Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 5013 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Pessoal, desculpe perguntar muitas coisas, é que to apanhando um pouco do TEF, me ajudem com algumas duvidas, por favor.

No TEF Discado o comando CRT abre a tela do Gerenciador com as bandeiras. É isso mesmo que deve acontecer, ou meu sistema deveria ter uma lista de redes e enviar um comando com a rede previamente escolhida?

Tô fazendo assim:

Abre cupom, vende items, fecha cupom, envia comando CRT, espera resposta e imprimi 2 vias.

Acabou ou tem mais alguma coisa?

O comando CHQ não funciona, tem que instalar mais alguma coisa?

Tô fazendo tudo emulado, não tive sucesso com TEF Dedicado. Me disseram que é pq não tem como emuldar pinpad, tem q ser comprado, é verdade isso?

Me disseram que para homologar, eu tenho obrigatoriamente que ter uma impressora fiscal de teste e um pinpad, não pode ser tudo emulado, nem mesmo no TEF Discado. Nossa vai uma grana então né?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Fone: (13) 33294220

Postado

Olá Fernando,

O comando CRT está funcionando de forma correta, quando ele é chamado abre o gerenciador padrão (GP) onde vc deve escolher a bandeira (operadora) e em seguida passar o cartão ou digitar os dados do mesmo para finalizar o pagamento.

A forma de pagamento do seu aplicativo (Automação comercial - AC) pode descrever a operadora, por exemplo: VISA A VISTA, AMEX 3x, etc... porem a partir do momento que vc chama o CRT quem assume o controle é o GP e vc não poderá mais informar nada através da AC.

Caso vc não utilize múltiplos cartões o procedimento está correto, se vc utilizar múltiplos e o valor informado na primeira transação for menor que valor total o GP deve repassar o foco para a AC e aguardar para que vc possa concluir a o pagamento com outro cartão.

OBS.: Caso vc trabalhe com múltiplos cartões é importante saber que não pode combinar pagamentos com cartão e cheque numa mesma venda. Vc só pode pargar com cartão+cartão ou dinheiro+cartão ou dinheiro+cheque. Em pagamentos que utilizem dinheiro essa forma de pagamento deve ser sempre a primeira a ser informada e a AC deve bloquear que depois de um pagamento com cartão ou cheque já aprovados o operador tente concluir a venda com dinheiro. Isso porque em pagamentos com cartão ou cheque não pode haver troco.

Quanto ao comando CHQ verifique se vc está passando todas as variáveis e se elas estão com o tipo correto, por exemplo: valor como float e assim por diante, se não vai dar pau mesmo. No meu caso estou utilizando esse comando sem problemas, caso continue dando erro faça testes com o Demo e compare com a sua AC.

Como relação a certificação é necessário que vc tenha todo o material (CPU, ECF, PIN-PAD, MOUSE, TECLADO) a unica coisa que eles fornecem é o monitor, e eles não aceitam emuladores tem que ser pra valer mesmo.

Espero ter ajudado.

Postado

Poxa layme, ajudou muito.

Porem vou abusar um pouco e tacar mais 3 perguntas.

O comando CHQ funcionou perfeitamente, mas só funciona se eu escolher a Redecard, se escolher outra dá comando desconhecido, é isso mesmo que é para fazer?

Na sua colocação então eu não posso nem testar o TEF Dedicado para ver o funcionando dele, ou seja, sem comprar um pinpad nem se quer ele pode ser desenvolvido?

Posso optar, por apenas um tipo de TEF, só colocar o discado homologar e já partir para a homologação PAF-ECF, ou é obrigatorio ter os 2?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Postado

Vamos lá Fernando.

1- Com relação a primeira pergunta: Esse erro é normal, pois a unica administradora (bandeira) que trabalha com consulta de cheque e consequentemente com o comando CHQ e a REDECARD. Então quando for realizar os testes usando cheque (CHQ) vc deve encolher a opção REDECARD.

