Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe Nacional : Erro RNG9999 - Erro não catalogado.


Ver Solução Respondido por ran1978,

Recommended Posts

Sim, já tentei de mais de 30 formas. Ja removi quebras de linha, já troquei a versao do php, codificacao do arquivo e nada. O interessante é que utilizo a mesma classe ha anos  para assinas as nfs serviço do issnet e as nfe normais e as assinaturas sao todas valiadas. Somente as da nfse que estao apresentan erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2023 at 17:59, ran1978 disse:

O que descobri até agora é que devemos enviar somente a tag <DPS>. Nao enviar a nota completa desde o inicio (<NFSe>). Fazendo isso o erro nao catalogado nao aparece mais. Porem agora surge outro erro. 

{"tipoAmbiente":1,"versaoAplicativo":"SefinNacional_1.0.0","dataHoraProcessamento":"2023-10-11T17:50:07.3095191-03:00","idDPS":"DPS530010820344060400014700999000000000000004","erros":[{"Parametros":null,"Codigo":"E0692","Descricao":"Arquivo enviado com erro na assinatura."}]}

 

 

Alguma falha na assinatura, porem já chequei tudo, fiz inumeras variaçoes, mas sem sucesso. Alguem teria uma solucao para isso ?

Rapaz, parabéns pela insistência! Eu já havia feito inúmeras tentativas e erro, mas não havia ido por esse lado. Mandei só o DPS e deu certo demais! Nem acreditei quando vi o 201 e a chave de acesso no response da chamada! rs

Sobre a assinatura, coloquei ela após o fechamento da tag </infDPS> e antes do fechamento da tag </DPS>.
image.png.782dbb4147665673b1a7e060b7fbe7ff.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Renan!

Consegue compartilhar um XML de exemplo? Estou tentando enviar somente com a tag DPS e o erro não catalogado persiste. Em anexo deixei um exemplo de como estou realizando o envio, claro com o valores fictícios, mas são estas tags que envio. Inclusive, estou validando o xml no site da receita, e outros sites e a assinatura é validada. Acredito que seja uma tag faltante.


image.thumb.png.285afd606254237f6e9e168bc7963306.png

NFS-e Exemplo.xml Retorno Envio NFSe Nacional.json

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Gabriel Bervian disse:

Bom dia Renan!

Consegue compartilhar um XML de exemplo? Estou tentando enviar somente com a tag DPS e o erro não catalogado persiste. Em anexo deixei um exemplo de como estou realizando o envio, claro com o valores fictícios, mas são estas tags que envio. Inclusive, estou validando o xml no site da receita, e outros sites e a assinatura é validada. Acredito que seja uma tag faltante.


image.thumb.png.285afd606254237f6e9e168bc7963306.png

NFS-e Exemplo.xml 3.67 kB · 1 download Retorno Envio NFSe Nacional.json 248 B · 1 download

Bom dia, Jonas.

Segue o XML com a estrutura exatamente igual a que enviei e deu certo.

signed_example.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, ran1978 disse:

Qual linguagem voces estao utilizando?  Estou usandon o php mas sempre recebo o erro de assinatura invalida. Estou usando o mesmo codigo que sempre usei para assinar as nfe antigas. Aparentemente a assinatura está ok, mas nao valida. 

Usei node com a lib xml-crypto para assinar o xml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ran1978, 

Eu acredito que o problema não está no XML e sim na ordem que realiza os procedimentos. Não sei bem como funciona no PHP, mas eu passei por algo semelhante nesta integração, pois quando eu lia o XML para transformar no base64 eu forçava o Encoding para UTF-8 pois se não o sistema questionava que o Encoding deveria ser UTF-8. Isso considerava como alteração de documento, e não validava assinatura. Como SOLUÇÃO, eu forcei o encoding para UTF-8 antes, assinei a nota e converti para base64 com encoding Default, e funcionou ok. 

