Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Sequencia 10 - Tef Discado


Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 3855 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom dia!

 

Estou realizando os testes de pre-homologação e na sequencia 10 do TEF discado - SEVEN PDV diz o sequinte: 

 

- Venda com cartão. Reiniciar o micro durante a impressão da 1ª via. Antes de iniciar a AC, excluir o arquivo de backup do Intpos.001.

- A AC deverá manter o arquivo Intpos.001 criado na pasta C:\tef_dial\resp, que será eliminado somente após o envio da terceira perna e confirmação de recebimento desta pelo GP. Ao abrir a AC, a mesma deverá exibir mensagem ao operador: "Última transação TEF cancelada" Rede: / NSU: / Valor: (Obs.: o primeiro arquivo a ser lido deverá ser da pasta C:\tef_dial\resp. O arquivo de backup não poderá ser criado na pasta C:\tef_dial\resp, assim como nenhum outro arquivo deverá ser criado nesta pasta).

 

Bom, perante a isso, reiniciar meu pc e o arquivo Intpos.001 continuou na pasta C:\tef_dial\resp. Depois, fui na pasta onde ACBrTEFD cria o arquivo ACBr_TEF_DIAL_001.tef (backup) e apaguei como manda.

Depois que vem o problema. Abri meu programa e é retornado na mensagem apenas "Última transação cancelada", sem REDE, NSU e VALOR e o NCN não acontece.

 

Alguém sabe o porque disso?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Olá Cleber,

 

   Já faz um tempo que olhei esse teste, então posso estar enganado ou confundindo os testes. Contudo, não é isso o que pede o teste? Ele não pede pra mostrar nenhum valor nos campos Rede, NSU e Valor...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olá Cleber,

 

   Já faz um tempo que olhei esse teste, então posso estar enganado ou confundindo os testes. Contudo, não é isso o que pede o teste? Ele não pede pra mostrar nenhum valor nos campos Rede, NSU e Valor...

 

Pode ser que sim, até que aí tudo bem, tiro minha dúvida com a SEVEN. Mas e quanto a não aplicar o NCN de fato na transação pendente?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Confere o evento oninfoecf senão me engano 

na maioria dos casos sempre é ali o problema!

 

Atualmente meu evento está assim:

  {try
    if not ECF.Ativo then
      ECF.Ativar;
  except
    raise;
  end;}
  try
    TEF.BloquearMouseTeclado(True);
    case Operacao of
      ineSubTotal :
        begin
          ASubTotal := ECF.Subtotal ;
          if Cupom.vAcrescimo > 0 then
            ASubTotal := ASubTotal - ECF.TotalPago;
          RetornoECF := FloatToStr(ASubTotal);
        end;
      ineTotalAPagar :
        RetornoECF := FloatToStr(Cupom.vPago);
      ineEstadoECF :
        begin
          case ECF.Estado of
            estLivre      : RetornoECF := 'L';
            estVenda      : RetornoECF := 'V';
            estPagamento  : RetornoECF := 'P';
            estRelatorio  : RetornoECF := 'R';
            estNaoFiscal  : RetornoECF := 'N';
          else
            RetornoECF    := 'O' ;
          end;
        end;
    end;
    //TEF.BloquearMouseTeclado(False);
  except
    on E : Exception do
      begin
        //TEF.BloquearMouseTeclado(False);
        //MessageDlg(E.Message, mtError, [mbOK], 0);
        //CarregaTelaCupom(False);
        //EmOperacao := False;
        //OperacoesFiscais(False);
      end;
  end;

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não cheguei a debugar, mas analisando aqui, se chamar o ACBrECF.Estado vai disparar um exceção porque a ecf está desligada, então que não vá entrar no else do case. Você recomenda colocar o RetornoECF := 'O' ; no except abaixo?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Galera, dei uma olhada nos fontes aqui, mas infelizmente fico perdido por ter conhecimento de todo o fluxo do componente. Estou com a homologação batendo na porta e preciso terminar o bendito do TEF primeiro.

