Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida troca de produto


William F. L.
  • Este tópico foi criado há 3027 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma dúvida relativa a troca de produtos após ser finalizada uma venda, acredito que estou preenchendo os dados da maneira errada.

Atualmente quando o cliente realiza uma venda e retorna ao estabelecimento para trocar apenas um dos produtos comprados quer seja por defeito ou compra errada, o sistema abre um documento de devolução e gera um crédito nesse valor para aquele cliente.

Ele pode comprar outros produtos no estabelecimento e abater do total dessa nova venda o valor de crédito.

Exemplo:

Venda: 001

Itens: 1 -> 1,00 + 2 -> 2,00

Total da Venda = 3,00

Forma de Pagamento: 3,00 em Dinheiro

 

Ele retorna ao estabelecimento para trocar o item 1 gerando um crédito de 1,00 e efetua uma nova compra.

Venda: 002

itens: 1 -> 4,00 + 2 -> 3,00

Total da Venda: 7,00

Forma de Pagamento: 1,00 em Crédito + 6,00 em Dinheiro

 

Porém nessa nova venda estou tentando identificar nas formas de pagamento do ACBrSAT esse crédito que foi gerado, já tentei as 2 opções abaixo:

1 - mpOutros

2 - mpCreditoLoja (pelo o que pesquisei tem mais relação com vendas parceladas)

Quando passo umas das formas citadas acima ele subtrai a diferença paga em dinheiro pelo valor total da venda (7,00 - 6,00) e manda para o extrato um troco no valor do crédito (1,00).

 

A dúvida que fica é se estou preenchendo da maneira correta os dados para esse tipo de ação no PDV?

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido, como imaginava o erro foi meu mesmo no momento de preencher os dados no ACBrSAT, bastou ler o arquivo "NotasSAT.txt" nos fontes do componente e a especificação (página 92) para ver que esse campo troco é calculado pelo próprio SAT.

Quando usava esse crédito como parte do pagamento estava gerando desconto e rateando entre os produtos, com isso era gerado um valor de troco pela diferença.

Editado por William F. L.
image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Boa tarde William,

Estou com uma situação parecida e gostaria de confirmar como você esta informando na tag cMpvMP ao registrar uma venda com troca de produtos. Você esta considerando o valor da troca como desconto rateado entre os itens ou elaborou uma forma diferente de registrar sua troca?

[]´s

Edgar de Souza

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Edgar, basicamente no meu caso tenho 2 campos na minha tabela VENDA (N_DEVOLUCAO, VALOR_TROCA), então quando o cliente devolve um produto é aberto um documento de devolução, gerado um Número e crédito nesse valor.

Quando o operador bate uma nova venda para esse mesmo cliente tenho um campo no Formulário de finalização onde é possível informar se uma devolução vai entrar como parte do pagamento dessa venda (seria uma espécie de crédito).

No código simplesmente passo esse valor de crédito como cMP = Outros:

if dm.cdsVendaCompleto.FieldByName('VALOR_TROCA').AsFloat > 0 then
begin
	with Pagto.Add do
	begin
		cMP := mpOutros;
		vMP := dm.cdsVendaCompleto.FieldByName('VALOR_TROCA').AsFloat;
	end;
end;

 

Não sei se é a melhor maneira, mas foi a única que encontrei!

  • Curtir 1
image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

William eu cheguei a implementar desta forma mas ao enviar os dados ao SAT, esta acusando um erro totalização do cupom.

Exemplo:

Produto 1 R$ 10,00 (venda)

Produto 2 R$ 15,00 (venda)

Produto 3 R$ -11,00 (troca)

Total de venda R$ 25,00

Total de troca R$ 11,00

Seguindo este exemplo, o cliente iria pagar apenas R$ 14,00 pois o valor de R$ 11,00 já foi registrado como venda na compra de origem, o grande problema é que se considero estes R$ 11,00 como forma de pagamento (outros) conforme você mencionou acima, o SAT me retorna uma mensagem informando que o total dos itens difere da somatória de pagamentos pois teríamos um total de produtos de R$ 25,00 e um total de pagamento de R$ 36,00.

O que eu fiz foi não incluir o item troca na lista de produtos do cupom e também aplico o saldo de troca (R$ 11,00) como desconto rateado entre os itens 1 e 2, não sei se esta seria a forma correta de resolver...

 

[]´s

Edgar de Souza

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

William você chega a incluir o produto de R$ 11,00 no cupom? Por que se eu não informar da aquele erro de totalização ao enviar a venda para o equipamento, mas se eu informar ele iria considerar como venda, calculando impostos, e fiscalmente falando esta ação seria errada.

[]´s

Edgar de Souza

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edgar acho que vc está confundindo, por exemplo o documento de troca no valor de R$  11,00 é gerado na venda 0001, onde o cliente devolveu um produto.

O mesmo cliente pode iniciar outra venda 0002, onde será adquirido outros produtos e no momento dele finalizar essa venda uma das formas de pagamento será o vale troca gerado na venda 0001.

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendi William, é que nosso software registra no mesmo pedido itens de troca(-) e venda(+), digamos que seria apenas a venda 0001 contabilizando trocas e vendas ao mesmo tempo.

Com isto, surgiu a dúvida de como informar a troca neste mesmo pedido, seguindo o exemplo que mencionei acima, a parte ruim é que não localizei na nota de especificação da SEFAZ a forma de tratar esta situação.

[]´s

Edgar de Souza

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também meu amigo, mas infelizmente não localizei nenhum artigo fora este que tivesse alguma informação que poderíamos confrontar, de qualquer forma irei ajustar aqui este processo e caso a SEFAZ disponibilize alguma forma de tratar este caso volto a postar aqui.

De qualquer forma muito obrigado pelas dicas William.

  • Curtir 1

[]´s

Edgar de Souza

"Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam." (Edmund Burke)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3027 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.