Passei pelo mesmo problema, pois em outras integrações não precisava realizar todos estes procedimentos, e essa em especial estava criticando isso, como no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jonas Gabriel Bervian disse:

ran1978, 

Eu acredito que o problema não está no XML e sim na ordem que realiza os procedimentos. Não sei bem como funciona no PHP, mas eu passei por algo semelhante nesta integração, pois quando eu lia o XML para transformar no base64 eu forçava o Encoding para UTF-8 pois se não o sistema questionava que o Encoding deveria ser UTF-8. Isso considerava como alteração de documento, e não validava assinatura. Como SOLUÇÃO, eu forcei o encoding para UTF-8 antes, assinei a nota e converti para base64 com encoding Default, e funcionou ok. 

Passei pelo mesmo problema, pois em outras integrações não precisava realizar todos estes procedimentos, e essa em especial estava criticando isso, como no seu caso.

Exato, eu já havia observado isso e já tinha feito esse procedimento de codificar para UTF-8 ANTES de assinar, mas mesmo assim o erro persiste. Acho que é algum problema com o PHP, sigo com o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ran1978 disse:

Exato, eu já havia observado isso e já tinha feito esse procedimento de codificar para UTF-8 ANTES de assinar, mas mesmo assim o erro persiste. Acho que é algum problema com o PHP, sigo com o problema.

Estava realizando uns testes por aqui, e lembrei do seu caso... No campo xDescServ quando informo "Teste teste teste" a nota é enviada, porém quando informo as descrições que informamos nas demais notas que possui alguns caracteres especiais, ele da erro de Arquivo enviado com erro na assinatura. Revise o seu arquivo e tente novamente.

Erro assinatura.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois ...

Boa tarde. 
Estou fazendo a requisição da seguinte forma:
 

RestClient client = new RestClient("https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/SefinNacional/nfse");
client = custombinding(eletronico, client);

var dadosGzip = dadosxml.GzipCompressXml();

string json = "{ \"dpsXmlGZipB641\": " + "\"" + dadosGzip + "\" }";

var request = new RestRequest(Method.POST);
request.AddParameter("application/json", json, ParameterType.RequestBody);
var response = client.Execute(request);

e o meu xml contem somente a tag <DPS..., mas ainda continuo com o erro RNG9999 .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2023 at 18:07, Pedro Rapatoni disse:

https://tools.chilkat.io/xmlDsigVerify.cshtml

Esse é o arquivo exatamente após a assintura?
Quando eu assino (Usando biblioteca java) ele remove todas as quebras de linhas para compilar a chave.
Remova todas as quebras de linhas, assine e veja se resolve.

image.thumb.png.0d9ad105c5edd0b21b70bb2e0f884543.png

 

Olá, boa tarde!

Vocês conseguiram identificar esse problema, eu fiz toda a assinatura da DPS mas está vindo este erro sempre e eu não sei mais como prosseguir pois não sei identificar onde está ocorrendo o problema. 
Detalhe que se eu remover a parte de assinatura fica dando erro E0696 e fala que é assinatura mas na tabela que a sefin disponibiliza o erro E0696 é 

 image.thumb.png.b8c477d437efc63ad600b1711fb5c0ff.png

Em 12/10/2023 at 18:07, Pedro Rapatoni disse:

 

 

 

 

 

 

 

 

image.png

Em 17/10/2023 at 03:49, renan nobrega disse:

Rapaz, parabéns pela insistência! Eu já havia feito inúmeras tentativas e erro, mas não havia ido por esse lado. Mandei só o DPS e deu certo demais! Nem acreditei quando vi o 201 e a chave de acesso no response da chamada! rs

Sobre a assinatura, coloquei ela após o fechamento da tag </infDPS> e antes do fechamento da tag </DPS>.
image.png.782dbb4147665673b1a7e060b7fbe7ff.png

Oie, tudo bem?

Como você montou as chaves da assinatura, estou tendo o mesmo erro e não consigo identificar qual é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Julia Maria Ribeiro disse:

 

image.png

Oie, tudo bem?

Como você montou as chaves da assinatura, estou tendo o mesmo erro e não consigo identificar qual é o problema.

Oi Julia, tudo bem?

A lib que eu utilizei (xml-ctypto, para nodeJS) faz isso automático, vc informa apenas a posição onde irá ficar a assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Luiz Acacio disse:

Boa tarde. Para testar voce usou a url https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/SefinNacional/nfse ?

