Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBeNFeMonitor com Clipper


Fauze
  • Este tópico foi criado há 4635 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal, preciso de uma ajuda sobre usar o ACBrNFeMonitor, o que preciso instalar na minha máquina para gerar a NFe e como fazer a comunicação ACBrNFeMonitor?

Obrigado.

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Oi Fauze, dê uma lida nos links sugeridos

http://acbr.sourceforge.net/drupal/?q=node/40

http://anfm.blogspot.com/2010/10/acbrnfemonitor-compativel-com-nfe.html

Dowload da ultima versão 0.6.2b ( CAPICOM )

http://djsystem.sytes.net/ccount/click.php?id=8

Blog contendo informações sobre as versões

http://anfm.blogspot.com/

Relacionado a clipper, você poderá ter mais informações a respeito.

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=11210&hilit=acbrnfemonitor


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kiko, obrigado pelas orientações.

Tenho outra pergunta, como faço para colocar o certificado no monitor?

Obrigado,

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Após você ter instalado o certificado digital, execute o ACBrNFeMonitor, procure pela aba:

[ Certificado/Software House ] e clique no botão direito que está na linha Número de Série.

Será listado o(s) certificado(s) existente(s) no pc, escolha o que você vai usar.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiko, já configurei, agora outra pergunta, já tenho uma rotina para uso do sistema de SP funcionando belezinha, mas os meus clientes estão reclamando pq é muito manual, por isso resolvi dar uma olhada no ACBr por indicação de um amigo de desenvolve em delphi. Gostasria de seber se vc teria um arquivo valído para me mandar como exemplo?

Obrigado

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Fauze, eu uso criando um arquivo ini. (Não consegui anexar o arquivo, recebo uma mensagem: "Desculpe o limite de quota de anexos foi alcançado." ) Vou aguardar, depois tento te enviar.

Como você comentou que já tem funcionando para SP, no link abaixo, quase no final da página tem uma explicação de como usar com os arquivos no formato do emissor SEFAZ/SP. Faça alguns testes, que talvez você não precise recriar as tuas rotinas.

http://anfm.blogspot.com/2010/02/comandos-do-acbrnfemonitor.html

Abaixo os comandos para gerar a NFe que utilizam o formato do emissor do SEFAZ de SP.

NFe.CriarNFeSefaz(cArqTXT,nRetornaXML)

cArqTXT - Path para o arquivo TXT no formato do SEFAZ

NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE)

NFe.AdicionarNFeSefaz(cArqTXT,nLote)

Experimente criar um arquivo texto com o nome que que está configurado no ACBrNFeMonitor, se você deixou padrão será

ENTNFE.TXT COM o seguinte conteudo.

Vamos usar como exemplo o NFe.CriarNFeSefaz()

NOME DO ARQUIVO: ENTNFE.TXT

CONTEUDO:

NFe.CriarNFeSefaz("c:\teupath\teuarqtxtnopadraosefazsp.txt",1)

finalize o arquivo texto e envie para a pasta do Monitor com o nome ENTNFE.TXT e veja o resultado.

Observe se ele cria o arquivo XML.

Na aba [ WebService ] marque a opção [v] Salvar Arquivos Enviados/Recebidos p/WebServices, e defina um path para você tratar dele.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiko, boa noite! Acredito que estou no caminho certo, me desculpe com tantas perguntas.

Vou tentar explicar o que eu endendi: criei um arquivo texto como vc disse, salvei na pasta principal do ACBrNFeMonitor, imediatamente o monitor fez a leitura dele e excluiu da pasta ( está correto isso? ), e criou o arquivo sainfe.txt que tinha a seguinte mensagem (ERRO: Falha na validação dos dados da nota 1799

TAG: ID:B27/verProc(Versão do Processo de emissão da NF-e) - Nenhum valor informado.

'' viola a restrição pattern de '[!-ÿ]{1}[ -ÿ]*[!-ÿ]{1}|[!-ÿ]{1}'.

