Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Olá Pessoal,

Recentemente recebi a informação de que o Tíquete Balança (aquele documento que a mineradora emite quando um caminhão é carregado de minério) em MG seria descontinuado. 

E que em seu lugar seria criado um documento digital.

Alguém sabe me dizer se isso é verdade, e se for, em que é está?

Obrigado!

• 1 mês depois ...
  • Consultores
  • Solution
Postado

A secretária adjunta de Estado de Fazenda, Luciana Mundin, apresentou, ao lado dos auditores fiscais Pierre Julião Pimentel e Vânia Aparecida Pereira Freire, o tema “Tíquete Balança e Reforma Tributária: novos documentos fiscais”. O documento, criado para controle da pesagem e transporte de minério, teve uso consolidado em Minas Gerais, mas sem reconhecimento nacional. Com a implantação do sistema nacional unificado de documentos fiscais eletrônicos, o tíquete balança será descontinuado.

A transição ocorrerá de forma gradual: o período de adaptação será o primeiro trimestre de 2026; a desativação definitiva está prevista para 31 de março de 2026; e, a partir de 1º de abril, serão aceitos apenas documentos reconhecidos nacionalmente. O novo modelo trará simplificação documental, redução de inconsistências, rastreabilidade total das operações e maior segurança jurídica, exigindo das empresas adequação tecnológica, revisão de rotinas e capacitação de equipes.

Referência:
https://www.fiemg.com.br/fiemg/noticias/encontro-abordou-o-projeto-de-lei-complementar-no-108-2024-a-descontinuacao-do-tiquete-balanca-e-a-portaria-sutri-no-1-518-2025/

Valter Patrick
Gerente de Projetos na empresa CTEC
Consultor ACBr
(33)98400-0936
GitHub: https://github.com/valterpatrick

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado

Obrigado @valterpatrick,

Eu também tinha visto essa matéria da FIEMG. Cheguei até mesmo a ligar para lá para obter mais informações, mas até agora não consegui nada.

Não sei nem mesmo qual a legislação que (supostamente) acaba com o tíquete balança a partir de 01/04/2026.

Caso você encontre alguma coisa, ficarei muito feliz se puder compartilhar comigo.

Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.