Olá Luiz, eu consegui autorizar hoje pela manhã as notas para a prefeitura de Porto Alegre mas com algumas condições no código.

Agora respondendo a sua pergunta eu estou usando o ambiente de produção mesmo, porque eu não consigo acessar essa rota porque está dando que eu não tenho autorização mesmo passando o certificado. Talvez seja necessário fazer algum cadastro.

 

Segue abaixo o link

https://sefin.nfse.gov.br/sefinnacional

Editado por Julia Maria Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Acacio disse:

Algum conseguiu validar o xml com os XSDs?

Olá Luiz, boa noite!
Não sei se você está falando de um validador ou se está falando de autorizar um xml na sefin, então vou exemplificar pra você a regra.

Para autorizar você tem que seguir alguns passos que vou descrever aqui embaixo:

Primeiro você deve ter acesso à toda a documentação, lá está tudo descrito como você faz.

O esquema do xml e a regra de negócio estão em diversas planilhas e você pode baixá-las na internet, lá existem todos os campos do xml de requisição de envio e todas as regras de negócio de cada tipo de requisição (Envio, Cancelamento, Substituíção. etc.).

A lógica da api de como você monta sua requisição, seu objeto (nome, tipo) é da empresa, você deve seguir a regra do negócio que a Sefin solicita e então você monta o xml, não precisa se "bater" rsrs, as regras estão nas planilhas. E infelizmente se você não segui-lás o xml não é autorizado.

Ah e sobre a validação em algum método de assinatura, te indico a usar uma biblioteca de assinatura e você passa somente os dados que precisa para assinar porque só assim você vai conseguir validar, sem assinatuda correta do xml você não consegue.

Espero que eu tenha ajudado!

Atenciosamente,

Júlia Ribeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2023 at 14:48, Luiz Acacio disse:

Boa tarde. Para testar voce usou a url https://sefin.producaorestrita.nfse.gov.br/SefinNacional/nfse ?

Boa tarde Luiz, essa url está cheia de problemas. É bom tu usar prod mesmo, que é essa daqui https://sefin.nfse.gov.br/sefinnacional/nfse e tem que passar o certificado no handler da requisição. De acordo com o seu código vai no gpt e pede pra ele criar uma requisição que envia o certificado como Handler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 27/11/2023 at 14:41, Julia Maria Ribeiro disse:

Boa tarde Luiz, essa url está cheia de problemas. É bom tu usar prod mesmo, que é essa daqui https://sefin.nfse.gov.br/sefinnacional/nfse e tem que passar o certificado no handler da requisição. De acordo com o seu código vai no gpt e pede pra ele criar uma requisição que envia o certificado como Handler.

Boa noite Julia. Consegui autorizar!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos,

Estou fazendo a requisição direto para url de produção e passando o certificado no handler da requisição porém continuo recebendo status 500, o XML do arquivo DPS passou pelos schemas sem erros e pelos validadores já citados neste tópico. Se alguém tiver alguma ideia ou que esteja na mesma situação agradeço se derem alguma ideia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
Em 20/11/2023 at 20:05, Julia Maria Ribeiro disse:

 

image.png

Oie, tudo bem?

Como você montou as chaves da assinatura, estou tendo o mesmo erro e não consigo identificar qual é o problema.

Eu havia desistido, pois nao consegui resolver o erro na assinatura. Agora estou retomando o projeto. Voce poderia me dizer exatamente qual a tag que deve ser assinada, ou seja, toda a <DPS> ou apartir da <infDPS>?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
6 minutos atrás, ran1978 disse:

Eu havia desistido, pois nao consegui resolver o erro na assinatura. Agora estou retomando o projeto. Voce poderia me dizer exatamente qual a tag que deve ser assinada, ou seja, toda a <DPS> ou apartir da <infDPS>?  

isso está ocorrendo ao usar o ACBrNFSeX ou a Lib ou ainda o Monitor?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Juliomar Marchetti disse:

isso está ocorrendo ao usar o ACBrNFSeX ou a Lib ou ainda o Monitor?

Desenvolvimento proprio, via php. Está dando erro no DigestValue. Por isso acho que estou calculando o hash da tag errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.