Falha da análise do elemento '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}verProc' com valor ''.), informei a versão do emissor e mandei novamente salvando o arquivo entnfe.txt, percebi que o arquivo sainfe.txt estava na pasta, agora com duas informações, a do erro e a informação de OK.

Pergunto pra vc, toda vez que eu gerar uma nota pelo meu sistema, terei de gerar o arquivo entnfe.txt com o comando NFe.CriarNFeSefaz("c:\teupath\teuarqtxtnopadraosefazsp.txt",1) e ler o arquivo sainfe.txt e em seguida apagá-lo?

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiko, para que serve esse dois comandos:

NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE)

NFe.AdicionarNFeSefaz(cArqTXT,nLote)

Mais uma vez me desculpe por tantas perguntas.

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

imediatamente o monitor fez a leitura dele e excluiu da pasta ( está correto isso? )

Sim, após ele processar o ENTNFE.TXT ele apaga, e informa o resultado no SAINFE.TXT

Por segurança eu gravo o arquivo primeiro no path aonde rodo o sistema e após finalizar a gravação do arquivo transfiro para a pasta do ACBrNFeMonitor.

toda vez que eu gerar uma nota pelo meu sistema, terei de gerar o arquivo entnfe.txt com o comando NFe.CriarNFeSefaz("c:\teupath\teuarqtxtnopadraosefazsp.txt",1) e ler o arquivo sainfe.txt e em seguida apagá-lo?

Sim. Tanto a nota como todos os comandos que você enviar seguirá este padrão, conforme você deve ter visto no link.

NFe.AssinarNFe(cArqXML)

NFe.ValidarNFe(cArqXML)

NFe.ConsultarNFe(cArqXML)

NFe.CancelarNFe(cChaveNFe,cJustificativa)

NFe.ImprimirDANFE(cArqXML,[NomeImpressora],[nCopias]) + todos os que constam no manual.

Você conseguiu gerar o XML?

Se não tiver erro deve ter um arquivo gerado na pasta que você informar na Aba [ WebService ]

[v]Salvar Arquivos Enviados/Recebidos p/WebServices

[c]

Após vc ter o XML vc terá que passar pelos processos de validar, assinar ou

NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE) eu tenho um pouco de dificuldade para te falar a respeito deste padrao, pois eu uso o arquivo .INI então vou te passar os pas sos q eu faço.

NFE.CriarNFe("aqui vai a informacao da nota no padrao txt.ini") mas creio que se vc tem o padrao SEFAZ SP

que é aquele que inicia com algo parecido com isto:

NOTAFISCAL|99

A|2.00|NFe411104...
você poderia entao tentar usar ele. NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE) enquanto que eu optei por este padrão

NFE.CriarNFe("

[Identificacao]

NaturezaOperacao=VENDA A VISTA

Modelo=55

Serie=1

Codigo=000001

Numero=000001

Emissao=27/05/2011

Saida=27/05/2011

Tipo=1

FormaPag=0

Finalidade=1

[Emitente]

...

NFE.ValidarNfe("c:\pathdoxml\chavexml-nfe.xml") (Obs. chavexml=o arquivo gerado com o número da chave ex. 411104...)

NFE.AssinarNfe("c:\pathdoxml\chavexml-nfe.xml") ou Envia passando o parametro para assinar conforme o comando abaixo

NFE.EnviarNfe("c:\pathdoxml\chavexml-nfe.xml","1","1","1")

antes de enviar cada comando apague o SAINFE.TXT e após enviar vc terá que fazer uma rotina para tratar as mensagens de retorno que estarão no arquivo SAINFE.TXT

mas se você usar a outra forma eu penso que NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE) já deve fazer tudo.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kiko,

obrigado pelas dicas ...

você poderia entao tentar usar ele.

