Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi - Por onde Começar?


  • Este tópico foi criado há 4713 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Sou profissional da área de TI, mas há muito tempo trabalhando na área de infra-estrutura. Tenho planos para começar uma aplicação de automação comercial. COmeçarei com uma parceria, com uma empresa de material de construção. Ou seja, conheceno o sistema atualmente usado e os processos envolvidos.

Como estou a muito tempo longe da área de desenvolvimento, gostaria do conselho de vocês por onde começar. O que poderem indicar sobre sites, forums, livros, treinamento ...

Agradeço desde já,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Ricardojp,

Vai depender do tempo que você tem para se dedicar ao software, se mora em estados com PAF-ECF vai ter que correr atrás da questão de homologação (processo a meu ver, trabalhoso e caro), entre outros fatores.

Eu aconselharia a você a trabalhar com o RAD 2010 como ambiente e ACBr (é claro), RxLib e JCL/JVCL como componentes de terceiros.

Banco de dados você tem os "Free" MySQL, Firebird, Postsgres e os "non-Free" SQLServer, Oracle, etc.

o site "apostilando" (googlar o termo) tem uma infinidade de apostilas, artigos e tutoriais, você pode olhar também, DevMedia, Fórum Script Brasil, ActiveDelphi, Planeta Delphi, são ótimas fontes para começar.

Eu estou concluíndo um software para Materiais de construção, e talvez essas dicas possam lhe ser úteis ...

Geração de código de barras interno usando o algoritimo do EAN13 (EX: tampa de vaso sanitario, 4 cores, o mesmo código de barras, porém a cor preta é mais cara, e talvez seu cliente queira um código diferente para ela)

Impressão de etiquetas com código de barras (ACBr tem um ótimo componente para isso)

ECF/TEF (bem provável com PAF) além de codificar tudo que, mesmo com a ajuda dos componentes não vai ser moleza, tem q homologar o TEF e o PAF/ECF (se o seu estado exigir)

NF/NF-e me parece que por enquanto, materiais de contrução "AINDA" não são obrigados a emitir NF-e (MT ainda usa formulário impresso tipo A1), porém isso pode mudar até o final do ano e em 2012 é certeza que já serão obrigados.

O detalhe de impostos diferentes para os chamados "materiais básicos" em relação aos outros produtos, pode ser que seu cliente queira trabalhar com duas empresas, para que uma de saida somente dos básicos e a outra do restante dos produtos, se for esse seu caso, terá que pensar em como dividir a nota entre esses dois "tipos" de produtos, para que os básicos saiam em uma nota emitida pela empresa X e o restante em outra nota emitira pela empresa Y

Pense que nos PDV ou terminais de atendimento/pedido, que geralmente não são pcs muito potentes, em desenvolver a aplicação de forma mais enxuta possivel ou usar um servidor de terminais.

No caso de Servidor de Terminais, você vai ter que dar uma olhada no ACBr Monitor

Caso o seus sistema venha a emitir NF-e, pense no SPED, você precisa dar entrada nas notas de compra no sistema para poder alimentar o SPED

Bom acho que já "falei" demais :P

Caso precise de ajuda, meu msn [email protected], email [email protected] e skype joaoishiwatari

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4713 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...