Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recurso Muito Interessante


  • Este tópico foi criado há 4017 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

O assunto é meio offtopic, mas acho q muitos vão querer tirar a mesma duvida minha.

Pessoal, eu vi em outro sistema um recurso e quero muito colocar no meu sistema.

A pessoa digita o CPF do cliente e o programa preenche todos os outros campos consultando a base da receita ferderal.

Alguem sabe como esse recuso funciona?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso funciona se vc tiver um convenio com o pessoal do serasa express....ou cheque express tbem...

O funcionamento é como se fosse a nfe

vc passa os parametros de consulta, usuario e senha e ele te traz uma lista dos dados consultados..

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q num é bem isso.

Andei pesquisando e descobri q a receita federal disponibilizou um recurdo chamado infoconv.

Onde qualquer aplicativo pode fazer isso, basta consumir esse webservice.

https://infoconv.receita.fazenda.gov.br ... arCPF.asmx

Mas como nem tudo q reluz é ouro, vc precisa de um certificado do tipo e-quipamento, q eu nunca ouvi falar.

Sem isso nem é possivel testar as funções do webservice.

Se ouver interresse de alguem me ajudar eu agradeço.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Certificado InfoConv é utilizado por empresas ou órgãos da administração pública que assinam contratos com a Receita Federal e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para utilizarem o Sistema de Informações para Convenentes via WebServices (Infoconv).

Características técnicas

Chave Pública RSA (1024 bits)

Autoridade Certificadora: ICP-Brasil

Prazo de validade: 1 ano

Bit de client authentication e server authentication ativos.

Retirado do site do serasa experian

espero que isso ajude a sanar suas dúvidas com relação ao certificado questionado acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado strago.

Ajudou muito.

Porem abusando um pouco.

Parece q existe uma certa burogracia em cima desse certificado, ele não pode ser exportado de um PC para o outro né?

Isso significa q mesmo q eu começe já com um cliente interresado no recurso e que repasse o certificado para mim. Eu não vou conseguir desenvolver pois não vai funcionar no meu PC.

Estou certo ou errado?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, o que eu te falei foi o seguinte

http://www.consultacpf.com/ nesses site vc tem como fazer a integração que vc falou ..mas usando consultas ao banco de dados da serasa.

Eu ja fiz isso em outra empresa que trabalhei e funcionava perfeitamente...digitava o cpf ou cnpj e o sistema preenchia os dados disponiveis...

Mas agora sobre essa parte da receita eu vou analisar ainda...

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu presumo o seguinte ....

Você como empresa, cria um webserver com apache ou IIS e compra o certificado para esse servidor, e trabalha usando camadas com seus clientes, tipo, app cliente envia a solicitação pro seu webserver que por sua vez acessa o webservice da receita e retorna a informação para o seu cliente ;)

acredito que funcione muito bem dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Bacana... mas notei que o acesso a página exige um Certificado instalado na máquina (ou navegador)... isso limitaria bastante a aplicação final...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo o seguinte, como eu tenho certificado de alguns clientes quando eu acessei o link tive acesso normalmente...

Acho que se fosse virar um componente o acesso seria baseado ao da NFe que precisa ter um certificado...

Desculpe se estiver errado.

Att.:

W7 Soluções
Ricardo Mendes
Analista/Programador
Skype: ricardo_w7
[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardomendes, realmente existe maneiras de se fazer isso, mas nenhuma delas é de graça.

Tem esse site:

http://www.fontededados.com.br/

E esse do Serasa que vc postou.

Pelo Serasa me parece que não é retornado o endereço, que é o que o cliente mais precisa, não sei se estou errado.

Agora, eu fiquei sabendo que a Receita federal disponibilizou graciosamente um recurso para q vc possa fazer essa consulta.

E pelo q eu pesquisei esse recurso só pode ser o infoconv.

Q de gracioso num tem nada, uma vez q o cliente tem q ter esse certificado q o preço é meio salgado e a validade é de um ano.

Com certeza nós desenvolvedores teremos que colocar isso em nossos sistemas, ou eles vão ficar ultrapassados. Hoje já existe sistema que faz isso e é muito útil. A pessoa pedi uma Nota Paulista e ao invés do atendente ter que ficar digitando o CPF. Ele passa a leitora ótica no código de barras que tem abaixo do numero. Mesma coisa para uma NFE ou NFSE, a pessoa digita o CPF ou CNPJ e alem de ter economia na digitação, ainda tem a garantia dos dados estarem sempre corretos.

