Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 153 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal!

Iniciei a emissão da NFS-e usando o lnfsPadraoNacionalv101 (RTC).

Meu cliente é uma escola no Lucro Real recolhendo PIS e Cofins no regime "hibrido" 0,65% PIS e 3%Cofins (como o Presumido) e usa o cClassTrib 200028 (Fornecimento dos serviços de educação... com Redução de 60% para IBS e CBS).

Assim, eu uso o grupo "[tribFederal]" colocando os Percentuais de PIS 0,65% e Cofins 3,0% (Verifiquei que o Portal não aceita o truncamento da Aliquota x BC, tem que arredondar se não dá rejeição E0694).

Sobre a RTC, só tem como informar o cClassTrib e o CST, os cáclulos (inclusive a redução de aliquota) é feita pelo Portal...

Porém verifiquei que a BC do IBS e CBS o Portal exclui somente o Valor do ISS... Sendo que o Valor de PIS e da Cofins (que está no valor da prestação de serviços) continua...
Acredito ser um erro na rotina interna deles (na NF-e e NFC-e eu sigo o inciso V, parágrafo 2º, do artigo 12 da LC 214/2025, os tributos ICMS, ISS, PIS e COFINS não integram a base de cálculo do IBS e CBS, e retiro o ICMS PIS e Cofins da BC do IBS e do CBS)
Segue o trecho do xml aprovado de uma NFS-e:

image.thumb.png.df7f0d2af3416e5b8ca4c6335fa477e3.png

Veja que a BC do IBS / CBS fica: BC_IBS_CBS =  (R$ 1220,79 - ISS R$ 61,04 = R$ 1.159,75

Mas o Correto eu entendo que seria:

BC_IBS_CBS = (R$ 1220,79 - ISS R$ 61,04 - PIS R$ 7,94 - Cofins R$ 36,62 = R$ 1.115,19 (Conforme inciso V, parágrafo 2º, do artigo 12 da LC 214/2025)

Alguém mais viu isso ?

Att,

Luciano

Postado (editado)

Eu já tinha visto antes.

No começo, eles estavam subtraindo o pis e o cofins, mas só quando era retenção.

Em São Paulo está acontecendo isso: total da nota - iss - ret pis - ret cofins - ret irrf - ret csll

Editado por marcosling
  • 2 semanas depois ...
  • Membros Pro
Postado
Em 08/01/2026 at 17:55, Luciano - Wage Sistemas disse:

Boa tarde pessoal!

Iniciei a emissão da NFS-e usando o lnfsPadraoNacionalv101 (RTC).

Meu cliente é uma escola no Lucro Real recolhendo PIS e Cofins no regime "hibrido" 0,65% PIS e 3%Cofins (como o Presumido) e usa o cClassTrib 200028 (Fornecimento dos serviços de educação... com Redução de 60% para IBS e CBS).

Assim, eu uso o grupo "[tribFederal]" colocando os Percentuais de PIS 0,65% e Cofins 3,0% (Verifiquei que o Portal não aceita o truncamento da Aliquota x BC, tem que arredondar se não dá rejeição E0694).

Sobre a RTC, só tem como informar o cClassTrib e o CST, os cáclulos (inclusive a redução de aliquota) é feita pelo Portal...

Porém verifiquei que a BC do IBS e CBS o Portal exclui somente o Valor do ISS... Sendo que o Valor de PIS e da Cofins (que está no valor da prestação de serviços) continua...
Acredito ser um erro na rotina interna deles (na NF-e e NFC-e eu sigo o inciso V, parágrafo 2º, do artigo 12 da LC 214/2025, os tributos ICMS, ISS, PIS e COFINS não integram a base de cálculo do IBS e CBS, e retiro o ICMS PIS e Cofins da BC do IBS e do CBS)
Segue o trecho do xml aprovado de uma NFS-e:

image.thumb.png.df7f0d2af3416e5b8ca4c6335fa477e3.png

Veja que a BC do IBS / CBS fica: BC_IBS_CBS =  (R$ 1220,79 - ISS R$ 61,04 = R$ 1.159,75

Mas o Correto eu entendo que seria:

BC_IBS_CBS = (R$ 1220,79 - ISS R$ 61,04 - PIS R$ 7,94 - Cofins R$ 36,62 = R$ 1.115,19 (Conforme inciso V, parágrafo 2º, do artigo 12 da LC 214/2025)

Alguém mais viu isso ?

