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dev botao

Erro no nosso numero de boletos emitidos para o Santander


mgmobile
Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 2148 dias atrás.
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  • Membros Pro

Bom dia

Ao emitir boletos para o banco Santander esta dando erro na hora de gerar o arquivo de remessa e o pdf no campo nosso numero, por exemplo: é enviado o nosso numero 46 porem no pdf apresenta somente o digito 4 e no arquivo de remessa ele grava o nosso numero 46 porem um campo a frente, este erro ocorre aleatoriamente gerando algumas vezes corretamente e outras vezes errado.

Segue em anexo um exemplo do ocorrido.

erro 1.png

erro 2.png

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  • Membros Pro
25 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Por favor, anexe o arquivo completo que esta passando para geração do Boleto, para que possamos verificar...

Ok, anexo segue o arquivo INI que enviamos para o ACBR e o arquivo de REMESSA.

Notem que geramos o nossonumero 46 e na imagem ele imprime apenas o 4 e no arquivo de remessa tem o 46 mais com um ZERO A MAIS à esquerda...

Já tivemos este problema antes com o arquivo de RETORNO onde o acbr lia o retorno e nor retornava um INI om 13 caracteres sendo que SANTANDER são 12 caracteres... na ocasião postei no forum sobre o erro e acabei mudando o programa para ler o arquivo que o acbr gerava pegando as 12 primeiras posições... posteriormente foi lançado nova versão com o erro do RETORNO SANTANDER corrigido

Creio que esse erro na REMESSA tem a ver com o erro do retorno... pois ao que dá entender é que em alguma parte do fonte do ACBR onde ele coloca os ZEROS A ESQUERDA para completar os 12 caracteres do NOSSONUMERO santander o acbr está colocando um zero a mais.... dai gera uma REMESSA com um zero a mais e o PDF aparece apenas os 12 primeiros caracteres, cortando o ultimo...

O estranho que isso acontece raramente... geralmente acontece no primeiro boleto que o cliente vai emitir no dia... dai os demais ficam certos...

 

BOLETOS.TXT

remessa.rem

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  • Moderadores

Por aqui não consegui simular, gerou corretamente com seu arquivo, mas vou verificar a geração da remessa devido estar estourando o tamanho da linha...

O ideal é sempre LimparLista após realizar a leitura do Retorno, antes de gerar outro título... 

Consultor SAC ACBr

José Junior
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  • Membros Pro
19 minutos atrás, José M. S. Junior disse:

Por aqui não consegui simular, gerou corretamente com seu arquivo, mas vou verificar a geração da remessa devido estar estourando o tamanho da linha...

O ideal é sempre LimparLista após realizar a leitura do Retorno, antes de gerar outro título... 

Se tentar imprimir vai dar certo mesmo... como eu disse é exporádico... em alguma situação que não sabemos é gerado o arquivo de remessa com um zero a mais e também impresso faltando um numero conforme expliquei...

O Comando LIMPARLISTA é sempre realizado antes de imprimir boletos ou gerar remessa...

Apenas frizando, não estamos tratando de RETORNO e sim de REMESSA... só citei exemplo do RETORNO pois já participei de outro tópico sobre o BANCO SANTANDER que o INI do retorno era gerado com 13 caracteres... mais aqui estamos tratando de IMPRESSAO DO BOLETO FALTANDO O ULTIMO NUMERO, ou seja, gero no INI 46 e imprime 000000000004 (só de vez em quando)

link do tópico sobre a leitira errada da remessa pelo acbr: 

 

Também não conseguimos simular pois a maioria das vezes sempre sai certo... é exporádico e nos causa um transtorno enorme pois a LINHA DIGITAVEL é gerada como se o numero do boleto fosse 4 e nao 46... o arquivo de REMESSA gera o 46 mais com um zero a mais... dai o cliente PAGA e o banco não identifica pois paga o boleto nossonumero 4 (gerado errado) e no arquivo de remessa estava o correto que era 46... dai o banco cobra uma taxa do cliente como se fosse boleto sem registro...

E isso tem acontecido somente com SANTANDER...

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  • Membros Pro
7 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Bom dia

Deixe habilitado a opção para gerar log ("Log de Comandos") do ACBrMonitor. Assim que ocorrer o problema com o boleto anexe aqui o log.txt para análise.

Acabamos de fazer acontecer o erro, gravamos inclusive video no teamviewer e pegamos os arquivos. Anexo o TXT que mandamos para o acbr...  logs, pdf gerado, etc... veja que por exemplo geramos nossonumero 72 e 73 e no pdf imprimiu errado...