 

Se alguém puder me dar uma luz a respeito.

 

Grato

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia a todos!

 

Galera, achei o problema. O emulador do Pay&Go ao ser iniciado, está apagando o IntPos.001 da pasta resp. Por isso o ACBrTEF não conseguia fazer o restando do procedimento. Só para verificar, fiz os seguintes procedimentos:

 

- Antes de iniciar o emulador, fiz uma cópia do IntPos.001 para evitar sua perda.

- Iniciei o Pay&Go Client e o arquivo foi apagado da pasta resp como citado anteriormente.

- Voltei o IntPos.001 para a pasta resp.

 

Aí vem mais um gargalo. Eu abri o IntPos.001 e o arquivo estava em branco. To começando a achar que esse emulador ta fazendo hora comigo.rsrsrsrs

 

Alguém aí pode dar alguma sugestão?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Confere se você tem que usar o Pay&Go mesmo para estes testes ou será que não seria outra emulador para esse teste.

lembro de ter sofrido só um resto a uns anos atrás pra fazer um teste, até que liguei para eles e me disseram

que o teste deveria ser feito com outro 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Confere se você tem que usar o Pay&Go mesmo para estes testes ou será que não seria outra emulador para esse teste.

lembro de ter sofrido só um resto a uns anos atrás pra fazer um teste, até que liguei para eles e me disseram

que o teste deveria ser feito com outro 

 

testes para Cielo utiliza-se Pay&Go e para Redecard utiliza-se o GP.

Instalei o GP aqui também e fui realizar um teste, só que o IntPos.001 também está vazio. Eu creio que lá eles não devam usar esses emuladores que utilizamos. Então Juliomar, tem algum outro emulador que funciona corretamente para eu testar o fluxo por completo do ACBrTEF?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu não sei se é por causa dessa reinicialização do pc. Mas se vc puder conferir na sua casa, até mesmo me passar a instalação que vc tem do GP (mesmo achando que deve ser igual).

 

Grato

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Eu creio que lá eles não devam usar esses emuladores que utilizamos.

Não sei o dedicado e nem se é assim ainda. Mas quando fiz o discado presencial, eles usaram um que estava conectado na rede interna deles. Então embora fosse um simulador, ele funcionava comunicando com o sistema e não apenas emulando a comunicação. Usava o modem e tudo mais.

 

Não sei se já fez a pre-certificação. Mas se não tiver feito, faz o que o Juliomar disse de ligar pra eles por conta destes detalhes. Se você falar com um dos técnicos eles normalmente conhecem esses problemas de cabeça.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Juliomar, me pediram para fazer esse teste no GP mesmo, pois o Pay&Go apaga o arquivo ao ser inicializado. Vai entender neh?

 

Então reinstalei o GP e voltei a fazer os testes.

 

- No meio da impressão da primeira via, reinicio o pc.

- Só que IntPos.001 depois de ser reiniciado o pc está em branco na pasta resp (aparentemente corrompido).

- Fiz o teste de outra forma. Ao invés de reiniciar o pc no meio da impressão desliguei a ecf e, o ACBrTEF como de praxe da a mensagem de tentar novamente.

- Nesse momento reiniciei o pc e logo após, vi que o IntPos.001 estava intacto na pasta Resp, como tem que ser.

 

Agora vem, onde quero chegar com isso? durante a impressão do comprovante o ACBrTEF está lendo o arquivo, ou antes de começar a impressão é que ele le o retorno, carrega em buffer e libera o mesmo? To considerando que no momento da impressão esse arquivo ta garrado, ocasionando corrompimento na reinicialização do pc.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Juliomar, me pediram para fazer esse teste no GP mesmo, pois o Pay&Go apaga o arquivo ao ser inicializado. Vai entender neh?

 

Então reinstalei o GP e voltei a fazer os testes.

