Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Re-homologação V$pague


  • Este tópico foi criado há 4060 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Salve Lista... (ou melhor... lista, me salve!)

:-)

Pra quem trabalha com Vespague já deve saber que agora é obrigatório a re-homologação anual do mesmo, ano passado quando homologuei eu utilizei alguns métodos que vi que foram retirados do componente, obviamente porque foi encontrada soluções mais simples para a resolução do problema.

No entanto, navegando aqui na lista, não consegui encontrar nada que me ajudasse a adaptar a minha aplicação as alterações sofridas no ACBrTEFDVeSPague. O meu problema é justamente com um método que eu estava usando chamado VerificarTransacoesPendentesClass que foi removido, o que acontece é que tem uma exigência no roteiro que diz o seguinte:

Teste simulando queda de energia, não está apresentando a mensagem: “Há pelo menos uma transação PENDENTE. Favor realizar o DESFAZIMENTO no menu administrativo-> pedende. Cancelar o cupom fiscal ! ” - ao confirmar essa mesagem a automação deve abrir o menu ADM - transações pedentes, para DESFAZER a transação.

Hoje quando o componente é instanciado ele verifica as transações pendentes e já abre a tela do admin do vespague para o usuário processar já as pendencias, ou seja, ele pula o passo de avisar o usuario das pendencias. Gostaria de saber dos colegas que desenvolvem em Delphi como estão tratando desta exigencia na homologação e se seria o caso de apenas colocar no componente a exibição da mensagem que existem pendencias e que o Administrativo será aberto em seguida.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

acho que esse método nunca existiu... provavelmente você tinha alguma Unit alterada...

Vc tem algum link para o roteiro ? vou tentar fazer essa modificação do aviso...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Enviei umas modificações para o SVN que devem implementar o requisito reportado...

Por favor atualize e teste...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel, então, as implementações que eu utilizei quando homologuei ano passado foram essas:

viewtopic.php?f=16&t=248&start=20

Quanto ao roteiro, quem está fazendo a homologação pra mim é o Moises la da Cemay (parcerão), o roteiro oficial mesmo eu não tenho, mas tenho aqui o que o Moises utiliza para validar a aplicação antes da homologação onde ele separa quais são os principais testes usados para o Vespague, a situação que coloquei é especificamente o item 1.2.1.1 (6a. linha) do arquivo Teste_PreCertificação_Cielo_Vespague.xls.

Dentro desse zip também coloquei o arquivo que o Moises disse que o pessoal da homologação costuma usar, é o Teste de Desligamento_Rev06_Sitef.xls.

Ele falou que é muito dinâmico que pode ter testes que executam a mais ou a menos durante a homologação.

[]'s

Roteiros.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Daniel, tenho algumas alterações que tive que fazer no componente para adequar ao roteiro, segue:

na procedure TACBrTEFDVeSPague.Inicializartive que alterar o seguinte:


  // Cupom Ficou aberto ?? Se SIM, Cancele tudo... //

  if (Est in ['V','P','N','O','L']) then

   begin

     { Achando Arquivos de Backup deste GP }

     ArqMask := TACBrTEFD(Owner).PathBackup + PathDelim + 'ACBr_' + Self.Name + '_*.tef' ;

     if FilesExists( ArqMask ) then

     begin

        TACBrTEFD(Owner).DoExibeMsg( opmOK,

           'Há pelo menos uma transação PENDENTE.'+sLineBreak+

           'Favor realizar o DESFAZIMENTO no menu Administrativo -> pedende.'+sLineBreak+

           'Cancelar o cupom fiscal !' ) ;


        CancelarTransacoesPendentesClass;

     end

     else

       if Est='L' then

          ConfirmarESolicitarImpressaoTransacoesPendentes;

   end

  else

     // NAO, Cupom Fechado, Pode confirmar e Mandar aviso para re-imprimir //

     ConfirmarESolicitarImpressaoTransacoesPendentes ;

Pois tinha situação em que a impressora estava Livre mas ainda assim existiam pendencias para serem canceladas. E na procedure TACBrTEFD.CancelarTransacoesPendentes, tive que alterar o trecho:

        if Assigned( fOnDepoisCancelarTransacoes ) then

           begin

             BloquearMouseTeclado( false );

             fOnDepoisCancelarTransacoes( RespostasPendentes );

           end;

Para que no evento de DepoisCancelarTransacoes do ACBRTEFD apresentasse mensagem e permitisse que o usuario intereagisse (pode ser que haja uma maneira mais correta, mas sabe como é né, a urgência pede improviso :-) )

Enviei novamente para os testes do Moises, creio que agora está tudo certo, qualquer novidade eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Olá Ivan,

Anexe os arquivos alterados para ficar mais fácil para o Daniel analisar e fazer o merge.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, anexarei os arquivos quando terminar os testes.

