Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida: Consulta Cheque em CDC ou RG?


  • Este tópico foi criado há 4291 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Consultando o Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal- Emissor de Cupom Fiscal, onde encontram-se

os testes para homologação do PAF-ECF, ao final do documento existem algumas perguntas e respostas para esclarecer

dúvidas. Encontrei lá a seguinte pergunta e resposta:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

32 - Estou revalidando a certificação do TEF e eles solicitaram que a consulta de cheque seja

impressa num cupom CDC. Isso é permitido e correto? O CDC pode ser usado para essa

finalidade já que se trata apenas de uma consulta e não efetivamente uma transação de débito

ou crédito?

Resposta: O documento CDC deve ser utilizado EXCLUSIVAMENTE para imprimir o comprovante

de pagamento efetuado com CARTÃO DE CRÉDITO OU CARTÃO DE DÉBITO, sejam eles da

própria empresa ou de empresas "administradoras" de cartão (VISA, REDECARD, AMERICAN

EXPRESS, BANRISUL ETC). Para outras operações, deve ser utilizado o Relatório Gerencial.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Utilizando o componente ACBrTEF, ao realizar uma consulta de cheque, o comprovante está sendo impresso como CDC, ficando

de acordo com o que a homologação do TEF pede, porém ao contrário da resposta acima, do homologador do PAF.

Qual seria a forma correta? Já homologamos o TEF, então agora seria o caso de alterar "alguma propriedade" do componente do TEF

para a Consulta de Cheque sair como Relatório Gerencial e se adequar ao que pede o PAF-ECF? Existe essa propriedade?

Qualquer sugestão, ajuda, comentário, etc, etc.. será muito bem vindo.. Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Isso é uma briga sem fim.. os homologadores de PAF, e TEF dificilmente chegaram ao um entendimento em vários aspectos... Mostre para eles apenas o que eles pedirem...

Na homologação do PAF nunca será solicitado para efetuar uma transação CHQ com impressão da consulta...

O teste de TEF na homologação PAF-ECF é pífio.. O homologador apenas pede para vc fazer uma simples transação de venda... além de é claro, solicitar que você apresente o certificado de homologação em TEF com validade atual.

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o dedicado, vou fazer um teste para confirmar.

Mas se as homologadoras estão exigindo que seja impresso em cdc e você precisa do certificado para o PAF, homologue o TEF do jeito que eles querem e no PAF vão te perguntar "Você imprime algum comprovante cdc sem ser para cartões de crédito ou débito?"

Responda que não e boa, eles tem que se entender senão você não homologa nenhum.Não fazem teste de impressão do cheque na homol do PAF.

Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A polimig me respondeu da seguinte forma:

Prezado(a) Sr.(a),

De acordo com o roteiro de análise de PAF-ECF não é permitido emitir CDC para consultas de cheques.

Qualquer dúvida favor entrar em contato.

Atenciosamente,

Coloman Sibalszky Júnior

Técnico em Análise de Programas Aplicativos

Fiscais - POLIMIG

Porém não encontrei em nenhum lugar do roteiro, que não fosse na pergunta e resposta, e nem nos requisitos, falando

que SOMENTE transações com cartão devem sair como CDC.

Muito obrigado Lampada, pela contribuição. Alguem que tem o PAF-ECF homologado com TEF discado sabe dizer como fazer? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Todo mundo homologa o TEF primeiro... e com isso o CHQ com impressão fica no CDC (ou vinculado), como eles querem...

A homologação PAF-ECF não irá verificar isso...

Se você deseja realmente fazer a coisa certa... então acho que o melhor é obrigar o pessoal de homologação do TEF a aceitar Gerencial na consulta de CHQ com Impressão no momento da venda...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Bom dia,

Na pré-homologação do Paf, o homologador pediu para mim fazer a impressão do cheque em Relatório Gerencial. (bom ele alegou isso)

Eu também utilizo o AcbrTefD, e por isso modifiquei uma pequena parte dos fontes na unit "ACBrTEFDClass.pas" na procedure "TACBrTEFDClass.CHQ".

....

