Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como formatar o Danfe usando Fortes?


Rodrigo Sidney
  • Este tópico foi criado há 2992 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, mudei do Rave para o Fortes ao migrar para o trunk2 e esta funcionando tudo muito bem,

mas queria formatar a exibição dos campos no Danfe para gastar menos espaço e caber mais produtos na mesma página para economizar papel.

Por exemplo, retirar o espaço em branco entre cada produto e não imprimir o campo ISSQN pois meus clientes não o utilizam.

É possível fazer essas alterações sem mexer nos fontes do Fortes?

Vou anexar uma imagem do danfe antigo(mais compacto) e do danfe atual usando Fortes

 

 

danfe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sim sem mexer nos fontes do fortes sim mas sem mexer nos fontes do ACBr não!

onde tu pode perder as devidas alterações que nós se propomos sempre a fazer quando se altera manual ou se nota a falta de alguma funcionalidade

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Juliomar, mas vocês usam dessa forma também então?

Pensei que tivesse configurado errado o componente pois assim consigo imprimir apenas 8 produtos na primeira página do Danfe.

De qualquer forma prefiro não mexer no código do ACBr pelo motivos que você mesmo falou. Se não houver alguma outra forma de

"compactar" o Danfe vou deixar assim mesmo que aliás ficou bem mais bonito que o antigo usando rave

Editado por Rodrigo Sidney
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Com o tempo nós vamos melhorar bastante esses danfes e chegaremos perto da perfeição!

Tentamos deixar o mais correto das leis e o melhor visualmente possível! ;)

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o fastreport no meu Delphi.

Estou tentando usar o Fortes mesmo que esta atendendo bem, mas preciso diminuir a altura das linhas e remover aquele espaço em branco entre os produtos.

Procurei no código do AcbrNFeDanfeRLRetrato mas não encontrei onde fica definida a altura das linhas.

Estou procurando no arquivo correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite

Acabei de atualizar o componente, eliminei tudo que era do Rave, pois decidi de uma vez por todas seguir exatamente como voces estão propondo.  Optei em utilizar somente o Fortes Reports.

Bom, estou tentando configurar a impressão da NFE e percebi que quando a forma de pagamento é tpOutros, a grade do desdobramento fica sem controle, fica enorme, aproximadamente com 35 cm de altura e não tem controle que mude isso.  Testando com pagamento tpAVista e ou tpAPrazo, está funcionando direitinho.

Outra coisa, percebi um post "Alterar Tamanho de Logo, Posição do Nome da Empresa, Tamanho do Endereço" por RodrigoOgioni,

Onde ele posicionou alterações na localização e tamanho do Logo, bem como, fonte do nome do emitente, acredito que isso também não esta funcionando corretamente, pois, eu vi que ele descreveu cada propriedade proposta e estou tentando colocar o logo dentro do quadrinho. Meu, num vai, estou a 2 horas tentando achar propriedades que controle isso mas até agora, o logo não mudou em nada, fica grandão.

Se tiver alguma opção que faça como o Rave fazia, tipo ajustar o tamanho do logo ao espaço existente para o logo seria legal.

Então enquanto isso, alteração suspensa, pois agora não posso mais voltar atras pois ja apaguei o projeto anterior baseado em Rave

Se alguem puder auxiliar neste aspecto agradeço

Editado por marcelonarezzi
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa Noite

Acabei de atualizar o componente, eliminei tudo que era do Rave, pois decidi de uma vez por todas seguir exatamente como voces estão propondo.  Optei em utilizar somente o Fortes Reports.

Bom, estou tentando configurar a impressão da NFE e percebi que quando a forma de pagamento é tpOutros, a grade do desdobramento fica sem controle, fica enorme, aproximadamente com 35 cm de altura e não tem controle que mude isso.  Testando com pagamento tpAVista e ou tpAPrazo, está funcionando direitinho.

Outra coisa, percebi um post "Alterar Tamanho de Logo, Posição do Nome da Empresa, Tamanho do Endereço" por RodrigoOgioni,

Onde ele posicionou alterações na localização e tamanho do Logo, bem como, fonte do nome do emitente, acredito que isso também não esta funcionando corretamente, pois, eu vi que ele descreveu cada propriedade proposta e estou tentando colocar o logo dentro do quadrinho. Meu, num vai, estou a 2 horas tentando achar propriedades que controle isso mas até agora, o logo não mudou em nada, fica grandão.

Se tiver alguma opção que faça como o Rave fazia, tipo ajustar o tamanho do logo ao espaço existente para o logo seria legal.

Então enquanto isso, alteração suspensa, pois agora não posso mais voltar atras pois ja apaguei o projeto anterior baseado em Rave

Se alguem puder auxiliar neste aspecto agradeço

O problema do post citado é que o código estava perdido no meio de várias atualizações e tive que pegar linha a linha pra achar o que ele mudou pra dai poder aplicar no svn!

tentou atualizar a pouco e recompilar os componentes pra ver se ficou OK?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Juliomar

 

Não esta funcionando mesmo, continua do mesmo jeito que citei acima.

Ontem a noite, as 21:00 eu atualizei, creio que peguei a versão que voce ja havia subido e justamente essa versão cuja revisao 10374, não esta funcionando, aparentemente a alteração que voce fez não funcionou.

Qualquer novidade, da um tok

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo

Tem a opção que voce pode determinar o numero de itens por pagina, talvez isso resolva o seu problema

DanfeNFe.ProdutosPorPagina:=20;

Com relação a esse problema, gostaria de lembrar que no caso do quadro de Pagamentos, se voce usar as opções a pra ou a vista ta funcionando corretamente, porem se definir como outros, o quadro fica descontrolado.

A questão do logo usando STREAM ficou otimo, evita mais um arquivo na pasta do aplicativo

estou usando assim:

DanfeNFe.Logo:=TBlobField(dm.Empresa.FieldByName('Logo')).Value;

Editado por marcelonarezzi
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei alterar a o valor da propriedade ProdutosPorPagina mas não houve nenhuma mudança no Danfe.

Então voltei o valor para 0 que não limita o número de produtos por página.

A questão não é o número de produtos em si mas que o espaço que sobra para preencher com produtos no Danfe é pequeno.

e ainda existe um espaço em branco entre cada produto.

Juliomar, estou tentando modificar o form, se ficar bom posto aqui.

Obrigado

Editado por Rodrigo Sidney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Bom dia.

Ontem me deparei com um cliente realizando a mesma reclamação, no caso era para o modelo Paisagem. 

Notei que com pequenos ajustes dos quadros é possível ajustas o DANFE para aceitar mais itens, utilizando o modelo antigo como exemplo. 

Juliomar, posso realizar este ajuste e postar os fontes ou existe algum motivo para deixar como esta?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Realizando alguns teste, identifiquei que alterando o fonte para Courier, poderia ser reajustado vários quadros da DANFE.

Em vez de ajustar campo a campo no .dfm, adicionei no .pas o ajuste de todos os campos alterando somente as propriedades "Top" e "Height". Foi realizado ajuste nos quadros de destinatário, impostos, transportadora e itens. Acreditei que desta maneira os campos ficaram bem alinhados, caso encontre uma maneira melhor posso rever.

Além desta alteração, neste fonte está o comando "FineTuneAngleLabels := true;" no FormCreate. Esta variável foi ativado porque os campos que estão na vertical, principalmente no canhoto estavam inlegíveis. Foi adicionado no post "Danfe NF-e Fortes paisagem texto embaçado".

Juliomar, procurei não alterar muita coisa, se utilizar o fonte TimesNewRoman ou Arial, a mudança é bem pequena porém o aproveitamento nos quadros ficou melhor.

Realizado teste utilizando itens com descrição grande para quebrar a linha, com informações adicionais, também com vários volumes na nota fiscal. Não realizei teste utilizando o Delphi, somente no Lazarus.

Aguardo um retorno. Obrigado.

ACBrNFeDANFeRLPaisagem.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

No svn as melhorias sugeridas!

não se faz necessário colocar comentário, basta escrever no txt de change log que tem na pasta anterior!

se quiser implementar o mesmo para o Retrato vai ficar bom!

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Boa tarde.

Reavaliando a alteração para o DANFE retrato, identifiquei o parâmetro AltLinhaComun, com este parâmetro altera a altura entre cada campo, criando uma liberdade de ajuste. Adicionei esta função no DANFE paisagem e foi desfeita parte da alteração liberada no fonte acima.

Também identifique que o parâmetro TamanhoFonte_DemaisCampos não foi desenvolvido no trunk2.

Com estas duas opções ajustadas, é possível reajustar o DANFe de várias maneiras, atendendo a várias situações.

Como estou utilizando o ACBrMonitorPLUS, também adicionei opção para informar o altura dos campos, com o valor default do componente. Também Identificado que faltou setar o parâmetro Fonte Razão Social.

Aguardo a avaliação dos moderadores. Se precisar de mais alterações ou desfazer algo estou a disposição.

ACBrNFeDANFeRLRetrato.lfm

ACBrNFeDANFeRLRetrato.dfm

ACBrNFeDANFeRLPaisagem.pas

ACBrNFeDANFeRLPaisagem.dfm

ACBrNFeDANFeRLPaisagem.lfm

ACBrMonitor1.lfm

ACBrMonitor1.pas

ACBrNFeDANFeRLRetrato.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
12 minutos atrás, ricardoautomacao disse:

Oi Rodrigo

  Onde eu acho este documento de impressão para o Fortes Report? Estou perdido aqui, fiz a instalação do Trunk2 e do Fortes agora como eu imprimo a danfe neste novo modelo de Danfe?

 

Obrigado, Ricardo

 

 

Tu já não está tratando disso nesse tópico

 

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Referente ao topico.. quando tem observacao cria uma linha entre um produto e outro.. reduzindo espaco de itens vi no codigo a seguinte instrucao

 

  // ******** Produtos ********
  rlbObsItem.Height      := 12 + fEspacoEntreProdutos; // Remove espaço entre produtos com EspacoEntreProdutos = 0  

Ocorre que fEspacoEntreProdutos nao existe em lugar nenhum... o que fiz foi retirar a variavel

 

rlbObsItem.Height      := 12

 

Dessa forma logo que termina o quadro da observacao do item ja iniciar o quadro do proximo item, nao deixando espaco em branco entre os produtos

Interessante colocar nas configuracoes essa informacao para poder ajustar conforme necessidade.. ou deixar fixo sem o espaco.. 

 

espero ter ajudado.

danfe.jpg

Nilton Bonilha - São Paulo - SP

xHarbour.

LOGOSFW.jpg.aed61309847a9f4c30e8328f9c17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2992 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...