Agora deparei com uma outra situação, Cielo Premia, criei uma propriedade na classe do Vespague chamada ValorPremia que me retorna o valor com o desconto decorrente do Premia. Blz, alterei a subtotalização do cupom no meu fluxo e consegui tratar e desconto do premia certinho. Agora, o que reparei é que o Saque não funciona (que foi o próximo teste do Premia), ou seja, faço qualquer operação com cartão de débito e informo um valor de saque e não vai, depurando vi que a field fSaque é alimentada corretamente, mas ele não imprime o "Troco" no cupom fiscal.

Quando passa pela procedure FinalizarCupom do ACBrTEFD, tem o trecho:


                                   if InfoECFAsDouble(ineSubTotal) > 0 then

                                      ECFPagamento( GrupoFPG[I].IndiceFPG_ECF, GrupoFPG[I].Total );

Depurando, eu vi que ele está mandando o valor do pagamento sem a soma do troco, ou seja, em uma simulação de cartão de débito de 100,00 onde se informa um troco de 10,00, neste ponto, acredito que o campo GrupoFPG.Total deveria estar com o valor de 110,00 para que a ECF devolva os 10,00 de troco, mas ele está com o valor de 100,00. De forma que após passar por ai ele efetua o pagamento do TEF no valor de 100,00 em seguida ele manda um FechaCupom e finaliza a impressão :-(

Já atualizei meu ACBR aqui, limpei as DCU e fiz um Build e ta do mesmo jeito... será que estou esquecendo de algo ?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim você deve de no evento correto somar ao seu total o saque caso ele exista para que possa emitir troco em sua aplicação

Qual seria o evento ? conseguirei acessar a propriedade Saque do ACBrTEFD através desse evento ?

Detalhe, trata-se de finalização de pagamentos pendentes, ou seja, devido ao premia, tenho que fazer as operações de tef e deixar para subtotalizar apenas depois que as operações de tef ja estiverem todas aprovadas, dai eu subtotalizo e imprimo todas os pagamentos tef pendentes, inclusive somados com o saque, mas não vejo nenhum evento pra isso :-( o mais próximo seria o ComandaECFPagamento, seria nele que teria que somar o saque ? e como fazer para acessar a propriedade Saque dos pagamentos pendentes do ACBrTEFD ?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan,

As propriedades para o Cielo Premia ja fora criadas, veja o change-log.txt

Então Daniel, eu implementei este evento (de acordo com o Demo), mas não funcionou não, nem veio o desconto do premia no parâmetro DescAcre e nem gerou Troco quando testei a função Débito, por isso criei uma property chamada ValorPremia na classe do Vespague que dai no CRT dele eu carrego o valor retornado pelo Premia, dai no fluxo da minha aplicação (após chamar o crt) eu vou somando os descontos (valor passado ao CRT-ValorPremia) e depois subtotalizo passando a soma de desconto, dai deu certo...

Agora meu problema é o Troco, estou vendo se tem algo a ser feito na classe do vespague pra somar o troco ao valor pago, mas to com dificuldade pra achar onde fazer isso pois pelo o que eu to vendo parece que ele monta a resposta do Vespague dentro ACBrTEFDClass (onde eu não quero mecher), ou então teria que mecher no ACBrTEFD no FinalizarCupom (obviamente não é aqui também) no trecho ECFPagamento( GrupoFPG.IndiceFPG_ECF, GrupoFPG.Total ) onde teria q fazer entrar o Saque somado ai com esse Total alterando a procedure AgruparRespostasPendentes fazendo:

Grupo[J].Total := Grupo[J].Total + RespostasPendentes.ValorTotal + RespostasPendentes.Saque;

Mas sei que não é, enfim... to perdido...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Ivan,

O valor do Premia virá na propriedade "Desconto", veja a linha 575:


else if Chave = 'transacao_valor_ajuste' then //---Valor retornado contendo o valor CIELO PREMIA
fpDesconto := StringToFloatDef( Valor, 0 )
[/code]

Existe algum outro campo diferente de [b]transacao_valor_ajuste[/b] para ser mapeado ?