Não sei se isso em geral está correto, mas para mim funcionou.

Não deveria ter uma propriedade no componente onde informa se a impressão do cheque deve ser em CDC ou RG?

Existe alguma mudança programada para isso?

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Pelo que notei, você apenas removeu: "(Resp.QtdLinhasComprovante

acho que não compreendi direito... mas não vejo como isso faria o ACBrTEFD imprimir um Gerencial ao invés de CCD

A argumentação do homologador tem fundamento... hoje o PAF-ECF determina que o CCD só pode ser usado para comprovante de Crédito ou Débito... o que não é o caso de consulta de cheques

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Parece que me precipitei.

Realmente consegui fazer a impressão no AcbrTefDemo, simplesmente removendo o IF "(Resp.QtdLinhasComprovante <= 0) and"

mas não deu muito certo não. Então voltei a estaca zero.

1) Pesquisei no Fórum e pelo entendi a forma de pagamento "cheque" não é a mesma que "consulta cheque".

É isso mesmo?

2)Em caso afirmativo, em caso de pagamento em cheque não é preciso abrir o GP. Correto?

3)Preciso criar os campos de banco, agencia, conta... (obrigatoriamente) em minha aplicação para ser preenchido pelo usuário?

4) Quais as informações que precisam ter no relatório Gerencial de cheques ou como é o layout deste? Alguns me falaram que é o mesmo que o da impressão do Tef, é isso mesmo?

peço desculpas, por tantas perguntas, mas estou um pouco enrolado nisso.

Obrigado e Abraços,

Luiz Paulo Ferrari

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, o homologador mencionou pra mim que devo usar o Gerenciador Padrão para pagamento em cheque.

E para conseguir fazer a impressão em Gerencial só precisei alterar o evento "OnComandaECFAbreVinculado". Onde quando for cheque ao invés de usar o comando "ACBrECF1.AbreCupomVinculado" uso "ACBrECF1.AbreRelatorioGerencial".

Foi muito simples, realmente os componentes Acbr são ferramentas muito bem elaboradas e completas.

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

E para conseguir fazer a impressão em Gerencial só precisei alterar o evento "OnComandaECFAbreVinculado". Onde quando for cheque ao invés de usar o comando "ACBrECF1.AbreCupomVinculado" uso "ACBrECF1.AbreRelatorioGerencial".

Nesse caso, como você fez para diferenciar se era Cheque ou Cartão?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu criei uma variável global do tipo String.

Sendo que quando executo uma transação de cheque a variável global "gsRequisicaoGP" fica com valor "CHQ" e numa transação de Cartão fica com o valor "CRT".

Assim quando gsRequisicaoGP for igual a "CHQ" eu executo a função "ACBrECF1.AbreRelatorioGerencial".

Não estou com acesso ao código agora, mas ficou mais ou menos como a ideia abaixo:

if gsRequisicaoGP = 'CHQ' then begin

ACBrECF1.AbreRelatorioGerencial(1);

end else begin

ACBrECF1.AbreCupomVinculado( COO, IndiceECF, Valor );

end;

Saudações,
Luiz Paulo Ferrari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Já que isso virou regra de homologação, vou introduzir essa lógica dentro do ACBrTEFD... Talvez com uma propriedade, para sabermos se deve ou não usar o Gerencial ao invez do CDC quando for consulta de Cheques...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Acabei de enviar para o SVN algumas modificações referente a este caso...

Data: 08/08/2012

-- ACBrTEFD 3.0 --

[+] Adicionada nova propriedade: CHQEmGerencial : Boolean, default False.

Quando a mesma for True, todos os comprovantes de Consulta de Cheque serão

impressos em Relatório Gerencial. No caso de multiplas transações no mesmo

Cupom, as consultas de CHQ serão Impressas após a impressão de todos os CDCs

(Vinculados). Atualmente os homologadores de PAF-ECF não permitem a impressão

de Consulta de Cheques em CDC (Viinculado) (por: DSA)

www.djsystem.com.br/acbr/forum/viewtopi ... =16&t=6043

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4291 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.