Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Separação dos pacotes Runtime E Designtime do Delphi


  • Este tópico foi criado há 1492 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

image.png

Olá pessoal,

   Como alguns de vocês já notaram, estamos empenhados em fazer os componentes do projeto ACBr ficarem disponíveis em outras plataformas. Uma das maneiras que queremos fazer isso é por permitir que eles compilem em Delphi para Linux e Android.

   No entanto com isso precisamos fazer uma alteração nos pacotes existentes. Para que os componentes fiquem de acordo, os pacotes precisam ser separados em Designtime e Runtime. Não vou me delongar nesse necessidade no momento, mas quem quiser mais informações pode ver a documentação oficial do Delphi. Basicamente o significado é o seguinte:

  • Pacote Runtime - O pacote é como se fosse um framework ou library encapsulando requisitos e disponibilizando classes e componentes que podem ser vinculados ao código, mas não a IDE.
  • Pacote Designtime - O pacote é para ser instalado na IDE. Isso significa que ele altera a IDE, disponibilizando componentes ou editores de propriedades que são usados em tempo de design (design time ... dã...). Em menos palavras, é um pacote que joga o componente na lista de componentes do Delphi. :)

   Essa alteração já está em andamento e você vai notar vários novos pacotes iniciados por "DCLACBr" nas pastas relacionadas ao Delphi. Mas como temos muitos pacotes há ainda vários que precisam ser alterados para funcionar dessa maneira.

Como era? E como está?

Resultado de imagem para E o que eu disse? e como é que é?

   Os pacotes anteriores eram criados como Designtime e Runtime ao mesmo tempo. Visto que algumas pessoas utilizam os pacotes apenas como runtime estamos mantendo os pacotes atuais como Runtime e movendo o código específico pra criar os pacotes Designtime . São esses pacotes Designtime que iniciam por "DCLACBr".

ACBrInstall

  O ACBrInstall que está no SVN já está preparado para lidar com esses pacotes. Ele vai verificar os pacotes se que são apenas Runtime e procurar o Designtime correspondente.

   Além disso, você vai notar que o ACBrInstall agora lista outras plataformas por cada instalação do Delphi que você tiver. Mas ainda é preciso ajustes tanto nos componentes como no próprio ACBrInstall para que os pacotes sejam compilados para essas plataformas corretamente e para que os vários "path" do Delphi sejam corretamente configurados.

   Por exemplo, dependemos do projeto JCL para detectar outras plataformas (como Linux e Android). Como eles ainda não implementaram, talvez nós tenhamos que fazê-lo e disponibilizar para eles.

Lazarus

   O Lazarus não tem tanto problemas com os pacotes serem RunTime e Designtime. Então ele não sofre do mesmo problema do Delphi. No entanto, com as mudanças nos arquivos, alguns pacotes do Lazarus tiveram que ser ajustados. Em especial o pacote ACBr_NFCe_DanfeRL.lpk foi removido. Os componentes dele agora se encontram no pacote ACBr_NFe_DanfeRL.lpk

Conclusão

   Como sempre, uma alteração como essa pode gerar problemas e é por isso que estamos avisando a todos. Fiquem a vontade para criar novos tópicos para relatar problemas ou dificuldades. Apenas pedimos que tenham o cuidado de verificar o seguinte:

  • A pasta inteira do ACBr está realmente atualizada?
  • Você tentou reinstalar marcando a opção de apagar arquivos antigos?
  • Já existe algum tópico sobre o assunto?

Bom trabalho aí pessoal!

 

  • Curtir 13
  • Obrigado 3

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.