Podemos até pensar em um ACBRconsultaCPF e ACBRconsultaCNPJ.

O problema num é nem obter o recurso, ele é muito simples e vc consumi o webcervice de olhos fechados. O problema é a burocracia pra se ter isso.

Strago, sua idéia é ótima, mas acho que ela não vai funcionar pelo q eu citei acima, de gracioso não existe nada. Duvido q a receita vai permitir q vc tenha um sistema, onde vc adquiri um certificado e seus clientes não precisam adquiri. Com certeza seu sistema será barrado na homologação.

Vou continuar estudando o recurso, se vcs puderem ajudar eu agradeço muito.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo o seguinte, como eu tenho certificado de alguns clientes quando eu acessei o link tive acesso normalmente...

Acho que se fosse virar um componente o acesso seria baseado ao da NFe que precisa ter um certificado...

Desculpe se estiver errado.

Tá certo sim.

Vc consegui acessar.

Consegui consumir o webservice, coloca as funçoes para pendurar o certificado no webservice.

Mas na hora de realizar uma consulta, não vai retornar dados nenhum, o unico campo q vai voltar preenchido é o erro.

Com uma mensagem de que o certificado tem q ser do tipo e-quipamento.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Eu já tenho um componente que faz consulta na página da Fazenda por CNPJ ou CPF (são páginas diferentes)....

Penso eu doa-lo ao ACBr em breve...

Na verdade ele usa a página Web que existe, de acesso público, o inconveniente é que precisa digitar o "Captcha"...

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pesso ... itacao.asp

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardomendes, realmente existe maneiras de se fazer isso, mas nenhuma delas é de graça.

Strago, sua idéia é ótima, mas acho que ela não vai funcionar pelo q eu citei acima, de gracioso não existe nada. Duvido q a receita vai permitir q vc tenha um sistema, onde vc adquiri um certificado e seus clientes não precisam adquiri. Com certeza seu sistema será barrado na homologação.

Vou continuar estudando o recurso, se vcs puderem ajudar eu agradeço muito.

Na verdade essa, a meu ver, seria a solução adotada pelos sites que oferecem o serviço de consultas, salvo que haja "convênios" que tratam diretamente essa questão. Porque para o infoconv, acredito que não importa realmente quem estará de posse das informações no final da cadeia e sim quem as consultou, ou seja, o dono do certificado, se você possui uma empresa com uma carteira de clientes razoáveis onde o custo do certificado poderia ser diluído entre seus clientes, não vejo problema em trabalhar com o "repasse" das informações por um sistema de "camadas" por assim dizer, ou até mesmo uma base de dados paralela tipo knowledge, armazena as consultas já realizadas com um lifetime e caso alguem queira repetir a consulta, nem precisaria acessar o webservice da infoconv. (Partindo do princípio de que maus pagadores são consultados com mais frequência no comércio).

O maior problema é que, pelas informações que você passou, não é possível nem testar o serviço para que pudéssemos esboçar um componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que é válido lembrar tb que esse site da Fazenda não faz acesso a base de dados de Serasa, SNPC, etc...

Eu uso ele apenas para agilizar o cadastro de Empresas... o usuário digita o CNPJ e "magicamente" o programa preenche os dados da Empresa e Endereço...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho um componente que faz consulta na página da Fazenda por CNPJ ou CPF (são páginas diferentes)....

Penso eu doa-lo ao ACBr em breve...

Na verdade ele usa a página Web que existe, de acesso público, o inconveniente é que precisa digitar o "Captcha"...

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pesso ... itacao.asp

Daniel, faz um grande favor para seus colegas desenvolvedores, encina como vc conseguiu fazer isso violando o Captcha.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acho que me expressei mal.. O que quis dizer é que é necessário abrir uma Janela com o Captcha, mas a exibição da Imagem pode ser integrada a aplicação... Segue um ScreenShot

post-111-13548987407001.jpg

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal.. O que quis dizer é que é necessário abrir uma Janela com o Captcha, mas a exibição da Imagem pode ser integrada a aplicação... Segue um ScreenShot

[attachment=0]cnpj_captcha.jpg[/attachment]

Num deixa de ser um recurso interessante.

O outro q consulta o CPF traz todos os campos?

Vc sabe como é? Hoje o usuário não quer mais digitar nada, ele quer colocar o CPF e o sistema tem que preencher todos os campos.

Vou ficar muito agradecido no dia q vc doar esses componentes.