 

- No meio da impressão da primeira via, reinicio o pc.

- Só que IntPos.001 depois de ser reiniciado o pc está em branco na pasta resp (aparentemente corrompido).

- Fiz o teste de outra forma. Ao invés de reiniciar o pc no meio da impressão desliguei a ecf e, o ACBrTEF como de praxe da a mensagem de tentar novamente.

- Nesse momento reiniciei o pc e logo após, vi que o IntPos.001 estava intacto na pasta Resp, como tem que ser.

 

Agora vem, onde quero chegar com isso? durante a impressão do comprovante o ACBrTEF está lendo o arquivo, ou antes de começar a impressão é que ele le o retorno, carrega em buffer e libera o mesmo? To considerando que no momento da impressão esse arquivo ta garrado, ocasionando corrompimento na reinicialização do pc.

Não poderia pois se olhar como o arquivo é manipulado ele não iria corromper

chegou a testar em outro micro pra ver se dá o mesmo problema?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Juliomar, Elton!

 

Muito obrigado pela ajuda! Fiz os testes em outro pc e la funcionou sem problemas. Fiz 2 dois testes aqui e procedeu da forma que tinha que ser. O meu deve estar realmente com problemas. De toda forma vou dar por encerrado meus testes, até porque minha homologação ta marcada e batendo na porta. Vou testar uma última vez em outro PC a fim de imprimir os testes solicitados pela SEVEN PDV. Só a motivo de informação, estou postando o ultimo log gerado pelo ACBrTEF no meu pc.

 

-- 22/10 19:19:37:714 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: ATV, Fim da Espera de: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.sts Recebido
-- 22/10 19:19:37:714 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: ATV, Verificando conteudo de: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.sts
-- 22/10 19:19:37:714 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: CRT, Fechando arquivo: C:\TEF_DIAL\req\intpos.tmp
-- 22/10 19:19:37:744 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: CRT, Renomeando: C:\TEF_DIAL\req\intpos.tmp para: C:\TEF_DIAL\req\intpos.001
-- 22/10 19:19:37:744 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: CRT, Aguardando: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.sts
-- 22/10 19:19:40:244 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: CRT, Fim da Espera de: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.sts Recebido
-- 22/10 19:19:40:244 - TEF_DIAL FinalizarRequisicao: CRT, Verificando conteudo de: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.sts
-- 22/10 19:19:40:244 - BloquearMouseTeclado: NAO
-- 22/10 19:19:40:244 - TEF_DIAL LerRespostaRequisicao: CRT, Aguardando: C:\TEF_DIAL\resp\intpos.001
  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Galera, só para finalizar o tópico! Perante aos NCN, voces cancelam também o cupom fiscal ou só a transação mesmo? Eu particularmente cancelo o cupom somente se der problema no fechamento do mesmo. Agora se for no vinculado, somente cancelo a transação.

 

Como vocês estão acostumados a proceder?

Editado por Cleber

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Geralmente se cancela o cupom somente se der problema durante ele, qualquer outro você deixa ele normal e procede o recebimento de outra forma, de forma a regularizar o caixa.

É claro que isso depende da aplicação, da regra de negócio, do estabelecimento, etc, etc.

 

Nem todos os ECFs aceitam cancelar o cupom após um CCD, somente cancelando o CCD ai sim eles liberam para cancelar o cupom, mas veja, dependendo de onde deu o erro, se chegar a abrir o gerencial para impressão, ai fica impossível cancelar o CCD e consequentemente o cupom fiscal.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia Regys!

 

Pois é, eu optei por não fazer tratamento de queda de energia, sendo assim já cancelo o cupom caso o mesmo esteja aberto. Mas se ocorrer durante a impressão do CCD ou RG, apenas cancelo a transação mesmo.

Você cita sobre regularizar o caixa, mas de que por forma por exemplo? Um comprovante não fiscal seria uma saída?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3855 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.