Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2195 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia pessoal, 

No dia 01/03 recebemos de um cliente(SAT Bematech RB-1000) uma reclamação que estava ocorrendo problema na emissão do CF-e. Analisando o log, encontramos um erro no processo de adicionar os dados do CF-e no banco de dados. Segue:

[01/03/2018 17:29:08]
[TRANSMITIRCUPOMSAT]ERRO(#07): '255,255,255,000' is not a valid floating point value
- IDCUPOM: 5414226000

Só para esclarecer melhor, o nosso sistema, efetua antes de enviar a venda para o SAT, a seguinte validação:

1) SAT está em operação?
2) Status do SAT é não BLOQUEADO?
3) Qual o status da impressora?

No log  do SAT gerado pela ACBr, obtivemos:

ProblemaACBr-01.thumb.jpg.309149613b8b788b14e3139e25137d4b.jpg

Ou seja, pelo visto o sistema tentou converter uma resposta da posição 09, que a princípio é resultado do comando ConsultarStatusOperacional e não do EnviarDadosVenda. No sistema eu faço:

with Resposta do
begin
  //06000 - Emitido com sucesso + conteúdo notas
  if (codigoDeRetorno = 6000) then
  begin
    ValorTotalCFe := StringToFloat(Resposta.RetornoLst[9]);
(...)

O problema relacionado a isso é que o nosso sistema cancelou o cupom pois foi executada uma exceção, mas o CF-e estava aprovado na SEFAZ. 

Algo que notei é que o tempo entre o número de sessão 158050 e 710051 foi de 0,936 ms. As requisições ao SAT são sequenciais, ou seja, é efetuada uma chamada, processada a resposta, efetuada outra chamada e assim por diante. Seria possível no componente uma resposta sobrescrever a outra?

Este erro ocorre ocasionalmente em um cliente e não conseguimos reproduzir.  Em outros clientes não recebemos este tipo de reclamação.

Gostaria da opinião de vocês a respeito deste procedimento. Vocês já tiveram algum problema deste tipo?

Desde já agradeço o retorno.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Tudo indica que a DLL (ou o SAT), respondeu com a sessão errada, para o comando enviado... Você pode confrontar isso verificando no Log da DLL do fabricante... 

O ACBrSAT já faz uma verificação, pelo numero de sessão retornado, conferindo se é o mesmo que foi enviado... Provavelmente essa verificação está desligada em sua aplicação... (verifique se a propriedade "ValidarNumeroSessaoResposta" está True)

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia Daniel,

De fato, não estávamos utilizando esta propriedade. Adicionei ela como um parâmetro do sistema pois neste caso ajuda muito na validação e visualização do problema. Realmente, analisando um novo log do cliente, era erro de retorno de sessão, no print abaixo, coloquei um retorno que ocasionou um cancelamento e um retorno em que foi aprovado com sucesso:

Testes-ACBr01.thumb.jpg.878ee9110aacded301193c787e522e2c.jpg

Acreditamos que ao executar um comando que resulte em erro na porta de comunicação, o driver/SAT está retornando um número de sessão do comando anterior na próxima execução.

Hoje de manhã, entramos em contato com a Bematech para verificarmos este erro na leitura da porta de comunicação, pois neste cliente em questão, estava ocorrendo direto, causando lentidão, rejeição e erros. Nos foi passado que para resolver problemas de comunicação foi lançado uma versão do driver USB mais atual. Para efeito de maior esclarecimento, para hoje dia 08/03/2018 as versões que são as últimas para o SAT da Bematech RB-1000 são:

- Versão do Software Básico(Firmware): 02.01.00
- Versão do driver USB: 3.4.0.0
- Versão da BemaSAT(DLL): 1.0.2.35

Atualizamos todos os caixas. 

Estou efetuando alguns testes e vou liberar uma versão com a propriedade da ACBrSAT parametrizada.

Mais uma vez, agradeço a ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

A vantagem da propriedade ValidarNumeroSessaoResposta é que quando a Sessão retornada está errada, o próprio ACBrSAT interroga o SAT sobre a Sessão correta (usando o comando ConsultarNumeroSessao)... e se a resposta da sessão correta, estiver disponível na memória do SAT, o ACBrSAT conseguirá corrigir a situação...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Membros Pro

Daniel, desculpa a demora do retorno, mas ainda estamos acompanhando o cliente de perto, pois ainda acontece um evento realmente muito incomum no mesmo. No log do evento OnGravarLog do componente ACBrSAT temos a seguinte sequência de comandos:

retorno01.thumb.jpg.06489c92836c19a4dec2bebc02fc49c3.jpg

A princípio foi executado uma ConsultarStatusOperacional(2), no intervalo entre enviar os dados da venda e gravar no banco de dados, mas não temos esta instrução no sistema neste intervalo exato. Não utilizamos thread neste caso em nenhum momento. O que é acontece é que chamamos o comando EnviarDadosVenda, validamos se o retorno é 6000 e simplesmente adicionamos os dados no banco. Como a consulta entra no meio do fluxo, os dados do componente mudam lançando exceção. Isso ocorre uma vez ou outra mas força o cancelamento do cupom.

Como condição de contorno, realizei o seguinte tratamento:

- Criei um record que guarda a resposta de retorno do comando EnviarDadosVenda, o seu respectivo número de sessão logo abaixo da chamada da respectiva instrução e o caminho do arquivo da venda. Isto foi feito pois nos testes quando mandava consultar o número de sessão, o SAT reportava que a sessão não existia(estou em ambiente de homologação), embora no log, estivesse o número de sessão gravado normalmente.

- Caso lance exceção eu efetuo os procedimentos:

dmSAT.ACBrSAT.CFe.LoadFromFile(SATVendaContencao.CaminhoXML);
dmSAT.ACBrSAT.Resposta.RetornoStr := SATVendaContencao.RespostaSessao;

Nos testes, o procedimento funcionou, lançou a exceção, mas recarregou os dados e confirmou a venda. 

Você já viu algo parecido em relação a isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Bom dia pessoal,

Só efetuando um feedback para concluir este tópico, antes de gravar no banco de dados, eu valido o número de sessão com o número da sessão da venda e o código do comando(6000) gravado no componente, com isso, caso seja detectado alguma incoerência, o componente é recarregado conforme citado acima. Este tratamento é adicionado em conjunto com a propriedade ValidarNumeroSessaoResposta, conforme também descrito acima.

Um parceiro nosso enviou um e-mail para a Bematech com uma explicação nossa sobre o que ocorre mas não obtivemos retorno, logo, o tratamento ficou somente dentro da aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
Em 27/03/2018 at 14:36, Intelliware disse:

Você já viu algo parecido em relação a isso? 

Sim, já passei por esse problema (mas não lembro a marca do equipamento)... Foi devido a esse problema, que implementei essa verificação do número da sessão, pelo próprio componente ACBrSAT

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2195 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...