Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro Com Fortes Report - "printer selected is not valid"


Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 765 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia,

Estou tendo erro com RLReport: "printer selected is not valid" 

O problema ocorre assim que a aplicação é instanciada.
Fiz um teste em uma aplicação nova e coloquei somente um RLReport. No momento que o componente é instanciado, o Fortes gera esse erro.
Nenhuma operação de impressão é feita. Aliás, nenhuma rotina é executada que pudesse gerar o erro. Ao carregar o formulário, já dá o erro.

Fiz um debug e notei que o erro ocorre ao tentar executar a linha 541 "dc := Printer.Handle;" da RLPrinters.pas

O problema tem relação com a impressora padrão do Windows, que, no caso está a impressora Elgin i8.
Se eu mudar a impressora padrão no Windows, o problema não ocorre.

Há alguma forma de contornar isso para que a mensagem não ocorra para o usuário?
Acredito que deva ser alguma coisa nas permissões da impressora talvez, não sei. Mas, de toda forma, mesmo que seja algum bloqueio na máquina dele, não faz sentido ocorrer um erro se nada foi executado.

Alguma sugestão?

Obrigado!

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution
2 horas atrás, Valdir Dill disse:

Fiz um debug e notei que o erro ocorre ao tentar executar a linha 541 "dc := Printer.Handle;" da RLPrinters.pas

Boa tarde.

Pelo que entendi, o problema acontece ao se tentar visualizar o relatório. Ou o Form que contém o componente de relatório (o que dá praticamente no mesmo)...

O problema que eu sempre vejo é que não há nenhuma impressora padrão selecionada e o Fortes não consegue trabalhar.

Não tenho tanto conhecimento do funcionamento interno do Fortes para afirmar com certeza.

Contudo, até onde eu entendo, o FortesReport usa a impressora padrão de alguma forma para gerar a visualização.

É possível que o driver da i8 que está instalado não tenha alguma função esperar por ele. Veja se não existe algum driver mais atual da i8.

Outra opção no início da aplicação você setar o Fortes para outra impressora.

Talvez instalando uma outra, como por exemplo uma impressora virtual de PDF

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...