Se vc fizer de modo manual no acbr monitorando os TXT e enviar na sequencia:

LIMPALISTA.TXT

CONFIGDADOS.TXt

INCLTITULOS.TXT

IMPRIMEBOL.TXT

usando o arquivo BOLETOS.TXT que enviamos... e o cedente.ini que enviamos vai dar o erro... nossonumero do PDF vai sair diferente do enviado no boletos.txt

BOLETOS.TXT

boleto 900010.pdf

log.txt

cedente.ini

Editado por mgmobile
incluir cedente.ini
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  • Membros Pro
13 minutos atrás, mgmobile disse:

Acabamos de fazer acontecer o erro, gravamos inclusive video no teamviewer e pegamos os arquivos. Anexo o TXT que mandamos para o acbr...  logs, pdf gerado, etc... veja que por exemplo geramos nossonumero 72 e 73 e no pdf imprimiu errado...

Se vc fizer de modo manual no acbr monitorando os TXT e enviar na sequencia:

LIMPALISTA.TXT

CONFIGDADOS.TXt

INCLTITULOS.TXT

IMPRIMEBOL.TXT

usando o arquivo BOLETOS.TXT que enviamos... e o cedente.ini que enviamos vai dar o erro... nossonumero do PDF vai sair diferente do enviado no boletos.txt

BOLETOS.TXT

boleto 900010.pdf

log.txt

cedente.ini

Mais um detalhe... se vc analisar o PDF vai ver que o DIGITO VERIFICADOR mudou, ou seja, mandamos no BOLETO.TXT NossoNumero=72 e depois 73... imprimiu no PDF apenas o número 7 (cortando o ultimo) mais o DV mudou... ou seja, o DV parece estar sendo calculado corretamente pelo numero informado no TXT mais a apresentação do nossonumero no PDF esta errada... 

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  • Membros Pro
12 minutos atrás, mgmobile disse:

Mais um detalhe... se vc analisar o PDF vai ver que o DIGITO VERIFICADOR mudou, ou seja, mandamos no BOLETO.TXT NossoNumero=72 e depois 73... imprimiu no PDF apenas o número 7 (cortando o ultimo) mais o DV mudou... ou seja, o DV parece estar sendo calculado corretamente pelo numero informado no TXT mais a apresentação do nossonumero no PDF esta errada... 

Acabei de entrar denovo e não deu o erro e Acabei de conseguir simular para dar o erro... se o ACBRMONITOR está fechado... eu abro ele e dou os comandos acima, dai funciona normal... agora se antes de gerar boletos eu LER UM RETORNO dai ele passa a apresentar o erro apresentado... só volta a dar certo se fechar o acbr e abrir denovo... ou seja, O ERRO APARECE APÓS LER UM ARQUIVO DE RETORNO DO BANCO... anexo um retorno do mesmo cliente... se vc ler esse retorno para gerar o INI de retorno e em seguida tentar imprimir os boletos acima dai dá o erro!

retorno29062018.TXT

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  • Membros Pro
1 hora atrás, mgmobile disse:

Acabei de entrar denovo e não deu o erro e Acabei de conseguir simular para dar o erro... se o ACBRMONITOR está fechado... eu abro ele e dou os comandos acima, dai funciona normal... agora se antes de gerar boletos eu LER UM RETORNO dai ele passa a apresentar o erro apresentado... só volta a dar certo se fechar o acbr e abrir denovo... ou seja, O ERRO APARECE APÓS LER UM ARQUIVO DE RETORNO DO BANCO... anexo um retorno do mesmo cliente... se vc ler esse retorno para gerar o INI de retorno e em seguida tentar imprimir os boletos acima dai dá o erro!

retorno29062018.TXT

Complementando os arquivos para testes. Fiz a simulação do erro (li um retorno e depois gerei o boleto) dai gerou o boleto errado... e pedi pra gerar a remessa e ele gera errado tbém... dai depois fechei o acbr, gerei o boleto sem ler um retorno e ele gerou pdf certo e remessa certo. Anexo segue remessa correta (OK.REM) e remessa errada (ERRO.REM)... notem por exemplo na LINHA 63 posicao 196 a 197 ele gera no arquivo correto o numero 72... já no arquivo errado a mesma linha o numero 72 está na 197 a 198 e a linha tem um char a mais que os 240 permitidos no CNAB240... anexo os 2 arquivos para analise

erro.rem

ok.rem

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  • Membros Pro
Em 03/07/2018 at 12:16, José M. S. Junior disse:

Bom dia.

Identificado o problema... Estará corrigido na próxima versão semanal do ACBrMonitor.

Bom dia, sabe informar quando será lançado a versão com a correção? Pergunto pois para resolvermos o problema no cliente estamos obrigando o cliente a abrir e fechar o acbr sempre que for gerar boleto do santander para evitar erros e o cliente está nos perguntando se vai ter sempre que fazer isso...

Sabe quando será lançado a versão semanal com a correção?

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