Sebastião Elivaldo Postado 9 Janeiro Postado 9 Janeiro Olá Pessoal, Recentemente recebi a informação de que o Tíquete Balança (aquele documento que a mineradora emite quando um caminhão é carregado de minério) em MG seria descontinuado. E que em seu lugar seria criado um documento digital. Alguém sabe me dizer se isso é verdade, e se for, em que é está? Obrigado!
Consultores Solution valterpatrick Postado 20 Fevereiro Consultores Solution Postado 20 Fevereiro Citar A secretária adjunta de Estado de Fazenda, Luciana Mundin, apresentou, ao lado dos auditores fiscais Pierre Julião Pimentel e Vânia Aparecida Pereira Freire, o tema “Tíquete Balança e Reforma Tributária: novos documentos fiscais”. O documento, criado para controle da pesagem e transporte de minério, teve uso consolidado em Minas Gerais, mas sem reconhecimento nacional. Com a implantação do sistema nacional unificado de documentos fiscais eletrônicos, o tíquete balança será descontinuado. A transição ocorrerá de forma gradual: o período de adaptação será o primeiro trimestre de 2026; a desativação definitiva está prevista para 31 de março de 2026; e, a partir de 1º de abril, serão aceitos apenas documentos reconhecidos nacionalmente. O novo modelo trará simplificação documental, redução de inconsistências, rastreabilidade total das operações e maior segurança jurídica, exigindo das empresas adequação tecnológica, revisão de rotinas e capacitação de equipes. Referência: https://www.fiemg.com.br/fiemg/noticias/encontro-abordou-o-projeto-de-lei-complementar-no-108-2024-a-descontinuacao-do-tiquete-balanca-e-a-portaria-sutri-no-1-518-2025/ Valter Patrick Gerente de Projetos na empresa CTEC Consultor ACBr (33)98400-0936 GitHub: https://github.com/valterpatrick Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord
Sebastião Elivaldo Postado 21 Fevereiro Autor Postado 21 Fevereiro Obrigado @valterpatrick, Eu também tinha visto essa matéria da FIEMG. Cheguei até mesmo a ligar para lá para obter mais informações, mas até agora não consegui nada. Não sei nem mesmo qual a legislação que (supostamente) acaba com o tíquete balança a partir de 01/04/2026. Caso você encontre alguma coisa, ficarei muito feliz se puder compartilhar comigo. Valeu! 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora