Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recurso Muito Interessante


  • Este tópico foi criado há 4006 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

O assunto é meio offtopic, mas acho q muitos vão querer tirar a mesma duvida minha.

Pessoal, eu vi em outro sistema um recurso e quero muito colocar no meu sistema.

A pessoa digita o CPF do cliente e o programa preenche todos os outros campos consultando a base da receita ferderal.

Alguem sabe como esse recuso funciona?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso funciona se vc tiver um convenio com o pessoal do serasa express....ou cheque express tbem...

O funcionamento é como se fosse a nfe

vc passa os parametros de consulta, usuario e senha e ele te traz uma lista dos dados consultados..

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q num é bem isso.

Andei pesquisando e descobri q a receita federal disponibilizou um recurdo chamado infoconv.

Onde qualquer aplicativo pode fazer isso, basta consumir esse webservice.

https://infoconv.receita.fazenda.gov.br ... arCPF.asmx

Mas como nem tudo q reluz é ouro, vc precisa de um certificado do tipo e-quipamento, q eu nunca ouvi falar.

Sem isso nem é possivel testar as funções do webservice.

Se ouver interresse de alguem me ajudar eu agradeço.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Certificado InfoConv é utilizado por empresas ou órgãos da administração pública que assinam contratos com a Receita Federal e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para utilizarem o Sistema de Informações para Convenentes via WebServices (Infoconv).

Características técnicas

Chave Pública RSA (1024 bits)

Autoridade Certificadora: ICP-Brasil

Prazo de validade: 1 ano

Bit de client authentication e server authentication ativos.

Retirado do site do serasa experian

espero que isso ajude a sanar suas dúvidas com relação ao certificado questionado acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado strago.

Ajudou muito.

Porem abusando um pouco.

Parece q existe uma certa burogracia em cima desse certificado, ele não pode ser exportado de um PC para o outro né?

Isso significa q mesmo q eu começe já com um cliente interresado no recurso e que repasse o certificado para mim. Eu não vou conseguir desenvolver pois não vai funcionar no meu PC.

Estou certo ou errado?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, o que eu te falei foi o seguinte

http://www.consultacpf.com/ nesses site vc tem como fazer a integração que vc falou ..mas usando consultas ao banco de dados da serasa.

Eu ja fiz isso em outra empresa que trabalhei e funcionava perfeitamente...digitava o cpf ou cnpj e o sistema preenchia os dados disponiveis...

Mas agora sobre essa parte da receita eu vou analisar ainda...

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu presumo o seguinte ....

Você como empresa, cria um webserver com apache ou IIS e compra o certificado para esse servidor, e trabalha usando camadas com seus clientes, tipo, app cliente envia a solicitação pro seu webserver que por sua vez acessa o webservice da receita e retorna a informação para o seu cliente ;)

acredito que funcione muito bem dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Bacana... mas notei que o acesso a página exige um Certificado instalado na máquina (ou navegador)... isso limitaria bastante a aplicação final...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo o seguinte, como eu tenho certificado de alguns clientes quando eu acessei o link tive acesso normalmente...

Acho que se fosse virar um componente o acesso seria baseado ao da NFe que precisa ter um certificado...

Desculpe se estiver errado.

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardomendes, realmente existe maneiras de se fazer isso, mas nenhuma delas é de graça.

Tem esse site:

http://www.fontededados.com.br/

E esse do Serasa que vc postou.

Pelo Serasa me parece que não é retornado o endereço, que é o que o cliente mais precisa, não sei se estou errado.

Agora, eu fiquei sabendo que a Receita federal disponibilizou graciosamente um recurso para q vc possa fazer essa consulta.

E pelo q eu pesquisei esse recurso só pode ser o infoconv.

Q de gracioso num tem nada, uma vez q o cliente tem q ter esse certificado q o preço é meio salgado e a validade é de um ano.

Com certeza nós desenvolvedores teremos que colocar isso em nossos sistemas, ou eles vão ficar ultrapassados. Hoje já existe sistema que faz isso e é muito útil. A pessoa pedi uma Nota Paulista e ao invés do atendente ter que ficar digitando o CPF. Ele passa a leitora ótica no código de barras que tem abaixo do numero. Mesma coisa para uma NFE ou NFSE, a pessoa digita o CPF ou CNPJ e alem de ter economia na digitação, ainda tem a garantia dos dados estarem sempre corretos.

Podemos até pensar em um ACBRconsultaCPF e ACBRconsultaCNPJ.

O problema num é nem obter o recurso, ele é muito simples e vc consumi o webcervice de olhos fechados. O problema é a burocracia pra se ter isso.

Strago, sua idéia é ótima, mas acho que ela não vai funcionar pelo q eu citei acima, de gracioso não existe nada. Duvido q a receita vai permitir q vc tenha um sistema, onde vc adquiri um certificado e seus clientes não precisam adquiri. Com certeza seu sistema será barrado na homologação.

Vou continuar estudando o recurso, se vcs puderem ajudar eu agradeço muito.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo o seguinte, como eu tenho certificado de alguns clientes quando eu acessei o link tive acesso normalmente...

Acho que se fosse virar um componente o acesso seria baseado ao da NFe que precisa ter um certificado...

Desculpe se estiver errado.

Tá certo sim.

Vc consegui acessar.

Consegui consumir o webservice, coloca as funçoes para pendurar o certificado no webservice.

Mas na hora de realizar uma consulta, não vai retornar dados nenhum, o unico campo q vai voltar preenchido é o erro.

Com uma mensagem de que o certificado tem q ser do tipo e-quipamento.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Eu já tenho um componente que faz consulta na página da Fazenda por CNPJ ou CPF (são páginas diferentes)....

Penso eu doa-lo ao ACBr em breve...

Na verdade ele usa a página Web que existe, de acesso público, o inconveniente é que precisa digitar o "Captcha"...

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pesso ... itacao.asp

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardomendes, realmente existe maneiras de se fazer isso, mas nenhuma delas é de graça.

Strago, sua idéia é ótima, mas acho que ela não vai funcionar pelo q eu citei acima, de gracioso não existe nada. Duvido q a receita vai permitir q vc tenha um sistema, onde vc adquiri um certificado e seus clientes não precisam adquiri. Com certeza seu sistema será barrado na homologação.

Vou continuar estudando o recurso, se vcs puderem ajudar eu agradeço muito.

Na verdade essa, a meu ver, seria a solução adotada pelos sites que oferecem o serviço de consultas, salvo que haja "convênios" que tratam diretamente essa questão. Porque para o infoconv, acredito que não importa realmente quem estará de posse das informações no final da cadeia e sim quem as consultou, ou seja, o dono do certificado, se você possui uma empresa com uma carteira de clientes razoáveis onde o custo do certificado poderia ser diluído entre seus clientes, não vejo problema em trabalhar com o "repasse" das informações por um sistema de "camadas" por assim dizer, ou até mesmo uma base de dados paralela tipo knowledge, armazena as consultas já realizadas com um lifetime e caso alguem queira repetir a consulta, nem precisaria acessar o webservice da infoconv. (Partindo do princípio de que maus pagadores são consultados com mais frequência no comércio).

O maior problema é que, pelas informações que você passou, não é possível nem testar o serviço para que pudéssemos esboçar um componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que é válido lembrar tb que esse site da Fazenda não faz acesso a base de dados de Serasa, SNPC, etc...

Eu uso ele apenas para agilizar o cadastro de Empresas... o usuário digita o CNPJ e "magicamente" o programa preenche os dados da Empresa e Endereço...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho um componente que faz consulta na página da Fazenda por CNPJ ou CPF (são páginas diferentes)....

Penso eu doa-lo ao ACBr em breve...

Na verdade ele usa a página Web que existe, de acesso público, o inconveniente é que precisa digitar o "Captcha"...

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pesso ... itacao.asp

Daniel, faz um grande favor para seus colegas desenvolvedores, encina como vc conseguiu fazer isso violando o Captcha.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que me expressei mal.. O que quis dizer é que é necessário abrir uma Janela com o Captcha, mas a exibição da Imagem pode ser integrada a aplicação... Segue um ScreenShot

post-111-13548987407001.jpg

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal.. O que quis dizer é que é necessário abrir uma Janela com o Captcha, mas a exibição da Imagem pode ser integrada a aplicação... Segue um ScreenShot

[attachment=0]cnpj_captcha.jpg[/attachment]

Num deixa de ser um recurso interessante.

O outro q consulta o CPF traz todos os campos?

Vc sabe como é? Hoje o usuário não quer mais digitar nada, ele quer colocar o CPF e o sistema tem que preencher todos os campos.

Vou ficar muito agradecido no dia q vc doar esses componentes.

Agora, oq está me deixando de cabelo em pé e q eu liguei pro chefe do sindicado dos contabilistas aqui da minha cidade e ele afirmou q a receita federal disponibilizou um recurso gratuito para q todos os sistemas possam preencher todos os campos apenas digitando o CPF e ainda sem a necessidade de um certificado digital. Tanto q já existe sistema q a pessoa pedi a Nota Fiscal e o atendente passa a leitora ótica no CPF, nem precisa mais digitar nada. Já tô há uma semana rodando a internet e só encontrei o infoconv que realmente faz isso e é gratuito, mas não sem um certificado digital. Como o valor do certificado é meio salgado e dura só um ano, acaba que o recurso num é bem de graça.

A não ser q a idéia do Strago seja valida, um único certificado em uma aplicação multicamadas.

Porem mesmo explicando tudo isso pro cara lá da contabilidade ele continuou afirmando que existe sim e sem a necessidade de certificado, ele só não entende de informática e não sabe onde encontrar o recurso nem o nome do mesmo.

Pra mim ele ta louco.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Com certeza o cara tá equivocado... hoje em dia o fisco exige certificado digital para tudo...

No futuro, a maioria dos usuários já terá certificado instalado (por causa do NFe)... o saco, é que agora praticamente apenas o certificado A3 é válido (o NFe aceita o A1, mas alguns sites do governo somente aceitam A3)... Ou seja, o recurso só funcionaria no terminal que tem o certificado instalado...

Na consulta por CPF apenas o Nome pode ser aproveitado.. veja o site:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplic ... ublica.asp

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria muito interessante também seria consulta no sintegra, pra quem precisa de informações para cadastro de clientes para NFe por exemplo, o problema é que infelizmente as páginas do sintegra divergem muito de estado para estado e fica impraticável produzir algo 100% eficaz para todos os casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

este assunto me interessou bastante, então fiz umas pesquisas no google

e consegui fazer este exemplo no delphi 6.

usei o twebbrowser, pra lazarus não sei como fazer ainda,

está consultado o cnpj, semelhante a printscreen que o daniel deixou.

caso alguém consiga portar para lazarus eu gostaria de receber o exemplo também.

espero que seja útil...

consulta-cnpj.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este assunto me interessou bastante, então fiz umas pesquisas no google

e consegui fazer este exemplo no delphi 6.

usei o twebbrowser, pra lazarus não sei como fazer ainda,

está consultado o cnpj, semelhante a printscreen que o daniel deixou.

caso alguém consiga portar para lazarus eu gostaria de receber o exemplo também.

espero que seja útil...

[attachment=0]consulta-cnpj.rar[/attachment]

Q bom q vc se interressou pelo assunto.

Porem tentei rodar o seu codigo aqui, mas ele traz todos os campos em branco, não consegui verificar o pq.

De qualquer forma, acho q não tem como escapar do infoconv, pois é ele q faz a consulta por cpf trazendo tudo mesmo sem Captcha.

E o webservice do infoconv é muito simples.

O grande problema é o certificado e-quipamento.

Se ao menos existisse um ambiente de testes, mas nem isso.

Só queria saber como esse certificado funciona, sé é possivel transportar de um pc para outro, se é só o certificado ou mais alguma coisa.

Pagar 1850 só pra saber como funciona num dá.

Consulta pelo Seraza não serve tb, pelo fato de que não é retornado todos os campos como endereço por exemplo. Pode comparar com o infoconv pra vc ver, o infoconv traz tudo e um pouco mais.

Oq o usuário quer hoje é não ter q digitar mais nada, e já existe sistema q faz isso.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo Fernando, lamento que ai não tenha funcionado, ante de enviar eu testei, e estava funcionando,

e esta funcionando aqui ainda... tente analizar o código, talvez você descubra oque está havendo...

como eu disse minha intenção era ajudar. espero que consiga solucionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo Fernando, lamento que ai não tenha funcionado, ante de enviar eu testei, e estava funcionando,

e esta funcionando aqui ainda... tente analizar o código, talvez você descubra oque está havendo...

como eu disse minha intenção era ajudar. espero que consiga solucionar...

Opa desculpa, falha minha, peguei um cnpj invalido.

Funciona Perfeitamente.

Mas gostaria q vc me ajuda-se com o infoconv, pois se vc fizer a mesma coisa, porem com CPF; o usuário vai ter q digitar o captcha para obter apenas o nome.

Num dá nem pra comparar com um sistema q estejá usando o infoconv.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4006 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...