Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lazarus é uma opção viável?


  • Este tópico foi criado há 2381 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Onde trabalho estamos iniciando um processo de migração do nosso aplicativo que hoje é feito em Delphi 7 + Firebird para outras soluções. O retaguarda está sendo refeito em Java + Postgres e quanto ao PDV ainda não decidimos. O que é certo por enquanto é o uso do ACBr :) . Estou testando o Lazarus por ser multiplataforma, já que alguns clientes estão solicitando que o PDV rode em Linux e as novas versões do Delphi não dão esse suporte ainda.

Já li aqui no fórum e alguns usuários utilizam o Lazarus como ferramenta principal e gostaria de saber se é estável e se não apresenta problemas em longo prazo.

Atualmente estou testando o Lazarus 1.4.0 + FPC 2.6.0. Instalei todos os pacotes do ACBr da Trunk2. No Windows tudo correu bem. Nenhum problema. Já no Linux, foi complicada a instalação devido as denpendências do ACBrOpenSSL, mas deu certo. Só que o aplicativo gerado (Exemplo da NF-e) não fecha depois que é executado. Se ele tiver sido executado pela IDE, ela tambem não fecha. Apresenta em seguida uma mensagem dizendo que o aplicativo parou de responder. Tirando esse problema, tudo funciona. Geração e envio da NF-e e DANFE. Alguém passou por problema parecido? Testei no Ubuntu 14.04 e no ultimo release do Arch. Em ambos o problema se repetiu. Outra coisa que vi, foi em relação aos componetes, no caso alguns labels que ficaram maiores no Linux do que no Windows.

Quanto a relatórios, alguem usa o FastReport do Lazarus? Não tem no site uma versão trial para avaliar o desempenho.

Para acesso ao banco, vimos que tem o UniDAC para Lazarus, já usamos ele no Delphi. No Lazarus ele funciona sem problemas tambem?

Vale a pena abandonar o Delphi pelo Lazarus?

Desculpem a quantidade de perguntas, as dúvidas são muitas hehehe.

 

Editado por ramersonw
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Estamos usando Lazarus profissionalmente a mais de 2 anos... e não me arrependo... -> http://www.djpdv.com.br/

Para acesso a BD uso atualmente a ZeosBD, mas os componentes nativos do Lazarus estão muito bons atualmente... Veja também esses projetos:

Esqueça o Fast Report no Lazarus... tentei contato com eles algumas vezes e nunca responderam... Use o LazReport ou o Fortes4Lazarus

Os problemas do ACBr no Linux são principalmente pela falta de usuários e testes... Por favor abra um tópico novo para cada um dos problemas enfrentados...

Quanto a diferença de layout, isso é comum, já que no Linux o Lazarus usa a GTK2 e no windows WinAPI... os componentes são diferentes.. Vc precisa trabalhar com ancoras para que o seu layout se ajuste dependendo do WidgetSet.. Ou então adotar um WidgetSet multiplataforma, como a QT (a GTK2 tb pode ser executada no windows)

http://wiki.lazarus.freepascal.org/Multiplatform_Programming_Guide

Editado por Daniel Simoes
  • Curtir 6
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Daniel, estamos quase adotando o Lazarus mesmo. Faltam alguns testes e protótipos ainda, mas estamos animados.

Quanto a relatório, o fortesreport-ce também é uma opção? Porque o Fortes4Lazarus, não parece ser mais mantido.

O linux será uma opção importante para nós, perdemos alguns clientes por não ter suporte nativo a ele. Continuo a busca por resoluções dos problemas, no forum do lazarus achei algumas informações úteis. Se for adotado mesmo o Lazarus na empresa, pretendo criar uma VM com tudo instalado e configurado e postar aqui para aqueles que queiram desenvelvor nesse ambiente.

Sobre o layout, vou estudar melhor o uso de ancoras.

Obrigado pelas dicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O Fortes4Lazarus é mantido sim... Conheço os desenvolvedores... Alguns deles tambem são commiters no próprio Lazarus/FPC.

O que ocorre é que os fontes estão estáveis...

O fortes-ce até onde eu sei, não tem pretensao de ser compatível com Lazarus

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 12/07/2015 at 11:32, Régys Silveira disse:

Daniel, na nova versão do Fortes que instalei existe o pacote para Lazarus e eu havia conversado com o Marcio e ele me disse que iam juntar tudo em um só.

Boa noite meu caro,  meu amigo onde posso baixar o Fortes para o Lazarus, pois o mesmo eu não consigo encontrar em lugar nenhum "válido", se você podesse me ajudar com algum link já ajudaria. qualquer coisa meu email [email protected]

Boa noite meu caro,  meu amigo onde posso baixar o Fortes para o Lazarus, pois o mesmo eu não consigo encontrar em lugar nenhum "válido", se você podesse me ajudar com algum link já ajudaria. qualquer coisa meu email [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2381 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.