As suas mudanças podem comprometer toda classe ACBrTEFD, onde o Cielo Premia já está funcionando corretamente para o TEF discado e SiTEF

Você programou o novo evento: OnComandaECFSubtotaliza ? (ele informará o desconto ou acréscimo necessário)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, a propriedade Desconto fica zerada, ela não carrega com valor nenhum, mesmo depurando após o retorno do vespague, ele fica zerado, mas resolvi de outra forma, em vez de criar uma propriedade nova eu utilizei o próprio valor retornado do componente ACBrTEFD1.Resp.ValorTotal e subtraio do valor enviado.

Eu programei o evento OnComandaECFSubtotaliza (novamente) e depurei a execução dele, o parâmetro DescAcre vem zerado, então, acredito que devo alimentá-lo, dai criei uma variável global aqui na minha tela pra ir somando os descontos do premia e no evento eu passo ele pro DescAcre, no entanto, continua sem somar o valor de Saque para gerar Troco. Codifiquei ele da seguinte forma:


  try

    Est := ACBrECF1.Estado;

    DescAcre:=(vl_desc_premia*-1);

    if Est = estNaoFiscal then

       ACBrECF1.SubtotalizaNaoFiscal( DescAcre, 'Projeto ACBr|http://acbr.sf.net' )

    else

       ACBrECF1.SubtotalizaCupom( DescAcre, 'Projeto ACBr|http://acbr.sf.net' );


    RetornoECF := 1 ;

  except

    RetornoECF := 0 ;

  end;

Por enquanto estou resolvendo o meu problema do troco alterando o TACBrTEFD.AgruparRespostasPendentes fazendo

Grupo[J].Total := Grupo[J].Total + RespostasPendentes.ValorTotal + RespostasPendentes.Saque;

Sei que eh uma classe que se for alterada irá afetar todo mundo, mas devido a necessidade e urgência é a solução que estou usando no momento, estou em busca de uma alternativa mais correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O propriedade Desconto DEVE ser preenchida... senão o Cielo Premia não funciona...

Verifique com o Suporte do V&SPague porque não está retornando o campo: transacao_valor_ajuste

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, perguntei pro pessoal da VBI, o que me disseram:

[17] Ivan Maldonado Orosco: tem um campo aqui do Premia chamado transacao_valor_ajuste, ele está vindo sempre zerado

[17] Ivan Maldonado Orosco: e o componente espera que ele venha com o valor do desconto do cielo premia

[17] Ivan Maldonado Orosco: eh assim mesmo ou tem que ajustar algo ?

[17] VBI Suporte Cliente: é assim mesmo, pq ele serve apenas para sinalizar que automação está preparada para tal procedimento. O desconto vem na tag transação_valor.

De fato, eu depurando o pacote, no transacao_valor_ajuste vem zerado mesmo, creio que o tratamento mais seguro então seria fazer como estou fazendo, baseado no valor que o vespague devolve no campo transacao_valor.

Daniel, você acha que se este campo vier preenchido o Saque (troco) funciona na função débito ? Pois como eu disse mesmo eu informando la no evento OnComandaECFSubtotaliza o valor do desconto, o troco ainda não sai.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Complicado eles não terem criado um campo específico para Desconto...

O que ocorrerá quando houver Saque, e Desconto na mesma transação ?

Apenas com o campo "transação_valor" não seria possível saber o que é Saque e o que é Desconto

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, nos meus testes aqui teve essa situação e deu certo, porque se vc subtotaliza passando o desconto e depois efetua o pagamento com saque somado, logicamente o valor total sera pago gerando o troco esperado. o Saque fica armazenado na propriedade Saque da Resposta, apenas o desconto é aplicado sobre o valor da transação. Esta é a descrição do 2o. teste do Premia, segue:

2º SITUAÇÃO DE TESTE

- Cielo Premia com 1 CARTÃO

[OBJETIVO]: Realizar uma venda com Cielo Premia e validar se os cupons CF e CCD estão sendo impresso corretamente.

[PROCEDIMENTO]: Realizar uma venda de DÉBITO Á VISTA no valor de R$ 9.000,10 + 10,00 de SAQUE.

[RESULTADO ESPERADO]: A automação deve ler o retorno de desconto e inseri-lo no CF antes de totalizar a venda e incrementar o valor do saque na forma de pagamento sem abater do valor total da venda e contabilizando o valor do saque como troco. O CCD deve ser impresso conforme o retorno da DLL.

