Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Bom dia, utilizo hoje isssaopaulo, a prefeitura de São Paulo já adotou o padrão nacional, o que é preciso fazer no código para mudar para padrão nacional, empresa e optante do simples, ainda não coloquei o código para reforma tributaria, porque o prazo e ate 31/12 mais já queria saber o que preciso mudar (IBS CBS),  já tem alguma coisa no acbr sobre as novas tags da nota técnica 009, o que preciso fazer no código pas, tem esta mudança de rps para dps, e mudança na impressão também para padrão nacional, o exemplo do acbr, sei que tem isto mais não consigo testar no exemplo da erros na hora de executar, então alguém tem o código só para provedor nacional sem aqueles cases que escolhem o provedor para a cidade.

Exemplo do acbr tem várias opções poderia ter um exemplo mais simples, ´so com provedor nacional e reforma tributária

Postado
4 horas atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Bom dia, utilizo hoje isssaopaulo, a prefeitura de São Paulo já adotou o padrão nacional, o que é preciso fazer no código para mudar para padrão nacional, empresa e optante do simples, ainda não coloquei o código para reforma tributaria, porque o prazo e ate 31/12 mais já queria saber o que preciso mudar (IBS CBS),  já tem alguma coisa no acbr sobre as novas tags da nota técnica 009, o que preciso fazer no código pas, tem esta mudança de rps para dps, e mudança na impressão também para padrão nacional, o exemplo do acbr, sei que tem isto mais não consigo testar no exemplo da erros na hora de executar, então alguém tem o código só para provedor nacional sem aqueles cases que escolhem o provedor para a cidade.

Exemplo do acbr tem várias opções poderia ter um exemplo mais simples, ´so com provedor nacional e reforma tributária

Pelo que ainda estou sabendo, SP não migrou não para o Nacional conforme por ver no print abaixo

image.thumb.png.c20f00b32d69275275bc2abb0049df7e.png

Postado

consultei no google agora,  então posso continuar utilizando provedor isssaopaulo, porque recebi uma mensagem de uma contabilidade sobre alguns prazos que devem ocorrer nos próximos meses, sobre obrigatoriedade de IBS e CBS nos xml de NFC-e e NFS-e,  e esta mudança de NFS-e ter que ser emitida utilizando o provedor Nacional, por isto já estou indo atrás para alterar meu código, porque até hoje ainda não implementei reforma tributaria, porque a empresa e optante do simples, só tenho um cliente com NFS-e eu utilizo mais a NFC-e, esta sim já com reforma tributaria nos xml, tanto simples como regime normal,  você esta sabendo alguma coisa sobre a mudança para regime Hibrido, se vai mudar algum calculo tag nos xml e sobre nota técnica 009.

Vou colar o texto que peguei do google, então não vou mudar nada ainda no código, e acompanhar se vai ser preciso mudar para provedor nacional.

A IA do google, mostrou que para mudar de isssaopaulo para provedor nacional, precisa fazer varias mudanças no código do acbr, disse que só informando o código do IBGE de São Paulo o código já sabe que é para utilizar o provedor nacional, por isto postei aqui no forum, fiquei em dúvida com relação a isto.

O provedor ISSSaoPaulo continuará em operação e não tem uma data final de descontinuação definida. No entanto, a exigência do layout de emissão varia conforme o seu regime tributário: [1]
  • Optantes do Simples Nacional: Podem continuar utilizando o leiaute atual do provedor (versão ve100) para notas com fato gerador até 31 de dezembro de 2028. [1]
  • Demais empresas (Regime Geral): Precisam utilizar a versão ve200 (que contempla o cálculo e destaque do IBS e CBS exigidos pela Reforma Tributária). [1]
A Prefeitura de São Paulo mantém o seu emissor próprio, transmitindo simultaneamente as informações para o Ambiente Nacional de Dados da Receita Federal. [1]
Se você precisar de orientações mais detalhadas para o seu sistema, verifique o Fórum do Projeto ACBr ou consulte o portal oficial da Nota Fiscal Paulistana.
Postado

Tem essa publicação do dia 19/05/2026 10:31

https://notadomilhao.sf.prefeitura.sp.gov.br/noticias/emissao-de-nfs-e-pelo-emissor-nacional-passa-a-ser-obrigatoria/

A partir de 1º de setembro de 2026, as empresas optantes pelo Simples Nacional deverão emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) pelo Emissor Nacional da NFS-e.

A regra também vale para empresas:

• com pedido de opção pelo Simples Nacional ainda em análise;
  • em discussão administrativa que possa resultar em inclusão retroativa no regime;
  • ou com impedimento temporário previsto na legislação.