2 - Com relação aos testes não há nada que impeça que vc os faça utilizando o simulador (simulador ECF, simulador PIN-PAD e outros) porem no dia da certificação, seja do TEF ou do PAF-ECF, não podem ser utilizados simuladores. Tem que ser o equipamento. No meu caso logo que comecei a desenvolver o sistema usando ainda as dll dos fabricantes (no caso Bematech) eu usei o simulador que eles disponibilizam na internet, porem quando soube que no momento da certificação teria que ter o meu próprio equipamento e sabendo que isso é importante para futuros testes e recertificações eu comprei o equipamento. Aconselho vc a investir o mais rápido possível nos equipamentos, até porque a cerificação TEF tem validade de um ano (aqui vão mais duas dicas. a primeira: a SEVEn PDV certificadora Visa e Amex tem um sistema de certificação remota onde eles cobram R$ 650,00 e fazem todos os testes remotamente - Visa, Amex, Redecard, TecBAn e Hipercard. Através de uma máquina virtual vc instala seus sistema AC e realiza todos os testes via web. Nesse caso eles fornecem o ECF e o PIN-PAD. Eu não aconselho que vc faça a sua primeira certificação através desse sistema. Nas três vezes que estive lá vi muita gente ser reprovada. Em caso de recertificação é um a boa mais para marinheiro de primeira viagem eu não indico. Experiencia pessoal. Estou nesse momento em SP e na quinta feira dia 18.08.2011 consegui fazer a certificação presencial na SEVEN PDV, antes disso já tinha estado lá outras duas vezes e fui reprovado, eles são muito detalhistas e na certificação remota vc tem apenas um dia - das 9h as 18hs - para realizar os testes e se a AC apresentar não conformidades e vc não consegui corrigir e continuar o processo até as 18hs é preciso pagar novamente a taxa de R$ 650,00, pode acabar saindo mais caro do que comprar o equipamento e vir pra SP. No meu caso por exemplo eu teria pago 3X650,00=1.950,00 até conseguir certificar. Pra vc ter uma ideia existem coisas que eu só soube no momento da certificação, mesmo tento lido todo o manual. O fato de não ser possível combinar pagamentos com cheque e cartão é uma dessas coisas que só soube na minha primeira tentativa. A segunda dica é que aqui em SP existe um cara que presta um serviço de consultoria TEF ele cobra R$ 850,00. Vc instala via web o sistema AC em uma máquina explica pra ele como fazer vendas no aplicativo, ele faz todos os testes antes de apresentar ao certificador se estiver tudo ok ele apresenta, caso contrario ele te envia um relatório do que está errado vc corrigi ele testa novamente e repete esse processo até a AC estar livre de erro. Então ele certifica. O contato dele é: Skype : miltonhonma / MSN : [email protected] / Cel: 11-76917993 / Com: 11-39634431. Ele tem uma empresa somente pra prestar esse serviço, o cara é gente fina e parece ser bem sério. Ele já fornece o ECF e o PIN-PAD também, vc entra em contato com e acerta tudo diretamente com ele.) Então vc irá precisar do equipamento varias vezes. Alem disso não tenho certeza porque nunca tentei fazê-lo mas acho que com o simulador ECF e PIN-PAD talvez não seja possível realizar todos os testes utilizando os componentes ACBrECF e ACBrTEFD, mas não tenho certeza porque nunca tentei.

3- Você pode certificar apenas um tipo de tefe. Foi o que eu fiz. Certifiquei apenas o TEFD (TEF DISCADO) e agora estou partindo para o PAF-ECF.

4- Em breve pretendo divulgar aqui no fórum um artigo contendo todas as duvidas que tive e todas os problemas que encontrei pra homologar TEF e PAF além de dicas de como soluciona-los.

Espero ter ajudado. Abraços.

Ps. A Bematech está com um programa junto a desenvolvedores (Softwares houses) onde vc se cadastra e eles podem fornecer os equipamentos para vc realizar os testes e a homologação num sistema de parceria chamado parceria e apoio à Software Partners . O linque é http://www.bematech.com.br/software-partner.html tenta lá quem sabe eles podem ajudar.

Postado

Mais uma vez obrigado Layme.

Vc ajuda bastante.

Mas pra não perder minha mania de ser chato, lá vai mais 2 pergunta.

O discado eu já consegui desenvolver, pelo fato de que ele não precisa de pinpad, ele tem teclado virtual, ou opção de prenchimento dos dados em pinpad.

Oq eu quero é testar o funcionamento do SiTEF, só testar depois eu vou envistir em equipamento para o desenvolvimeto.

Existe simulador de PIN-PAD?

É possivel testar o Sitef sem comprar nenhum equipamento?

Fernando Mendes

Programador Delphi

Postado

Fernando,

Nunca ouvi falar de emulador de pinpad, mas tb nunca havia procurado, depois que vc criou o post eu resolvi procurar e não encontrei. falei com o pessoal da Seven PDV e eles desconhecem. No caso do TEFD (discado) dá pra fazer os testes sem pinpad, mas no caso do SiTEF não se te informar porque nunca trabalhei com ele. Talvez alguém que já tenha homologado o SiTEF possa te ajudar.

Abraços.

Postado

Agora é certeza. kkkkkkkkkkk

Falei com o pessoal da Software Express que cuida de SiTEF tb (11) 3170-5300 e eles me informaram que não existe emulador de pinpad e que os testes só podem ser feitos com o pinpad instalado na máquina isso pq existem testes onde é obrigatório que o cartão de débito seja passado no leitor do mesmo. Além disso tem testes onde é necessário abortar a transação pelo pinpad.

Até.

• Este tópico foi criado há 5013 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...