O resultado foi o cupom fiscal com um item no valor de R$ 9.000,10, subotalizado com R$ 5,00 de desconto dando um total de R$ 8.995,10 e a informação de pagamento aparece como C. DEBITO R$ 9.005,10 e TROCO R$ 10,00. Ou seja, o cupom fiscal ficou assim:

CUPOM FISCAL

------------------------------------------------

001 001 teste 1,000pc x 9.000,10 9.000,10

------------

SubtotaL 9.000,10

Desconto 5,00

------------------------------------------------

TOTAL 8.995,10

C. DEBITO 9.005,10

TROCO 10,00

O comprovante do TEF aparece as mesmas informações:

VENDA A DEBITO

VALOR: 8.995,10

SAQUE: 10,00

FINAL: 9.005,10

Creio que está correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... nosso amigo Moises achou outro bug no componente...

Situação:

- Venda com dois cartoes, passa-se os dois e desliga a impressão no cupom fiscal

- finalizar a aplicação e o Vespague

- ligar a impressora, ativar o vespague e depois que ele subir entrar na aplicação

- o compomente vai identificar transações pendentes e vai pedir login e senha e ficar nesse loop ate informar login e senha corretos

- apos informar login e senha corretos, confirmar uma operação

- o compomente vai identificar transações pendentes e vai pedir login e senha novamente, informe uma senha invalida ou cancele

- Bum ! :-) a aplicação mostra a mensagem "Cancelado pelo usuario" e acessa a aplicação quando deveria ficar em loop pelo login e senha corretos

To depurando, mas não acho o ponto onde tratar isso...

Alguma idéia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel... não teve jeito... tentei de várias maneiras aqui, depurei, testei, o tratamento padrão que existe no vespague para transações pendentes ao iniciar o componente não funciona direito, o vespague da um erro la de pacote recebido com problemas e quebra o fluxo conforme relatei na mensagem anterior (tanto no meu, quanto no ambiente de teste do Vespague do Moises). A única coisa que resolveu foi utilizar um procedimento que já utilizei da outra vez que homologuei que comentei no inicio desse post, a procedure VerificarTransacoesPendentesClass, para tratar os cancelamentos de transações pendentes na inicialização, ela tem o mesmo propósito da atual CancelarTransacoesPendentesClass (do ACBrTEFDClass) onde chama o NCN, mas devido ao fluxo de tratamento da requisição NCN o Vespague gera um erro no meio do processo e cai em uma exceção, enquanto que a procedure nova trata diretamente as pendencias inclusive sem o botão de Confirmar do Vespague ativo (solicitação do Moises), acho que eh por isso que passa...

De qualquer forma estou anexando a minha unit ACBrTEFDVesPague.pas para analise. Detalhe, ainda não consegui resolver a questão do troco. Por enquanto estou somando o Saque no TACBrTEFD.AgruparRespostasPendentes, e mesmo alimentando a propriedade fpDesconto (criado para isso) no momento que recebo o valor já com o desconto do Premia, o troco ainda não sai para operações de debito com saque

[]'s

ACBrTEFDVeSPague.pas

ACBrTEFD.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Estou homologando hoje minha aplicação com o Vespague, no ACBRTEFDVespague.pas, na tag transacao_valor_ajuste, deve ser enviado o valor 01 e não 00 como está originalmente no código, senão a Cielo entende que a AC não está preparada para o PREMIA.

Ficou assim:

//---Adicionando o parametro CIELO PREMIA--------------

ReqVS.AddParamDouble( 'transacao_valor_ajuste', 01) ;

//-----------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

re-HOMOLOGADO !!!

Uffa, finalmente...

Daniel, não sei como os colaboradores que utilizam Vespague conseguiram homologar anteriormente, pois tive que fazer ajustes no componente.

Ficou pendente a questão do troco que não sei como poderemos resolver já que pra poder homologar eu tive que alterar a unit ABCRTEFD.pas e somar o saque, do resto, foram ajustes necessários mesmo que o componente estava fazendo operação errada.

Estou anexando os arquivos que alterei e peço que faça o merge como versão de produção do ACBR.

Muito obrigado pela ajuda, minha contribuição está a caminho ;-)

[]'s

ACBrTEFDVeSPague.pas

ACBrTEFD.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4060 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.