Olá Sergio,
Sim, mas essa solução não é adequada para quem trabalha com sites, online. Para quem vende serviços então, pior ainda.
Imagine a situação. Você compra algo no meu site através de pagamento por boleto bancário. Ao terminar a compra, ao invés de receber o boleto receberá um aviso que o boleto será enviado no outro dia. Impraticável. Pois para emitir o boleto instantaneamente precisaremos pegar o número de registro do boleto com o banco. Então, ou fazemos isso, enviando o boleto para o cliente no dia posterior (que acho impraticável, pois boleto já tem float de 1 dia, ai serão 2 com isso), ou temos que ter a disposição o número de registro bancário do boleto, o que duvido que seja tranquilo de se obter pelo banco... só resta o sistema de 'enviar de lá pra cá', fazendo o cliente acessar seu site, comprar, ir ao site do banco para ai ter o boleto impresso. Ruim demais!
Sinceramente, horrível essa decisão de excluir boletos sem registro.
Alguns podem dizer que é por causa de segurança, que há malwares que alteram a linha digitável para que o pagamento caia em outra conta, prejudicando o consumidor. Isso é verdade em partes, pois nós tivemos um problema desse tipo apenas (em 15 anos de empresa), cujo cliente teve seu computador infectado. Mesmo assim, após isso ocorrer, tomamos providências para que o boleto não pudesse mais ser alterado, mesmo que o cliente tivesse o malware em seu computador.
Alguém pode me dar outra justificativa que seja plausível sobre essa atitude de extinção do boleto sem registro? Só para eu ficar conformado...
Abraço a todos!