Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lazarus + Firebird + zeos (Unicode X Character Set)


  • Este tópico foi criado há 4229 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Salve galera ...

Vou tentar passar o meu problema . Bom hj tenho um sistema em Delphi 7 com Firebird 2.1 , e qndo iniciei o sistema ate agora estou utilizando

o Character Set no Firebird ISO8859_1 , e para campos como Nome utilizo o Colate PT_BR .

Ai comecei a fazer alguns projetos em Lazarus utilizando ZEOS ,

Utilizando essas configuracoes abaixo:

DM.DATABASE.Connected := false ;

DM.DATABASE.HostName := 'localhost' ;

DM.DATABASE.Database := 'c:\sistema\banco.fdb' ;

DM.DATABASE.User := 'SYSDBA';

DM.DATABASE.Password := 'masterkey';

DM.DATABASE.Properties.Add('lc_ctype=ISO8859_1');

DM.DATABASE.Properties.Add('codepage=UTF8');

DM.DATABASE.Properties.Add('Dialect=1');

DM.DATABASE.LoginPrompt := False;

So que é o seguinte . dependendo da Query que executo , com parametros de pesquisa , ele nao retorna registro nenhum .

Se eu fizer uma query simples . tipo de uma tabela só . abre normalmente . ...

Existe alguma coisa haver com o Unicode com o Characterset utilizado no banco , pois no Delphi , esta mesma query ,funciona perfeitamente

me retornando registros . mais ja no Lazarus nao me resultou nada ...

Desde ja agradesço

Adilson PAZZINI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Obrigado pela resposta Daniel , até eu cheguei mandar essa pergunta no firebase , e eles la me retornaram dizendo q se eu troca-se o

Dialect de 1 para 3 . resolveria meu problema . ate cheguei fazer um teste assim , tipo , agora no lazarus retornou a pesquisa , mais ainda

assim . em uma outra ja deu um erro na hora de executar . Ai agora minha duvida fico no seguinte , Se eu troca-se todo o meu banco de ISO8859

para UTF8 , eu tenho o Delphi-7 , Será q no Delphi7 Iria funcionar corretamente o sistema , ou precisaria tambem fazer um upgrade para XE pra que

entenda o banco nesse novo CharacterSet UTF8 ..?

E assim . ainda eu to vendo tudo isso . justamente pra ir aos pouco convertendo para Lazarus ...

Desde já agradesço .,

Adilson Pazzini .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Para D7 é melhor não usar UTF

No Lazarus pode ser um problema da Zeos com o FPC, aqui uso a versão Zeos 6.6.6 (com pequenas correções) e FPC 2.6.0.

Experimente usar a SqlDb que vem com Lazarus

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel , queria agradescer sua resposta .

Então Daniel , cheguei tambem testar com o SQLDb do proprio Lazarus , e o problema continua , o que fiz , foi alterar o dialeto mesmo ,

que no caso acabou funcionando conforme passei acima ..

o Que fico com duvida entao é assim . hj meu sistema contempla varios modulos , eu queria ir convertendo aos poucos para lazarus.

so que pelo que vi . utilizando DELPHI7 , nao vou conseguir fazer isso . acho q teria q converter para uma versao do Delphi mais atual ,

que suporte UNICODE pra ai começar a utilizar o lazarus e convertendo aos poucos o sistema . Se tiver uma opniao sobre isso . ou qualquer

usuario que ja teve esta experiencia . agradesceria se comenta-sem algo .

Sem mais,

Adilson Pazzini .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Até onde sei, é importante deixar o dialeto do FireBird no mínimo em 3, caso contrário várias funcionalidades não são ativadas

Acho que o ideal seria você ir migrando alguns módulos, uma tela de cadastro, um relatório, etc...quando estiver confiante, migre todo o sistema...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4229 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.