NFe.CriarEnviarNFeSefaz(cArqTXT,nLote,nImprimeDANFE)

Fiz o que vc sugeriu e o retorno foi esse:

OK: Lote recebido com sucesso

[ENVIO]

Versao=PR-v2_2_6

TpAmb=2

VerAplic=PR-v2_2_6

CStat=103

XMotivo=Lote recebido com sucesso

CUF=41

NRec=411110203516259

DhRecbto=28/05/2011 11:57:44

TMed=1

Msg=Lote recebido com sucesso

Autorizado o uso da NF-e

[RETORNO]

Versao=PR-v2_2_6

TpAmb=2

VerAplic=PR-v2_2_6

NRec=411110203516259

CStat=100

XMotivo=Autorizado o uso da NF-e

CUF=41

[NFE1782]

Versao=PR-v2_2_6

TpAmb=2

VerAplic=PR-v2_2_6

CStat=100

XMotivo=Autorizado o uso da NF-e

CUF=41

ChNFe=41110509477963000155550010000017821518416380

DhRecbto=28/05/2011 11:57:44

NProt=141110000610168

DigVal=SjS8dUpVC4ZYuU//gIYlcuDSOAc=

Arquivo=C:\ACBrNFeMonitor\Logs\41110509477963000155550010000017821518416380-nfe.xml

Gerou o xml, imprimiu o danfe porém não enviou o e-mail.

Somente com esse comando a nota foi validada, assinada e transmitida?

Ou precisa executar mais algum comando para finalizar?

Procurei um passo-a-passo de utilização do monitor com arquivo txt da sefaz-sp, mas não encontrei.

Outra coisa, os arquivos gerados na pasta Logs eu devo deixá-los lá ou devo excluí-los? Tirando o xml da nota, os outros xml´s para que servem?

Segue anexo o xml, vc pode dar uma olhada e me dizer se está correto?

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Que bom que deu certo com o teu arquivo, ai vc não precisa desenvolver ele novamente.

Vc viu que a nota foi autorizada, então só precisa conferir se os arquivos xmls estão nas pastas corretas, não sei se vc vai usar a opção para salvar em pastas mensais ou separadas, agora você terá que trabalhar um pouco com

a aba [ Diretórios ] faz alguns testes ali, e veja o que é melhor.

Gerou o xml, imprimiu o danfe porém não enviou o e-mail.

Quanto ao email, procure neste forum, ou no outro que te enviei, porque tem algumas questões a ver com configuração, conexão segura, etc. Vou te passar uma configuração com o bol por exemplo.

Na aba [ Email ] configure:

Servidor SMTP: smtps.bol.com.br

Porta: 465

Usuário: [email protected]

Senha: xxxxxxxxxx

Assunto do email enviado: coloque seu assunto

[v] SMTP exige conexão segura

(o)Synapse

Mensagem do Email: xxxxxxxxxxxxxxxx

Após o sucesso na criação do xml e transmissão do arquivo e estando com o retorno 100, vc pode criar o arquivo ENTNFE.TXT com o comando:

NFe.EnviarEmail(cEmailDestino,cArqXML,cEnviaPDF,[cAssunto],[cEmailsCopias])

cEnviaPDF - indica se deverá ser enviado PDF junto ao Arquivo XML da NFe no email.

Deverá ser passado 1 para enviar e 0 para não enviar o PDF.

cAssunto - parâmetro opcional para mudar o assunto cadastrado no ACBrNFeMonitor.

cEmailsCopias - parâmetro opcional que poderá conter diversos emails separados por ; para

enviar cópia do email enviado ao Email de Destino.

O seu trabalho agora será desenvolver as rotinas que tratem do arquivo retorno, que vc passou acima,

para saber qual status retornou e tomar as decisões no sistema, exemplo cada SAINFE.TXT deve ser analisado e através dele vc coletar o que necessita.

ex.:

[RETORNO]

Versao=PR-v2_2_6

TpAmb=2

VerAplic=PR-v2_2_6

NRec=411110203516259

CStat=100

XMotivo=Autorizado o uso da NF-e

Ela pode ficar em processamento e retornar CStat=105 ou CStat=108 Serviço paralizado Momentaneamente (curto prazo)

e vc terá q tratar disto para informar o operador da situação.

Somente com esse comando a nota foi validada, assinada e transmitida?

Sim, inclusive vc já pode consultar que ela está la.

