00001 seja aceita no exemplo do ACBrNFSeX! A alteração se limita a ACBr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Provedores\ISSSaoPaulo.GravarXml.pas NÃO subi a alteração para o svn, pois não tenho certeza se a forma como implementei está correta, como fazer para que essa alteração seja verificada? Att, Silvio Torres
Consultores Juliomar Marchetti Postado 27 Janeiro Consultores Postado 27 Janeiro 39 minutos atrás, Silvio Torres disse: Encontrei a forma certa de enviar o xml no schema 2.00 para SP: - <IBSCBS> <finNFSe>0</finNFSe> <indFinal>1</indFinal> <cIndOp>020201</cIndOp> <indDest>0</indDest> - <valores> - <trib> - <gIBSCBS> <cClassTrib>000001</cClassTrib> </gIBSCBS> </trib> </valores> - <imovelobra> - <end> <CEP>14800000</CEP> <xLgr>RUA PRINCIPAL</xLgr> <nro>100</nro> <xBairro>CENTRO</xBairro> </end> </imovelobra> </IBSCBS> A pegadinha é que imovelobra tem que ser DEPOIS de dest e valores, com isso, finalmente consegui que uma NFSe com IndOp = 020201, NBS = 1.1803.21.00 e cClassTrib = 00001 seja aceita no exemplo do ACBrNFSeX! A alteração se limita a ACBr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Provedores\ISSSaoPaulo.GravarXml.pas NÃO subi a alteração para o svn, pois não tenho certeza se a forma como implementei está correta, como fazer para que essa alteração seja verificada? Att, Silvio Torres no caso tu não terá acesso. então deve anexar aqui no tópico seu código e assim ele será validado e sim subido pela equipe do ACBr Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora