Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Provedor Betha - API Própria - Alterações

Ver Solução Respondido por Francisco IBS,

Recommended Posts

Postado

Boa Tarde...

Estou tentando emitir NFSe para Betha mas sem sucesso, como no Discord existem alguns relatos de que conseguiram enviar gostaria de compartilhar e pedir para verificarem.

No site da Betha https://iss.ajuda.betha.cloud/e-nota-cloud/ajuda/outros-conteudos/web-service/ a estrutura do XML esta diferente do que consegui gerar com o ACBr, em anexo os 2 XMLs:
-XmlGeradoAtualmente: forma de envio atual
-ExemploDisponibilizadoBetha: exemplo disponibilizado pela Betha.

Também fiz testes com a ferramenta SoapUI, importando o wsdl:
https://nota-eletronica.betha.cloud/dps/ws/service.wsdl

A configuração no arquivo .ini esta:
[4215505]
Nome=Santa Cecilia
UF=SC
Provedor=Betha
ProRecepcionar=https://nota-eletronica.betha.cloud/dps/ws

Gostaria de ver se existe alguma configuração que atenda ou se é necessário realizar alteração no componente?

XmlGeradoAtualmente.xml ExemploDisponibilizadoBetha.xml

Postado

Francisco, estou na mesma aqui.

Neste post tem alguns ajustes necessários, eu fiz no meu conforme a pessoa que postou e consegui enviar, porem não consigo consultar, e as notas estão todas ficando presas no fly, creio que a Betha esta inconsistente a forma como eles estão processando x os manuais deles. Se conseguir alguma coisa me avisa, estou com mesmo problema em 2 municípios. Até relatei no post, esta ficando tudo preso lá no fly com um erro interno deles.

• Consultores
Postado

Ao que tudo indica a Fly da Betha não tá conseguindo emitir no padrão nacional e muitas cidades estão saindo até dela e indo para o padrão nacional direto 

• Curtir 3

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

É justamente o que tem acontecido, graças a Deus a grande maioria dos clientes aqui foram pro Nacional, e fora outros provedores que tenho aqui não tenho tido problemas, tipo IPM esta estavel.

Postado

Boa Tarde também estou tentando emitir.

Fly Betha está com API Propria e com o layout do padrão nacional.

consegui as informações do provedor, segue documentação em anexo.

Usando o ACBR mudei a propriedade de layout  "FACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.LayoutNFSe := lnfsPadraoNacionalv1;"

Também implementei a parte de ConsultaSituacao no arquivo em anexo.

Agora estou tendo o seguinte erro: E001 - cvc-complex-type.2.4.d: Conteúdo inválido encontrado ao iniciar com o elemento 'dps:pAliq'. Nenhum elemento filho é esperado neste ponto.

Porém não estou conseguindo entender o que estou mandando de errado.

Segue em anexo também o meu DPS, apenas removi os dados sensíveis, se alguém puder ajudar avancei bastante mas ainda não consegui autorizar.

FlyBethaManual.pdf Betha.Provider.pas DPSFlyBetha.xml

Postado
18 minutos atrás, Alex Heinen disse:

Usando o ACBR mudei a propriedade de layout  "FACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.LayoutNFSe := lnfsPadraoNacionalv1;"

Agora estou tendo o seguinte erro: E001 - cvc-complex-type.2.4.d: Conteúdo inválido encontrado ao iniciar com o elemento 'dps:pAliq'. Nenhum elemento filho é esperado neste ponto.

Segue em anexo também o meu DPS, apenas removi os dados sensíveis, se alguém puder ajudar avancei bastante mas ainda não consegui autorizar.

FlyBethaManual.pdf 753.65 kB · 0 downloads Betha.Provider.pas 45.17 kB · 0 downloads DPSFlyBetha.xml 5.81 kB · 1 download

Tenta colocar a tag pAliq acima da tag tpRetISSQN

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@jacke venson é exatamente isso.

No padrão nacional dentro da rotina GerarXMLTributacaoMunicipal o campo pAliq está depois do tpRetISSQN Inverti as posições e o erro E001 - cvc-complex-type.2.4.d: Conteúdo inválido encontrado ao iniciar com o elemento 'dps:pAliq'. Nenhum elemento filho é esperado neste ponto.

Postado

Consegui enviar só preciso de que o ACBR envie as posições invertidas dos campos  pAliq e tpRetISSQN.

Segue minha alteração que fiz na classe do provedor nacional, dentro do arquivo PadraoNacional.GravarXML

function TNFSeW_PadraoNacional.GerarXMLTributacaoMunicipal: TACBrXmlNode;
begin
  Result := CreateElement('tribMun');

Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'tribISSQN', 1, 1, 1,
                   tribISSQNToStr(NFSe.Servico.Valores.tribMun.tribISSQN), ''));

if NFSe.Servico.Valores.tribMun.cPaisResult > 0 then
    Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'cPaisResult', 2, 2, 0,
         CodIBGEPaisToSiglaISO2(NFSe.Servico.Valores.tribMun.cPaisResult), ''));

if NFSe.Servico.Valores.tribMun.tribISSQN = tiImunidade then
    Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'tpImunidade', 1, 1, 0,
               tpImunidadeToStr(NFSe.Servico.Valores.tribMun.tpImunidade), ''));

Result.AppendChild(GerarXMLExigibilidadeSuspensa);
  Result.AppendChild(GerarXMLBeneficioMunicipal);

Result.AppendChild(AddNode(tcDe2, '#1', 'pAliq', 1, 3, 0,
                                       NFSe.Servico.Valores.tribMun.pAliq, ''));

Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#1', 'tpRetISSQN', 2, 2, 1,
                 tpRetISSQNToStr(NFSe.Servico.Valores.tribMun.tpRetISSQN), ''));
end;

Veja na imagem que agora enviou e está aguardando a resposta do provedor.

WhatsApp Image 2026-01-12 at 17.30.42.jpeg

@Juliomar Marchetti é possivel fazer essa alteração pra Fly Betha? implementar a rotina de consulta e ajustar o posicionamento das tags pAliq e tpRetISSQN

• Consultores
Postado

já validou no ambiente nacional?

uma coisa é conseguir chegar neles e outra é funcionar correto

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
17 horas atrás, Alex Heinen disse:

FlyBethaManual.pdf 753.65 kB · 3 downloads Betha.Provider.pas 45.17 kB · 3 downloads DPSFlyBetha.xml 5.81 kB · 5 downloads

Bom dia Pessoal,

estou tentando emitir pelo fly-betha para a cidade de lages, ele até envia a nota, porém o retorno sempre é o abaixo, porém ao entrar no site da prefeitura não aparece a nota e nem o lote em lugar algum, se tendo emitir novamente a resposta retornada é que a DPS já foi recepcionada, mas onde não sei, alguém tem passado por isso tbm?

<RecepcionarDpsResposta xmlns:ns2="http://www.betha.com.br/e-nota-dps">
<protocolo>353473641444673</protocolo>
<dhRecebimento>2026-01-13T09:48:52.646-03:00</dhRecebimento>
<status>Não processado</status>
</RecepcionarDpsResposta>
Postado
4 minutos atrás, Lfm_ disse:

Bom dia Pessoal,

estou tentando emitir pelo fly-betha para a cidade de lages, ele até envia a nota, porém o retorno sempre é o abaixo, porém ao entrar no site da prefeitura não aparece a nota e nem o lote em lugar algum, se tendo emitir novamente a resposta retornada é que a DPS já foi recepcionada, mas onde não sei, alguém tem passado por isso tbm?

<RecepcionarDpsResposta xmlns:ns2="http://www.betha.com.br/e-nota-dps">
<protocolo>353473641444673</protocolo>
<dhRecebimento>2026-01-13T09:48:52.646-03:00</dhRecebimento>
<status>Não processado</status>
</RecepcionarDpsResposta>

Olá, vc tentou alterar o lugar da tag pAliq no xml? Este erro tbm ocorria comigo e depois de alterar o lugar da tag pra ficar acima da tag tpRetISSQN a nota foi.

• Membros Pro
Postado
19 minutos atrás, jacke venson disse:

Olá, vc tentou alterar o lugar da tag pAliq no xml? Este erro tbm ocorria comigo e depois de alterar o lugar da tag pra ficar acima da tag tpRetISSQN a nota foi.

Em Lucas do Rio Verde a mesma coisa, em algumas cidades aparece no Fly, tentei contato e nada.

Postado
27 minutos atrás, jacke venson disse:

Sim, fiz a mudança e mesmo assim permanece o erro "Não processado"

Postado
6 minutos atrás, Lfm_ disse:

Sim, fiz a mudança e mesmo assim permanece o erro "Não processado"

Eita que aqui tbm ta dando o erro de novo. Será que a Betha mexeu em algo novamente?

Postado
4 minutos atrás, Alex Heinen disse:

@jacke venson Ainda não cheguei a fazer a parte do cancelamento.

Alex, voltou a ocorrer erro ai tbm de lote não processado? Estou enviando o mesmo xml de ontem que deu certo e agora não ta indo.

Postado

O caso é o seguinte o servidor deles demora para processar as NFSe, além do processamento deles ser lento eles depois enviam para o portal nacional o que demanda mais tempo.

Então o caso é esperar um tempo e usar o protocolo recebido para consultar a situação, aqui continua funcionando, só esta lento houve casos até de time out por parte do servidor deles.

Postado
8 minutos atrás, Alex Heinen disse:

O caso é o seguinte o servidor deles demora para processar as NFSe, além do processamento deles ser lento eles depois enviam para o portal nacional o que demanda mais tempo.

Então o caso é esperar um tempo e usar o protocolo recebido para consultar a situação, aqui continua funcionando, só esta lento houve casos até de time out por parte do servidor deles.

Mas qual processo de consulta? Pois tentei o ConsultarSituacao e ConsultarLote e diz que o serviço não foi implementado pelo servidor

Postado

é só usar o provider que postei mais acima nele tem o consulta situação implementado, estou aguardando o posicionamento do pessoal do ACBr para fazer os ajustes e subir ao SVN.

Postado
2 horas atrás, Alex Heinen disse:

é só usar o provider que postei mais acima nele tem o consulta situação implementado, estou aguardando o posicionamento do pessoal do ACBr para fazer os ajustes e subir ao SVN.

Deu certo!

Ele retorna essa msg agora 

<codigo>E30</codigo>
<mensagem>Item da lista de serviço inexistente ou alíquota não informada.</mensagem>

Estamos enviando conforme abaixo, ou seja, ele passa pela validação do schema e o serviço conforme o código é o que existe no site da prefeitura:

<dps:cTribNac>071001</dps:cTribNac>
<dps:cTribMun>710</dps:cTribMun>

Passaram por isso já?

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.