A obrigatoriedade foi definida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), por meio da Resolução CGSN nº 189, de 23 de abril de 2026.

Para os profissionais liberais e autônomos, que fazem jus à isenção de que trata o artigo 1º da Lei nº 14.864, de 23 de dezembro de 2008, a utilização do Emissor Nacional para emissão de NFS-e será obrigatória a partir de 1º de agosto de 2026.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informa ainda que, após essas datas, o sistema municipal da NFS-e permanecerá disponível apenas para:

• consulta de notas;
  • e emissão retroativa de documentos fiscais.

Mais informações podem ser consultadas no Portal Nacional da NFS-e .

Mas tentei fazer um teste direto nos 2 Ambiente de envio "Produção Restrito" e "Produção" e ao colocar a data aparece a msg abaixo

Essa mesma mensagem apresenta quando tento enviar pelo Aplicativo exemplo do AcbrNFSeX

image.thumb.png.a7173a8541e352ab8a8bde5a7cc40113.png

Postado

Exato foi esta mesma noticia que li, por isto postei aqui no forum, porque tem várias mudanças a fazer no código para mudar para provedor nacional, além das tags de ibs e cbs esta novas tags da nota tecnica 009,

parece que tem uma mudança também algo sobre mudar de RPS para DPS algo assim e muda também a impressão da Nota Imprime no padrão Nacional, com mais dados, e tem a exigência de alguns campos para a pessoa que esta sendo emitida a nota de servicos, outra coisa que vi sobre a obrigatoriede para emissão de notas para empresas ME que antes não era obrigatorio. 

Helder você já fez esta migração no código do Acbr, agora fiquei em dúvida preciso migrar até 31 de agosto ou deixo como esta o código.

Isto foi este texto que a contabilidade enviou para mim, sobre esta obrigatoriedade para emissão no provedor nacional

sobre a nota técnica 009 acho que ainda vai ter um prazo porque vi que são tags novas e o pessoal do Acbr ainda deve dispor estas atualizacoes, mais sobre ja ir mudando para padrao nacional, você tem o codigo para a parte que gera as tags os calculos do ibs cbs se voce tem isto ou me dar umas dicas de tudo que preciso para mudar.

Postado

Bom dia Vanderlei

Ainda não implementei a Padrão Nacional, tinha acabado de implementar o ISSSAOPAULO ai já vem essa mudança!

Mas já envio para o componente as informações do IBS/CBS apesar que no xml mesmo usando a versão 2.00 para ISSSAOPAULO só aparece o cClasstrib os valores não aparece

Em anexo meu codigo da parte do IBS/CBS (Observação, tem muitas linhas comentadas que estão sem dados reais)
Em anexo xml de resposta de envio de uma empresa Não Simples Nacional

Mas como disse não estou conseguindo testar no Padrão Nacional por ser SIMPLES NACIONAL da msg de alerta, não sei se precisa fazer algum credenciamento, se alguém souber!

3526066653249000018556000000000016165-rps.xml INTNFSE.dfm INTNFSE.PAS

Postado

Helder vou dar uma olhada neste codigo que voce postou, sou ME não tenho inscrição estadual porque sou prestador de serviços desenvolvedor, mais parece que precisa fazer um cadastro no GOV BR, ou no site da prefeitura para poder emitir NFS-e,  não consigo usar o código do exemplo do ACBR, vou tentar fazer então (ver se algo aqui no forum) se conseguir coloco aqui no forum, mais o que preciso saber ou ter certeza sobre isto, se isssaopaulo vai poder utilizar ate 2028, ou se em 1 de setembro as notas serão recusadas.

Postado

Bom dia obrigado tirou a duvida então,  você sabe se para o provedor nacional tem ambiente de homologação, isssaopaulo eu estou em ambiente de produção para testes faço notas baixas de dez centavos que meu contador disse que não tem problema, vou tentar seguir o exemplo do acbr para refazer o código, por isto pedi se alguem tivesse já um código desta parte com o provedor nacional a parte que preenche as tags com a reforma tributária e o envio , já ajudaria bastante eu não consigo testar no exemplo do acbr da erros , precisaria exemplo direto optante do simples vendendo um serviço de mão de obra, com os códigos LCP116, valores de pis cofins ibs cbs, e a chamada para a impressão para o provedor nacional. Seria um produto só na nota, mão de obra ou servicos prestados, tem algum post aqui no Forum, q tenha isto vi algo acho do Diego sobre as tags necessárias para o provedor nacional.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...