Att,

Luciano

ola Luciano , estou as voltas com esse assunto , mas com o provedor de sao paulo que não usa o provedor nacional  o cliente é regime lucro real e tem 1,65 pis 7,60 cofins e 2% iss que deveria ser subtraido do valor total do servico para resultar na base de calculo e não bate de jeito nenhum

Em 08/01/2026 at 18:51, marcosling disse:

Eu já tinha visto antes.

No começo, eles estavam subtraindo o pis e o cofins, mas só quando era retenção.

Em São Paulo está acontecendo isso: total da nota - iss - ret pis - ret cofins - ret irrf - ret csll

ola em sao paulo nao tem onde informar as aliquotas de 1,65 de pis e 7,60 do cofins para abater so servico e resultar na base de cbs /ibs  , tem como eu calcular e alimentar o campo base de cbs direto pelo ACBR?

Postado
8 minutes ago, [email protected] said:

ola Luciano , estou as voltas com esse assunto , mas com o provedor de sao paulo que não usa o provedor nacional  o cliente é regime lucro real e tem 1,65 pis 7,60 cofins e 2% iss que deveria ser subtraido do valor total do servico para resultar na base de calculo e não bate de jeito nenhum

ola em sao paulo nao tem onde informar as aliquotas de 1,65 de pis e 7,60 do cofins para abater so servico e resultar na base de cbs /ibs  , tem como eu calcular e alimentar o campo base de cbs direto pelo ACBR?

Se vc olhar o manual, a prefeitura de São Paulo mudou as regras de preenchimento dos campos de pis e cofins
No layout 1, vc informa a retenção, mas no layout 2 vc passará a informar o total sobre o serviço prestado

• Membros Pro
Postado
Agora, marcosling disse:

Se vc olhar o manual, a prefeitura de São Paulo mudou as regras de preenchimento dos campos de pis e cofins
No layout 1, vc informa a retenção, mas no layout 2 vc passará a informar o total sobre o serviço prestado

correto , entendi , parece ser isso mesmo , mas mesmo assim a base de calculo da cbs ibs fica valor final cobrado - pis - cofins - iss -csll    esse csll nao pode ser subtraido da base de calculo  da cbs e ibs ,  estou nesse ponto !!  nao bate com a lei 214 da reforma ... e se eu nao colocar o csll o  contador fala que está errado e não  quer emitir assim

Postado
1 minute ago, [email protected] said:

correto , entendi , parece ser isso mesmo , mas mesmo assim a base de calculo da cbs ibs fica valor final cobrado - pis - cofins - iss -csll    esse csll nao pode ser subtraido da base de calculo  da cbs e ibs ,  estou nesse ponto !!  nao bate com a lei 214 da reforma ... e se eu nao colocar o csll o  contador fala que está errado e não  quer emitir assim

Pois é... continua errado

Por aqui temos a orientação de continuar emitindo pelo layout 1 com o respaldo do Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1, de 22 de dezembro de 2025

• Curtir 1
Postado

Boa tarde amigos!

Sobre SP, não sei dizer, nosso sistema só atende cidades que lidam exclusivamente com a API do Portal Nacional...
Porém, acredito que teremos que enviar e-mail para equipe de desenvolvimento (Tanto dos Provedores independentes, quanto pra equipe do Portal Nacional...) Pois de fato a conta deles não respeita o que trata o inciso V, parágrafo 2º, do artigo 12 da LC 214/2025...

Vou enviar um chamado para equipe do Portal Nacional ([email protected] ou via ) porém precisa ter o CNPJ de um cliente que está fazendo uso da rotina com problema...

Assim que tiver alguma resposta, posto aqui...
Abraço!

• Este tópico foi criado há 153 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...