Atente para um detalhe veja aonde vc está informando o procEmi=3 passe para 0, porque na consulta está assim:

"3- Contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco " deve aparecer

"0 - emissão de NF-e com aplicativo do contribuinte"

os arquivos gerados na pasta Logs eu devo deixá-los lá ou devo excluí-los?

Que arquivos que estão lá? Não sei se tem alguma coisa a ver com a configuração, mas eu não tenho uma pasta LOGS

tenho apenas um arquivo LOG.TXT que deixo ele quieto, gravando os log's.

As pastas de comunicação envio e resposta eu uso:

c:\pathdosistema\nfe\envrec deixo a opção [v] Salvar Arquivos Enviados/Recebidos p/WebServiços selecionada.

Tirando o xml da nota, os outros xml´s para que servem?

Para se comunicar com os WebServices, se vc abrir eles verá o conteúdo deles. Da maneira que eu estou usando, conforme a configuração acima ele cria tudo dentro do caminho: c:\pathdosistema\nfe\envrec então pego apenas o xml da nota o restante eu apago.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiko obrigado pelas orientações, creio um pouco mais de analise vou conseguir deixar redondinho.

Atente para um detalhe veja aonde vc está informando o procEmi=3 passe para 0, porque na consulta está assim:

"3- Contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco " deve aparecer

"0 - emissão de NF-e com aplicativo do contribuinte"

Já havia feito essa alteração, esse arquivo em questão é um arquivo anterior.

Quanto ao email, procure neste forum, ou no outro que te enviei, porque tem algumas questões a ver com configuração, conexão segura, etc.

Já resolvido também!

Que arquivos que estão lá? Não sei se tem alguma coisa a ver com a configuração, mas eu não tenho uma pasta LOGS

tenho apenas um arquivo LOG.TXT que deixo ele quieto, gravando os log's.

Além do xml da nfe tem esses arquivos ...

41110509477963000155550010000017821518416380-sit.xml

41110509477963000155550010000017821518416380-ped-sit.xml

411110203516259-pro-rec.xml

411110203516259-ped-rec.xml

20110528115525-sta.xml

20110528115524-ped-sta.xml

1-rec.xml

1-env-lot.xml

Será que devo mantê-los na pasta ou posso apagá-los?

acho que sua resposta na citação anterior responde..

"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR." Pv 19.21

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Fauze Boa Tarde ! ! !

Acreditao estar passando pelas dificuldades que vc. passou, veja abaixo:

Hj. gero o arquivo txt no formato da SEFAZ e em clipper tambem, estou com dificuldades de implantar o ACBeNfeMonitor.

Vc. poderia me ajudar?

Gero o arquivo SAIDANFE.TXT

1 - TESTO A CONEXÃO COM O COMMANDO NFE.STATUSSERVICO.

OK. ME RETORNA:

OK: Serviço em Operação

[sTATUS]

Versao=SP_NFE_PL_006h

TpAmb=2

VerAplic=SP_NFE_PL_006h

CStat=107

XMotivo=Serviço em Operação

CUF=35

DhRecbto=13/9/2011 16:09:15

TMed=1

DhRetorno=30/12/1899

XObs=

OK: Serviço em Operação

[sTATUS]

Versao=SP_NFE_PL_006h

TpAmb=2

VerAplic=SP_NFE_PL_006h

CStat=107

XMotivo=Serviço em Operação

CUF=35

DhRecbto=13/9/2011 16:09:59

TMed=1

DhRetorno=30/12/1899

2- QUANDO USE O COMANDO PARA GERAR A NFE(NFe.CriarNFeSefaz")

ELE MANDA O SEGUINTE ERRO.

ERRO: Arquivo C:\sandakomol\SANACBR\TXTNFE.TXT) não encontrado.

ERRO: '' is not a valid integer value

ERRO: '' is not a valid integer value

ERRO: '' is not a valid integer value

Vc. pode enviar qual comando e sintaxe para criar o arquivo de saida do monitor?

Sou Grato.

Valmir

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4635 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.