Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Csosn 290


pierrymodesto
Ver Solução Respondido por pierrymodesto,
  • Este tópico foi criado há 3607 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

Estou emitindo uma nfe de devolucao onde os produtos sao importados adquiridos no mercado interno. A empresa emitente é optante pelo simples nacional, no caso deveria emitir com o  csosn 290 como foi solicitado.

Ao validar a nfe esta saindo os produtos com o csosn 900 e nao com o 290. 

 

já atualizei os arquivos e nada. que devo fazer para que o csosn seja impresso corretamente?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde!

Vc está um pouco confuso.

Digo isto pela tua colocação: "... no caso deveria emitir com o  csosn 290 como foi solicitado."

 

Não existe CSOSN 290.

Veja Manual de Integração V. 5.00 (Págs. 176 a 180) 

 

Se desejar leia a NT 2009.006  (Pág. 60)

Verá que os códigos permitidos são:

-------------------------------------------------------------------------------------

Código de Situação da Operação – Simples Nacional (CSOSN) 
101 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão  de crédito 
102 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito 
103 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta 
201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária 
202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária 
203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária 
300 – Imune 
400 – Não tributada pelo Simples Nacional 
500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação 
900 - Outros 
-------------------------------------------------------------------------------------------------


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Kiko, voce está certo quando disse que fiquei confuso, pois estou mesmo....

Mas no caso de produtos importados adquiridos no mercado interno, usa-se o csosn 290 para outras operações, que é este caso de devolução, e então quando emiti a nota de devolucao para o fornecedor, este não aceitou e me disse que teria que ser o csosn 290.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como o Kiko disse, não existe CSOSN 290.

Creio que o que você quer informar seja um CST 90 - Outras, com Origem da Mercadoria 2 - Estrangeira, adquirida no mercado interno.

Esses dois dados juntos formam o código 290 (Origem + CST) que querem que apareça na nota.

CSOSN é usado para empresas optantes pelo Simples Nacional apenas. Os outros utilizam CST.

Editado por clever-x
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Clever-x matou a xarada... na base de teste deu certo, agora vou testar na empresa e depois posto aqui o resultado.

Valeu....

Complementado as informações do Kiko e do Clever-x, vc deve utilizar da tabela CAMEX para saber se estes produtos devem ser origens 2 ou 7, pq, para produtos importados, adquiridos no mercado interno e que as saídas sejam para pessoas jurídicas contribuintes,  estes devem ter a sua origem para 7, pois se caso utilizar a origem 2, deverá tributar com a alíquota de ICMS = 4%.

 

[]s,

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementado as informações do Kiko e do Clever-x, vc deve utilizar da tabela CAMEX para saber se estes produtos devem ser origens 2 ou 7, pq, para produtos importados, adquiridos no mercado interno e que as saídas sejam para pessoas jurídicas contribuintes,  estes devem ter a sua origem para 7, pois se caso utilizar a origem 2, deverá tributar com a alíquota de ICMS = 4%.

 

[]s,

Desculpe, esqueci de dizer que são para saídas interestaduais.

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Pierry. Se a empresa emitente está no regime CRT=1 (Simples), eu não concordo que vc preencha com o código 290  (2) Origem da Mercadoria (90) CST.

Pois CST é para empresas que se enquadram no regime normal e para preencher este campo vc deve mudar a CRT de 1 (simples) para 3 (normal).  

 

No meu modo de ver, vc deve preencher o campo origem da mercadoria <orig>  e CSOSN 900 que permite destacar o imposto.

 

 

 

Se desejar ler o tópico abaixo, tem uma ampla discussão sobre este assunto.

  • Curtir 1


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pierry. Se a empresa emitente está no regime CRT=1 (Simples), eu não concordo que vc preencha com o código 290  (2) Origem da Mercadoria (90) CST.

Pois CST é para empresas que se enquadram no regime normal e para preencher este campo vc deve mudar a CRT de 1 (simples) para 3 (normal).  

 

No meu modo de ver, vc deve preencher o campo origem da mercadoria <orig>  e CSOSN 900 que permite destacar o imposto.

 

 

 

Se desejar ler o tópico abaixo, tem uma ampla discussão sobre este assunto.

 Tambem concordo com voce, mas a empresa na qual irei devolver os itens, nao permite que eu emita com o csosn 900, como foi feito inicialmente, e inclusive tivemos que cancelar a nota. Mas o contador pediu para que eu emitisse de acordo com o solicitado, no qual ficou esta nota com o "regime normal", apenas esta nota, e depois voltou a emitir com "simples", 

Agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3607 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.