Agora, oq está me deixando de cabelo em pé e q eu liguei pro chefe do sindicado dos contabilistas aqui da minha cidade e ele afirmou q a receita federal disponibilizou um recurso gratuito para q todos os sistemas possam preencher todos os campos apenas digitando o CPF e ainda sem a necessidade de um certificado digital. Tanto q já existe sistema q a pessoa pedi a Nota Fiscal e o atendente passa a leitora ótica no CPF, nem precisa mais digitar nada. Já tô há uma semana rodando a internet e só encontrei o infoconv que realmente faz isso e é gratuito, mas não sem um certificado digital. Como o valor do certificado é meio salgado e dura só um ano, acaba que o recurso num é bem de graça.

A não ser q a idéia do Strago seja valida, um único certificado em uma aplicação multicamadas.

Porem mesmo explicando tudo isso pro cara lá da contabilidade ele continuou afirmando que existe sim e sem a necessidade de certificado, ele só não entende de informática e não sabe onde encontrar o recurso nem o nome do mesmo.

Pra mim ele ta louco.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Com certeza o cara tá equivocado... hoje em dia o fisco exige certificado digital para tudo...

No futuro, a maioria dos usuários já terá certificado instalado (por causa do NFe)... o saco, é que agora praticamente apenas o certificado A3 é válido (o NFe aceita o A1, mas alguns sites do governo somente aceitam A3)... Ou seja, o recurso só funcionaria no terminal que tem o certificado instalado...

Na consulta por CPF apenas o Nome pode ser aproveitado.. veja o site:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplic ... ublica.asp

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria muito interessante também seria consulta no sintegra, pra quem precisa de informações para cadastro de clientes para NFe por exemplo, o problema é que infelizmente as páginas do sintegra divergem muito de estado para estado e fica impraticável produzir algo 100% eficaz para todos os casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

este assunto me interessou bastante, então fiz umas pesquisas no google

e consegui fazer este exemplo no delphi 6.

usei o twebbrowser, pra lazarus não sei como fazer ainda,

está consultado o cnpj, semelhante a printscreen que o daniel deixou.

caso alguém consiga portar para lazarus eu gostaria de receber o exemplo também.

espero que seja útil...

consulta-cnpj.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este assunto me interessou bastante, então fiz umas pesquisas no google

e consegui fazer este exemplo no delphi 6.

usei o twebbrowser, pra lazarus não sei como fazer ainda,

está consultado o cnpj, semelhante a printscreen que o daniel deixou.

caso alguém consiga portar para lazarus eu gostaria de receber o exemplo também.

espero que seja útil...

[attachment=0]consulta-cnpj.rar[/attachment]

Q bom q vc se interressou pelo assunto.

Porem tentei rodar o seu codigo aqui, mas ele traz todos os campos em branco, não consegui verificar o pq.

De qualquer forma, acho q não tem como escapar do infoconv, pois é ele q faz a consulta por cpf trazendo tudo mesmo sem Captcha.

E o webservice do infoconv é muito simples.

O grande problema é o certificado e-quipamento.

Se ao menos existisse um ambiente de testes, mas nem isso.

Só queria saber como esse certificado funciona, sé é possivel transportar de um pc para outro, se é só o certificado ou mais alguma coisa.

Pagar 1850 só pra saber como funciona num dá.

Consulta pelo Seraza não serve tb, pelo fato de que não é retornado todos os campos como endereço por exemplo. Pode comparar com o infoconv pra vc ver, o infoconv traz tudo e um pouco mais.

Oq o usuário quer hoje é não ter q digitar mais nada, e já existe sistema q faz isso.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo Fernando, lamento que ai não tenha funcionado, ante de enviar eu testei, e estava funcionando,

e esta funcionando aqui ainda... tente analizar o código, talvez você descubra oque está havendo...

como eu disse minha intenção era ajudar. espero que consiga solucionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo Fernando, lamento que ai não tenha funcionado, ante de enviar eu testei, e estava funcionando,

e esta funcionando aqui ainda... tente analizar o código, talvez você descubra oque está havendo...

como eu disse minha intenção era ajudar. espero que consiga solucionar...

Opa desculpa, falha minha, peguei um cnpj invalido.

Funciona Perfeitamente.

Mas gostaria q vc me ajuda-se com o infoconv, pois se vc fizer a mesma coisa, porem com CPF; o usuário vai ter q digitar o captcha para obter apenas o nome.

Num dá nem pra comparar com um sistema q estejá usando o infoconv.

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4017 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...