Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Provedor Coplan rejeição 'Codigo NBS nao informado'

Ver Solução Respondido por Maxciel Oliveira,
  • Este tópico foi criado há 128 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde, hoje o provedor coplan em sinop, começou apresentar a seguinte rejeição

E351

Código NBS nao informado.

Seguindo o padrão abrasf 2.04 a tag deve ser informada acima da tag <descriminacao>, porém ao enviar a tag é apresentada outra rejeição

<Servico>
                                    <Valores>
                                        <ValorServicos>1.00</ValorServicos>
                                    </Valores>
                                    <IssRetido>2</IssRetido>
                                    <ItemListaServico>0702</ItemListaServico>
                                    <CodigoCnae>4221902</CodigoCnae>
                                    <CodigoTributacaoMunicipio>0702</CodigoTributacaoMunicipio>
                                    <CodigoNbs>120018100</CodigoNbs>
                                    <Discriminacao>744 - SERVICO GERAL</Discriminacao>
                                    <CodigoMunicipio>5107909</CodigoMunicipio>
                                    <ExigibilidadeISS>1</ExigibilidadeISS>
                                    <MunicipioIncidencia>5107909</MunicipioIncidencia>
                                </Servico>

Código: E160 Mensagem: Arquivo em desacordo com o XML Schema.
[ cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element 'CodigoNbs'. One of '{"http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd"iscriminacao}' is expected. ]
Correção: Consulte 
o Manual da NFS-e para saber quais sao as versoes de XML Schema suportadas pelo sistema.;

• Consultores
Postado

ao que parece não está esperando o códigonbs e está esperando uma descrição

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Consultores
Postado
8 horas atrás, Maxciel Oliveira disse:

Coplan, migrou totalmente para o layout nacional, implementar a tag não adianta.

É necessário enviar o layout nacional

Portal | Web ServiceExemplo_GERARNFSe_P.N (1) (2).xml

show então é só configurar o arquivo ini com a informação e ele vai gerar

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado

Bom dia @Juliomar Marchetti e amigos,

Pelo que entendi no link mudou apenas o layout e não o emissor que permanece local.

No link abaixo da mais detalhes veja o trecho:

"Com a implementação da Reforma Tributária, o município esclarece que não optou pela adesão ao Emissor Nacional da NFS-e. Dessa forma, todas as pessoas jurídicas estabelecidas em Sinop deverão continuar emitindo suas Notas Fiscais de Serviço exclusivamente pelo Emissor Tributário Municipal, sem interrupções, inclusive para documentos fiscais gerados a partir de 1º de janeiro de 2026.

A modernização e adequação às normas federais implicará ajustes no layout da NFS-e e nas configurações do web service utilizado para transmissão ao Ambiente Nacional. Essas alterações serão detalhadas oficialmente, com orientações técnicas, cronogramas e manuais, em comunicado que será divulgado em dezembro de 2025.111"

https://www.sinop.mt.gov.br/portal/noticias/0/3/12901/sinop-mantem-integracao-com-o-portal-nacional-da-nfs-e-e-esclarece-mudancas-para-2026/

Tentei mudar o layout para ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.LayoutNFSe := lnfsPadraoNacionalv101; // lnfsPadraoNacionalv1;

Mas ainda sim esta gerando no padrão Abrasf e o WebService retorna o erro:

<outputXML>
<![CDATA[ <MensagemRetornoCollection> <MensagemRetorno xmlns=""> <Codigo>E998</Codigo> <Mensagem>WEBSERVICE PADRÃO ABRASF DESABILITADO!</Mensagem> <Correcao>UTILIZAR NOVO WEBSERVICE COM PADRÃO NACIONAL DA NFSe!</Correcao> </MensagemRetorno> </MensagemRetornoCollection> ]]>
</outputXML>

Postado

Bom dia pessoal...

O provedor Coplan mudou o layout do seu webservice para layout nacional mas manteve a estrutura do abrasf.

No componente do NFSex não precisa mexer em nada, mas precisa alterar a configuração no arquivo ACBrNFSeXServicosRTC.ini 

[5107909]
Nome=Sinop
UF=MT
Provedor=Coplan
ProRecepcionar=https://www.gp.srv.br/tributario/sinop/anfse_ws

Postado

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:SOAP-ENC="http://schemas.xmlsoap.org/soap/encoding/" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
    <SOAP-ENV:Body>
        <nfse_ws.RECEPCIONARLOTEDPSResponse xmlns="Tributario">
            <SOAP-ENV:Fault>
                <faultcode>SOAP-ENV:Client</faultcode>
                <faultstring>Wrong method called. Expected method: RECEPCIONARLOTEDPS,GERARNFSE,RECEPCIONARLOTEDPSSINCRONO,CANCELARNFSE,CONSULTARLOTEDPS,CONSULTARNFSEFAIXA,CONSULTARNFSEPORDPS,CONSULTARNFSESERVICOPRESTADO,CONSULTARNFSESERVICOTOMADO,SUBSTITUIRNFSE</faultstring>
                <detail>-20002</detail>
            </SOAP-ENV:Fault>
        </nfse_ws.RECEPCIONARLOTEDPSResponse>
    </SOAP-ENV:Body>
</SOAP-ENV:Envelope>

Mudei, e após essa mudança, estou recebendo esse retorno.

