Jump to content

chamada diadoacbr

Assista tectoy.png

Alterações nos fontes de diversos componentes


  • Este tópico foi criado há 1112 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Bom dia a todos,

Alguns desenvolvedores relataram problemas com os eventos, mais precisamente aqueles que carregam o XML do evento gerado pelas suas próprias aplicações.

Detectamos que a SEFAZ sem querer querendo, resolveu utilizar códigos para novos eventos, códigos estes usados por outros eventos de outros tipos de Documentos Fiscais Eletrônicos.

Como exemplo o código do evento Cancelamento por Substituição da NFC-e é o mesmo do evento de Encerramento do MDF-e.

A função que converte o código em um enumerador acaba pegando o primeiro que ela encontra na lista, retornando um enumerador que não tem nada haver.

A solução encontrada foi criar uma função de conversão para cada tipo de Documento Fiscal Eletrônico.

Antes tínhamos a função StrToTpEvento, agora temos: StrToTpEventoNFe, StrToTpEventoCTe, StrToTpEventoMDFe e StrToTpEventoBPe.

A função original: StrToTpEvento foi renomeada para StrToTpEvento_Old, função esta que não devemos mais utilizar pelo problema descrito acima.

Pelo fato dela ter sido renomeada, quem a utiliza diretamente em alguma unit com certeza vai ocorrer erro de compilação.

Para resolver esse problema, basta trocar o nome da função para a correspondente e se necessário incluir no uses uma das seguintes units: pcnConversaoNFe ou pcteConversaoCTe ou pmdfeConversaoMDFe ou pcnConversaoBPe.

Observação: isso se você utiliza a função StrToTpEvento em alguma unit da sua aplicação, caso contrario não precisa se preocupar.

 

Outra alteração que foi feita e que pode provocar uma exceção durante a execução da sua aplicação diz respeito ao código do documento fiscal.

Desde o inicio nos manuais o ENCAT nos orienta a atribuir ao código do documento fiscal um numero aleatório, mas tem muitos desenvolvedores que simplesmente atribui o mesmo numero do documento fiscal.

Exemplo da NF-e:

O código do documento fiscais é o campo cNF que acaba recebendo o mesmo valor do numero do documento fiscal que é o campo nNF.

Foi publicado a Nota Técnica 2019/001 que esta em anexo, nela temos a regra B03-10 que vai passar a comparar esses dois campos (cNF e nNF).

A data de inicio dessa validação nas SEFAZ é: 01/07/2019 - Ambiente de Homologação e 02/09/2019 - Ambiente de Produção.

A principio essa regra é valida somente para a NF-e e NFC-e, mas com certeza vai se estender para os demais tipos de documentos fiscais eletrônicos.

Logo resolvemos incluir na função que gera a chave do documento a mesma validação a ser executada na SEFAZ, desta forma se os valores informados nos campos referente ao código e numero passarem pelo nosso validador, com certeza a sua nota não vai ser rejeitada na SEFAZ, quando essa regra for ativada.

Vale lembrar que a regra B03-10 será obrigatória em todas as UF.

Lembre-se, ao tentar emitir uma nota se aparecer a seguinte mensagem: Código Numérico inválido, Chave não Gerada, isso significa que o numero informado como código é exatamente igual ao numero do documento fiscal, no caso da NF-e /NFC-e (cNF = nNF).

O valor de nNF tem que ser um numero sequencial.

O valor de cNF tem que ser um numero aleatório.

Na unit ACBrDFeUtil, criamos a função abaixo: function GerarCodigoDFe(AnDF: Integer): integer;

Nela passamos como parâmetro o numero do documento fiscal, ou seja, o numero da nota (por exemplo) e ela gera aletoriamente e retorna o código para ser atribuído ao campo código (cNF, se tratando da NFe/NFCe).

Essa função além de gerar o código aleatoriamente conforme orientação do ENCAT já valida conforme a regra B03-10.

Observação: a função que gera a chave é utilizada pelos componentes: ACBrNFe, ACBrCTe, ACBrMDFe e ACBrBPe, logo a função que gera o código pode ser utilizada pelos desenvolvedores de qualquer um desses tipos de documentos fiscais.

Prevenir é melhor do que remediar.

NT2019_001 v1.00 - Regras de Validacao.pdf

  • Like 16
  • Thanks 3
Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Link to comment
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.