Postado

Boa tarde @Breno VilasBoas

As rotinas em lote não estão implementados nesse novo webservice da Coplan...eu implementei apenas o GERARNFSE, CANCELARNFSE e CONSULTARLOTEDPS

Se vc conseguir mudar no sistema para chamar essas rotinas deve funcionar...aqui em Barra do Garças estou emitindo mas vc tem que mudar para emissão unitário (

NFSex.Emitir(Lote, meUnitario, False);

), tudo indica que vc está usando as rotinas de lote...

Postado

@Breno VilasBoas tem coisa errada ai no seu ambiente....

esse RPS que vc anexou é padrão ABRASF ou seja, webservice antigo da Coplan..

Vc tem que usar o novo webservice com layout nacional, tem usar o ACBrNFSeXServicosRTC.ini com o ajuste na seção da cidade de sinop (igual postei acima)

Outra coisa, no webservice novo só tem o gerar nfse unitário, não tem implementado as rotinas em lote....(tbem postei acima o envio unitário)

Postado

Boa tarde. Aqui consegui transmitir, porém não está 100% porque não consegui encontrar ainda em que lugar que ele carrega os dados da Nota. O XML após autorização, não está ficando com os dados da NFSe e da DPS.

Eu cheguei até esse procedimento: TACBrNFSeProviderCoplanAPIPropria.TratarRetornoEmitir. Até fiz alguns ajustes para carregar o número, série, etc. Porém ainda não resolveu.

Pelo que percebi, o número da RPS/DPS que eu envio, não é o mesmo depois que o provedor Autoriza. 

Provedor Coplan, SINOP-MT.

• Consultores
Postado
4 horas atrás, leandro.ledo disse:

Boa tarde. Aqui consegui transmitir, porém não está 100% porque não consegui encontrar ainda em que lugar que ele carrega os dados da Nota. O XML após autorização, não está ficando com os dados da NFSe e da DPS.

Eu cheguei até esse procedimento: TACBrNFSeProviderCoplanAPIPropria.TratarRetornoEmitir. Até fiz alguns ajustes para carregar o número, série, etc. Porém ainda não resolveu.

Pelo que percebi, o número da RPS/DPS que eu envio, não é o mesmo depois que o provedor Autoriza. 

Provedor Coplan, SINOP-MT.

isso. o que tu envia é o numero do RPS e a serie do RPS

ao consultar com os dados que retorna vai vir dai a NFSe que dai tem seu numero e serie da NFSe

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membro Pro Verificado
Postado
Em 06/01/2026 at 08:35, Maxciel Oliveira disse:

Coplan, migrou totalmente para o layout nacional, implementar a tag não adianta.

É necessário enviar o layout nacional

Portal | Web ServiceExemplo_GERARNFSe_P.N (1) (2).xml

Você está utilizando qual url? ao utilizar a nova que foi disponibilizada(https://gp.srv.br/tributario/sinop/anfse_ws?wsdl) o método disponível é diferente desse que você utilizou no xml anexado
image.thumb.png.57550aaea87bcee6c63fa7b6c4d5d6fd.png

Postado

Pessoal, consegui emitir nota tanto em homologação quanto em produção, porém, no retorno não esta vindo nem a ChaveNFSe e nem o XML da NFSe.
Gostaria de saber como estão fazendo para pegar essas informações?
Isso é uma deficiência do componente ou do WebService?

Provedor Coplan, Sinop/MT.

• Consultores
Postado
2 horas atrás, Reginaldo Rodrigues Pereira disse:

Pessoal, consegui emitir nota tanto em homologação quanto em produção, porém, no retorno não esta vindo nem a ChaveNFSe e nem o XML da NFSe.
Gostaria de saber como estão fazendo para pegar essas informações?
Isso é uma deficiência do componente ou do WebService?

Provedor Coplan, Sinop/MT.

acho que falta tu consultar com os dados que retornou para que dai venha o NFSe com o RPS que enviou

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membro Pro Verificado
Postado

Boa tarde, posso estar enganado mas dentro do Coplan parece não estar lendo corretamente as tags do xml de retorno da prefeitura.

image.thumb.png.242149a4fa08f34815f324f67bd27714.png

Isso faz com que o AuxNode fique nil e o método termina, olhando o provider do padrão nacional vi que ele faz diferente, estou tentando descobrir se algum outro provedor fez a mesma implementação que o Coplan para eu me inspirar e corrigir. Pois parece que o Coplan não esta considerando que o retorno esta no padrão nacional.

Alguma dica?

Postado

Olá,

@Breno VilasBoas, antes de atualizar essa unit 'Coplan.Provider.pas' de acordo com esse link que vc enviou no comentario anterior 'Componentes ACBr / Code / Diff of /trunk2/Fontes/ACBrDFe/ACBrNFSeX/Provedores/Coplan.Provider.pas' o problema que eu estava tendo é que depois da atualizacao dos componentes do ACBr que foi feito no dia 14/01/2026 é que estava transmitindo a NFS-e porem se eu olhasse la no sistema nao gravou o protocolo nem o xml da nfs-e.... depois de eu atualizar o 'Coplan.Provider.pas' com o fonte desse link, agora ao tentar transmitir a nfs-e ta dando msg como se o numero da nota (nDPS) ja estivesse sido usado e eu vi la que no xml da nota nao gerou essa informacao nem a serie. Como resolver isso? Segue em anexo o xml da nfs-e que foi gerado aqui pelo componente ACBrNFSeX.

NFSeTempGerarXML.xml

Postado

bom dia,

ainda não consigo emitir para Sinop - MT, usando Coplan..

fiz os passos mencionados acima e nada. ACBr atualizado.

só me retorna isso agora: 
X999 - Erro de Conexão: Extra content at the end of the document

• Este tópico foi criado há 128 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.